Os 102 anos de Drummond

Carlos Drummond de Andrade, obra revisitada

Evento promovido pelo Instituto Moreira Salles exibirá filme de Eucanaã Ferraz sobre a obra do poeta mineiro

Por: Thayz Guimarães - Atualizado em

drummond 2
O poeta Carlos Drummond de Andrade recebe homenagem do Instituto Moreira Salles, na sexta (31) (Foto: Reprodução)

Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), nasceu no dia 31 de outubro. Para relembrar a data, o Instituto Moreira Salles organiza, desde 2011, o Dia D – Dia Drummond, como forma de incorporá-lo ao calendário cultural do país.

Em sua quarta edição, o evento, de abrangência nacional, exibirá o filme Vida e Verso de Carlos Drummond de Andrade, produzido pelo IMS, com roteiro e direção de Eucanaã Ferraz e fotografia de Walter Carvalho.

Baseado na leitura criada para o palco do IMS/Rio em 2013, o filme reúne quatro importantes escritores contemporâneos: Joca Reiners Terron, Antonio Cicero, Alberto Martins e Afonso Henriques Neto. O primeiro faz as vezes de narrador, contando fatos marcantes da vida de Drummond, enquanto os outros pontuam a cronologia com leituras de poemas, trechos de cartas, diários, crônicas e ensaios críticos. Do nascimento à morte, Drummond aparece no filme de corpo e alma, com humor, ironia, emoção. Enfim, um gênio de muitas faces — mineiro, brasileiro, universal, moderno, eterno.

PROGRAMAÇÃO

Sexta (31),  20h

  • Exibição no cinema de Vida e Verso de Carlos Drummond de Andrade, com roteiro e direção de Eucanaã Ferraz, fotografia de Walter Carvalho e participação dos escritores Joca Reiners Terron, Antonio Cicero, Alberto Martins e Afonso Henriques Neto.  Entrada franca. Senhas serão distribuídas antes da sessão. Lugares limitados.

PROGRAMAÇÃO PARCEIROS

Casa da Leitura/BN/MINC

Rua Pereira da Silva, 86. Telefone: 2557-7437. Entrada gratuita.

27 de outubro, às 19h.

  • Cine-Literatura apresenta no projeto Drummond – Dia D: “Vida e Vwalter carvalhoerso de Carlos Drummond de Andrade”. Direção e Roteiro de Eucanaã Ferraz 

29 de outubro, às 19h

Sala Clarice Lispector   

  • Drummond - Sarau cênico de poemas e crônicas do escritor Carlos Drummond de Andrade. Concepção de Delson Antunes, com a participação de dez atores.

Fonte: VEJA RIO