diversão

Confira 19 atrações gratuitas para curtir o fim de semana

Um guia com programas para se divertir sem gastar dinheiro, com shows, exposições e muito mais

Por: Redação VEJA RIO - Atualizado em

SHOWS

Rio Marchinhas

Banda Fundição
Mariana Bernardes, Alfredo Del-Penho e Clarice Magalhães: vozes da Banda Fundição (Foto: Paprica Fotografia)

Encontro festivo já conhecido dos foliões cariocas, o projeto chega ao quinto ano de volta ao seu lugar de origem, o palco montado na grande praça diante dos Arcos da Lapa — em 2014  a programação ocupou a Praça Tiradentes. Estão previstas quatro noites de farra, a partir de sábado (14), quando entra em cena a roda de samba do Carioca da Gema. Em seguida, o consagrado grupo Casuarina, cria do bairro, passeia por faixas de seus seis discos lançados. No dia seguinte, a vez é da reunião de craques da Banda Fundição, responsável pelo acompanhamento dos concorrentes do Concurso Nacional de Marchinhas, organizado pela Fundição Progresso. Entre seus quinze integrantes há músicos tarimbados, a exemplo de Marcelo Bernardes (sax alto), instrumentista de Chico Buarque, além dos cantores Alfredo Del-Penho, Mariana Bernardes e Clarice Magalhães. No programa do conjunto, marchinhas clássicas, como Allah-Lá-Ô e Índio Quer Apito, dividem espaço com finalistas recentes do concurso, entre elas as impagáveis Sauna Gay, Marcha da Maconha, Fucei Seu Feice e Adoro Celulite. O domingo (15) termina com o Bloco do Sargento Pimenta, tributo aos Beatles em forma de batucada, que promete uma homenagem aos cinquenta anos de lançamento do álbum Help!. Livre. 

Arcos da Lapa. Rua dos Arcos, s/nº, Lapa. Sábado (14), a partir das 16h, e domingo (15), a partir das 19h. Grátis. 

FESTAS

DUO de Carnaval

duo.jpg
Festa tem entrada gratuita até as 20h (Foto: Divulgação)

A festa começa com as DJs Dani Vieira e Carol Vignoli, que animam o deck a partit das 17h com muita MPB. Na sequência, Ani Haze, Pedro Massucatti, Tatah Toscano, Rael Barja e Daniel Carvalho (Katylene) comandam as carrapetas até a madrugada. 

00 Gávea. Avenida Padre Leonel Franca, 240, Gávea. Domingo (15), 17h. Grátis (entre 17h e 20h); R$ 20,00 (de 17h às 20h); R$ 40,00 (a partir das 20h). 

ESPECIAL

Lavradio Jazz Festival

lavradio jazz fest
Lavradio Jazz Fest tem shows gratuitos na Lapa (Foto: Deu Zebra)

As apresentações acontecem em um palco montado em frente ao Rio Scenarium. O jazz sugerido no nome ganha um tempero latino para assegurar a empolgação. No sábado (14) são duas as atrações: Quinteto Rádio Swing e Roda Romani Trio. No dia seguinte a vez é da São Jorge Brass Band e da All That Jazz Band. A programação continua na segunda e na terça de Carnaval. Livre. Rua do Lavradio. Sábado (14) e domingo (15) a partir das 14h. Até o dia 17.

CRIANÇAS

Baile do Pimentinha

Pelo décimo ano consecutivo, o cãozinho-mascote do Shopping Rio Design anima o baile na Praça Central. No sábado (14), o destaque é a Escola de Samba Mirim da Acadêmicos do Salgueiro, enquanto no domingo (15) a Banda da Folia embala a festa com marchinhas, sambas e cantigas de roda. 

Shopping Rio Design Barra. Avenida das Américas, 7777, Barra da Tijuca, ☎ 2430-3024. Sábado (14), domingo (15) e segunda (16), 16h/19h. Grátis.

