É DE GRAÇA

Confira 47 atrações gratuitas para curtir o fim de semana

Um guia com programas para se divertir sem gastar dinheiro, com teatro, shows, exposições e muito mais

Por: Redação VEJA RIO - Atualizado em

• SHOWS

Abayomy Afrobeat Orquestra convida BNegão

Abayomy Afrobeat Orquestra
(Foto: Divulgação)

O grupo apresenta seu repertório que mistura o afrobeat com os tambores e cânticos do candomblé e da umbanda na Lona Cultural da maré com a participação especial do rapper B Negão.

Lona Cultural Municipal Herbert Vianna, Rua Ivanildo Alves, s/nº, Nova Maré. Tel: 3105-6815. Sexta (26), 21h.

Daniela Spielmann e Marcello Gonçalves

A saxofonista e o violonista prestam homenagem a Luiz Gonzaga (1912-1989) no espetáculo De Onde Vem o Baião. 12 anos.

Cidade das Artes — Teatro de Câmara (439 lugares). Avenida das Américas, 5300, Barra, ☎ 3328-5300. Sábado (27), 18h30. Grátis. Bilheteria: 13h/21h (ter. a sex.); a partir das 12h (sáb.). www.cidadedasartes.org.

Trio Pé de Serra 

O Trio Pé de Serra esquenta a noite no Shopping Via Brasil, em Irajá, com muito forró. O trio carrega a ginga do autêntico forró pé de serra, ritmo de artistas como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Trio Nordestino.

Shopping Via Brasil. Rua Itapera, 500, Bairro Araújo, Irajá (em frente ao Trevo das Margaridas). Tel: 3445-8850. Sexta (26), 20h.

+ Veja mais shows na cidade

• CONCERTOS

Orquestra Petrobras Sinfônica

Sob a condução do maestro Antônio Augusto, uma formação derivada da orquestra, com dezoito músicos, dá continuidade à série Aliansce. No programa, peças como Abertura Candide, de Leonard Bernstein, e Suíte Bergamasque: Clair de Lune e Passepied, de Claude Debussy. A programação continua por mais seis centros comerciais da cidade até novembro.

Via Parque — Praça de Eventos (110 lugares). Avenida Ayrton Senna, 3000, Barra da Tijuca, ☎ 2430-5100. Domingo (28), 17h. Grátis.

Concerto da Cidadania

Orquestra Sinfônica Brasileira, Coro Sinfônico da Associação de Canto Coral e grandes solistas brasileiros apresentam-se no Centro Cultural Ação da Cidadania, em homenagem aos 21 anos do projeto Ação da Cidadania, fundado em 1993 pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho.

Centro Cultural Ação da Cidadania. Avenida Barão de Tefé, 75, Centro (próximo à Praça Mauá e do Hospital dos Servidores). Tel: 2233-7460. Sexta (26), 20h.

+ Veja mais concertos na cidade

• TEATRO

O Canto do Cisne

Anton Tchekov assina o drama de tintas metalinguísticas. Dirigido por José Henrique, Henrique César (que substitui Ednei Giovenazzi) encarna um ator de larga experiência. Após acordar sozinho em um camarim, ele começa a relembrar seus mais de cinquenta anos de carreira. Pietro Mário completa o elenco (60min).

Espaço Cultural Eletrobras Furnas — Auditório (192 lugares). Rua Real Grandeza, 219, Botafogo, ☎ 2528-5166. Sexta e sábado, 20h; domingo, 19h. Grátis. Senhas distribuídas uma hora antes. Para o acesso, é necessário portar documento de identidade com foto. Até domingo (28).

✪✪✪ Silêncios Claros

Silêncios Claros
(Foto: Divulgação)

Textos de Clarice Lispector são costurados neste monólogo poético em brilhante trabalho da atriz Ester Jablonski. Ela dá vida aos contos O Grande Passeio, Uma Galinha, A Fuga e Uma Tarde Plena. Direção de Fernando Philbert (50min). 12 anos. Reestreou em 13/9/2014.

Teatro Alcione Araújo (152 lugares). Avenida Presidente Vargas, 1261 (Biblioteca Parque Estadual), Centro, ☎ 2332-7225, ↕ Presidente Vargas. → Sábado, 20h; domingo, 19h. Grátis. Senhas distribuídas uma hora antes do espetáculo. Até 5 de outubro.

+ Veja mais peças em cartaz na cidade

• ESPECIAL

Encontro literário

Atração na bela livraria do Centro, a Semana da Bibliodiversidade apresenta atividades para adultos e crianças, incluindo rodas de leitura, debates e oficinas, além de exposição de livros de editoras independentes. Na segunda (22), as cubanas Teresa Cárdenas, Soleida Rios e Jamila Medina conversam em torno do tema “Literatura da Cuba contemporânea: 3 autoras e um país”.

Livraria Cultura — Cine Vitória. Rua Senador Dantas, 45, Centro, ☎ 3916-2600. Todos os dias, até sábado (27), 12h30. Grátis. Confira a programação completa em: www.livrariacultura.com.br.

Intercâmbio cultural

O mais novo projeto do Espaço Cultural Escola Sesc apresenta atrações para todos os gostos. Shows, teatro, festa, intervenções urbanas, oficinas, gincanas e palestras compõem a programação. Na última semana, o evento abriga, no domingo (21), um concurso de gastronomia comunitária a partir das 14h. No domingo (28), quem encerra as atividades do projeto é o rapper MV Bill, a partir das 19h.

Espaço Cultural Escola Sesc. Avenida Ayrton Senna, 5677, Jacarepaguá, ☎ 3214-7404. Até domingo (28). Grátis. Confira a programação completa em www.teatroescolasesc.wordpress.com.

Por dentro do Palácio

O Antigo Palácio da Justiça abre as portas para uma visita lúdica e informativa. Guiados por atores que interpretam Têmis, deusa grega das leis e dos juramentos, e o jurista brasileiro Ruy Barbosa, os visitantes podem conhecer as instalações do palácio, no Centro do Rio, e suas histórias nas visitas teatralizadas.

Antigo Palácio da Justiça. Rua Dom Manuel, 29, Centro. Tel: 3133-3366 / 3133-3368. Sábado (27), 16h. Grátis (distribuição de senhas no local, 15 minutos antes de cada sessão).

Brech'Aholic

O Bazar reúne quinze brechós com objetos variados, vestuário adulto e infantil, brinquedos, decoração  e coleções de Lp's.

Escola Ativa. Rua Zeferino de Faria, 129, Recreio. Tel: 2437-9581 / 98669-0108. Sábado (27) e domingo (28), 10h às 18h.

+ Veja mais passeios na cidade

• CRIANÇAS

Charme

É através do riso que reside o verdadeiro charme e beleza das pessoas. Essa é a temática abordada no espetáculo de palhaço da Cia.do Solo. a história acontece dentro do salão de beleza de Dondoca, que é uma palhaça bem irreverente e alucinada e aborda questões do universo feminino, sempre com comicidade, mostrando as conquistas da mulher contemporânea.

Praça XV, no Centro. Sábado (27) 11h / Praça da Harmonia, Gamboa. Sábado (27), 16h. Grátis.

Fábulas dançadas de Leonardo Da Vinci

O espetáculo de dança contemporânea mistura literatura, dança e artes plásticas. A bailarina Paula Aguas interpreta, ao som das músicas de Alfredo Sertã, três contos literários do gênio renascentista Leonardo Da Vinci, “O Papel e a Tinta”, “A Navalha” e “A Formiga e o grão de trigo”. O texto que acompanha a trilha sonora é apresentado em gravação narrada por Patrícia Pillar, Beth Goulart e Paulo Goulart.

Biblioteca Parque Estadual, Teatro Alcione Araújo. Avenida Presidente Vargas, 1261, Centro. Os ingressos devem ser retirados no local com uma hora de antecedência.

Piquenique infantil

O Buffet Bolimbola e o Portal Nice For Kids promovem um piquenique para as crianças na Lagoa com várias atividades para os pequenos em comemoração à chegada da primavera. O encontro terá programação cultural, principalmente voltada para as crianças, e os convidados ainda poderão degustar um café da manhã oferecido pelo bufê.

Lagoa Rodrigo de Freitas (em frente ao Parque da Catacumba). Domingo (28), 9h30.

Caixa Gente Arteira

As crianças terão a oportunidade de conhecer a técnica utilizada pelo português Alexandre Farto, mais conhecido como Vhils, e um dos artistas mais expressivos da atualidade. Vhils esculpe em uma base sólida, como paredes e portas, cavando a superfície das mesmas e transformando-as em figuras e rostos de pessoas desconhecidas. Alguns trabalhos do artista podem ser vistos na exposição Street Art – Um Panorama Urbano, até o dia 5 de outubro, de terça a domingo, das 10h às 21h, na galeria 4, da CAIXA Cultural Rio. Para experimentar um pouco dessa técnica, o público infantil, sob a supervisão dos mediadores do programa educativo, trabalhará com massa de modelar, retirando pedaços desse material com a ajuda de canudos, lápis e outros objetos que permitam a realização da atividade. No final da oficina, todos levarão suas esculturas para casa.