Carnaval Américas Shopping

Estreante na folia, o shopping no Recreio reúne personagens carnavalescos para animar o baile, que vai contar ainda com oficinas de máscaras, pintura e instrumentos musicais. DJs e a Banda Tiny Tim cuidam do repertório musical.

Américas Shopping. Avenida das Américas, 15500, Recreio, ☎ 2442-9990. Sábado (14) e domingo (15), 16h/19h. Grátis.

Carnaval Recreio Shopping

Ao som da Banda Folia e acompanhadas por recreadores, as crianças percorrem os corredores e o entorno do espaço em desfile enfeitado por confete e serpentina.

Recreio Shopping. Avenida das Américas, 19019, Recreio, ☎ 3906-3246. Sábado (14), 18h/22h. Grátis.

Gigantes da Lira

gigantes.jpg
Bloco infantil se apresenta em shoppings da Barra (Foto: Divulgação)

Pioneiro na cidade entre os blocos voltados para os foliões mirins, o Gigantes da Lira vai rodar por shoppings da Barra depois de seu concorrido desfile oficial, em Laranjeiras, marcado para este domingo (8), às 9h. Marchinhas da Banda Gigantes e números circenses animam as apresentações. 

Shopping Downtown. Avenida das Américas, 500, ☎ 2494-7072. Sábado (14), 18h/21h. Grátis.

Via Parque Shopping. Avenida Ayrton Senna, 3000,  ☎ 2430-5100. Domingo (15), 14h/17h. Grátis.

Bailinho do Shopping Tijuca

No saguão do cinema do espaço, recreação infantil, oficinas de máscaras, pintura facial, brindes e concurso de fantasias se juntam à trilha carnavalesca habitual.

Shopping Tijuca. Av. Maracanã, 987, Tijuca, ☎ 3094-6605. Domingo (15), 10h/13h. Grátis.

Baile Via Parque Shopping

Recheada de atrações, a programação carnavalesca do mall traz no sábado (14) o baile da Banda Via Parque e no domingo (15), o tradicional grupo infantil Gigantes da Lira. 

Via Parque Shopping. Av. Ayrton Senna, 3000, Barra da Tijuca, ☎ 2430-5100. Sábado (14) e domingo (15), 14h/17h. Grátis.

Carnaval West Shopping

Bandinha, DJ, pinturinha de rosto e concurso de Rei e Rainha Mirim fazem parte da recreação, além de concurso de Rei e Rainha Mirim.

West Shopping. Estrada do Mendanha, 555, Campo Grande. Sábado (14) e domingo (15), 16h às 20h.

Carnaval Bangu Shopping

 A criançada poderá brincar e se divertir no bailinho de carnaval que traz sambinha, marchinhas, axé, brincadeiras e mais. 

Bangu Shopping. Rua Fonseca, 240, Bangu. Sábado (14) a segunda (16), 14h às 18h.

Carnaval São Gonçalo Shopping

A empresa Animasom comanda um divertido bailinho com banda ao vivo e um concurso de fantasias no mall. A festa vai ser animada pelos ritmos do choro, do frevo e das tradicionais marchinhas.

São Gonçalo Shopping. Avenida São Gonçalo, 100, Boa Vista, São Gonçalo. Sábado, 15h às 18h.

Kandinsky: Tudo Começa num Ponto

A mostra do pintor russo inspira rica programação infantil no CCBB ao longo da semana. Aos sábados e domingos acontecem atividades como Dança das Cores, uma provocação aos sentidos por meio de sons, leituras e tintas, resultando em uma pintura coletiva, às 15h, e, uma hora depois, Em Cantos e Contos, que apresenta narrativas da cultura popular russa, como A Lenda da Matrioska (40min cada atividade). Rec. de 3 a 6 anos. 

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro,  ☎ 3808-2070. Grátis. Distribuição de senhas meia hora antes. Até 30 de março.

Mundinho Kids

Atração gratuita dos domingos no Shopping Metropolitano Barra, o evento oferece encenação de histórias e interação com os personagens das tramas. No domingo de Carnaval (15), os porquinhos da conhecida fábula infantil preparam suas fantasias para cair na folia em O Carnaval dos Três Porquinhos (50min). 

Shopping Metropolitano Barra — Segundo piso. Avenida Abelardo Bueno, 1300, Barra da Tijuca, ☎ 3095-9000. Domingo (15), 15h. Grátis.

Museu Aeroespacial

Do teco-teco aos velozes jatinhos, toda a história da aviação se encontra guardada nesta tradicional e ampla instituição, inaugurada em 1976, no Campo dos Afonsos. Por lá, os pequenos podem conferir uma coleção de noventa aeronaves, além de exposições como a que exibe motores das duas guerras mundiais, além da história, de curiosidades e de invenções de Santos Dumont. Livre. 

Museu Aeroespacial. → Avenida Marechal Fontenelle, 2000, Campo dos Afonsos,  ☎ 2108-8955. Ter. a sex., 9h/15h; sáb. e dom., 9h30/16h. Grátis.

EXPOSIÇÕES

Um Passeio Pelo Rio: a Cidade nas Andanças de Joaquim Manuel de Macedo

Passeio publico
Visão do Passeio Público do Rio por volta de 1817: viagem no tempo (Foto: Franz-Joseph-FrühbeckColeção-Martha-e-Erico-StickelAcervo-Instituto-Moreira-SallesFranz-Joseph-FrühbeckColeção-Martha-e-Erico-StickelAcervo-Instituto-Moreira-Salles)

Com cerca de 20 metros quadrados, a Pequena Galeria do Instituto Moreira Salles faz jus ao nome por suas exíguas dimensões, mas a riqueza das mostras ali abrigadas compensa com sobras o potencial contratempo. A história se repete nesta reunião de mais de cinquenta itens do acervo iconográfico do IMS, entre desenhos e gravuras. Textos sobre o Rio publicados na imprensa pelo escritor Joaquim Manuel de Macedo (1820-1882) inspiram a seleção de obras do início do século XIX. Trata-se de uma prazerosa viagem no tempo para apaixonados pelo Rio, que devem se deter diante dos trabalhos, especialmente as paisagens. Em ilustração feita por volta de 1817, em nanquim e aquarela, do austríaco Franz Joseph Frühbeck, por exemplo, o conhecido Passeio Público, no Centro, surge com uma beleza bucólica que não tem hoje, cercado apenas por poucas edificações.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400 e 3206-2500. → Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas na quinta e na sexta, às 17h. Até 12 de abril.

Geraldo de Barros

O interesse do artista pela fotografia abstrata prevalece na exposição, com mais de 300 obras. Destaque para a extensa seleção de imagens dedicadas à série Fotoformas, que abasteceu uma mostra realizada por Barros na primeira sede do Masp, em 1951. São trabalhos que enfatizam geometrismos, figuras borradas e fotos realizadas a partir de negativos submetidos a manipulações variadas.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400 e 3206-2500. → Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas na quinta e na sexta, às 17h. Até o dia 22.

Wassily Kandinsky

Improvisação No 11  1910  Óleo sobre tela  Museu Estatal Russo  © Kandinsky, Wassily,  AUTVIS, Brasi  2014
(Foto: Reprodução)

Referência máxima entre os precursores da arte abstrata, o russo tem quarenta obras apresentadas na exposição Tudo Começa num Ponto. Outros itens, mais de uma centena deles, entre quadros dos contemporâneos de Kandinsky (1866-1944), objetos, filmes e documentos, completam o acervo, propiciando uma contextualização do surgimento do abstracionismo.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. → Quarta a segunda, 9h às 21h. A instituição fecha na segunda (16). Grátis. Até 30 de março.

Impulso

A mostra reúne cerca de 30 quadros do artista César Ribeiro. O público pode conferir trabalhos abstratos com efeitos visuais ora mais texturizados, ora mais aguados. As obras, em tamanho A3, foram feitas com técnica que utiliza tinta acrílica sobre papel canson.

UNISUAM. Av. Paris, 72, Bonsucesso. Segunda a sexta, das 9h às 21h. Grátis.

Fonte: VEJA RIO