Caixa Cultural. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro. Tel: 3980-4898. Sábado (27), 16h às 18h.

Tia Ariela e sua turma

Nas atividades infantis do Clubinho do Downtown  as crianças poderão se divertir com brincadeiras de roda, futlençol, túnel maluco, paraquedas, desenho com giz de cera, roupa no varal e estatua.

Downtown. Avenida das Américas, 500, Barra da Tijuca. Tel: 2494-7072. Sábado (27), 15h às 18h.

Rock and Roll

As crianças poderão se divertir com camarim das estrelas, oficina com papelão (guitarra) e customização com colagem, apresentação das crianças com suas guitarras, como parte das ações infantis do Clubinho do Downtown.

Downtown. Avenida das Américas, 500, Barra da Tijuca. Tel: 2494-7072. Domingo (28), 15h às 18h.

Toy Story2

Woody, vai parar numa venda de usados para salvar um brinquedo e é atacado por um colecionador de bonecos chamado Al, que o rouba levando-o a um mercado de brinquedos. Os brinquedos entram em pânico e, liderados pelo boneco espacial Buzz Lightyear, planejam uma estratégia para resgatar Woody daquele ladrão. Muita aventura e diversão espera pela criançada neste domingo.

Santa Cruz Shopping. Rua Felipe Cardoso, 540, Santa Cruz. Tel: 2418-9400. Domingo (28), 17h.

A Princesa que transformava palha em ouro

A peça narra a história de uma moça que, segundo seu pai, consegue transformar palha em ouro. Como o pai quer melhorar de vida, ele conta para o rei sobre o dom de sua filha. Impressionado pelo talento e pela beleza da moça, o rei então decide trancá-la em um quarto real e ordena que ela transforme todos os seus objetos em ouro. Ajudada por um duende, a moça consegue atender aos pedidos do rei que lhe pede que continue ali para produzir mais ouro. Só que o duende não trabalha de graça e faz uma troca com ela: quando o primeiro filho da moça e do rei nascesse, ela teria que lhe entregar a criança. Arrependida e disposta a consertar o erro, a moça tentará de tudo para reverter à situação.

Bangu Shopping. Rua Fonseca, 240, Bangu. Tel: 2430-5130. Domingo (28), 17h.

Jogos de tabuleiro

O Joga Mitá é um encontro de praticantes e iniciantes em jogos de tabuleiro, wargames, e RPG’s. A partir de 9 anos de idade, sem limite.

Escola Oga Mitá, na Rua Conde de Bonfim, 1305, Tijuca. Tel: 3238-1030. Sábado (27), 8h30.

Oficina de arte

Durante a ação, os pequenos serão convidados a participar de atividades lúdicas e que ajudam no desenvolvimento da coordenação motora, como confecção de marcadores de livros monstros; lagarto amigo; bloquinhos divertidos e um porta-lápis monstro. Tudo isso usando papel e estimulando ainda mais a criatividade.

Madureira Shopping. Estrada do Portela, 222, Madureira. Tel: 2488-1342. Sexta (26) a domingo (28), 15h às 21h.

Circuito Batman

Os meninos vão se fantasiar com a capa e a máscara do herói dos quadrinhos; procurar peças de um quebra-cabeça na piscina de bolinhas; montar o jogo com as peças encontradas; brincar de Morcego Equilibrista – em que um morcego é pendurado ao outro e, quem derruba todos eles, perde a brincadeira –; e pintar lindos desenhos.

São Gonçalo Shopping. Avenida São Gonçalo, 100, Boa Vista, São Gonçalo. Tel: 3513-7200. Domingo a sexta, 14h às 20h; sábados, 11h às 20h. Até 12 de outubro.

Circuito Penelope Charmosa

As meninas vão se fantasiar com o vestido, o cachecol e a bota da simpática aventureira; procurar as roupas da Penelope na piscina de bolinhas; vestir a personagem, montando um quebra-cabeça com as peças encontradas; brincar de jogo da memória; e pintar lindos desenhos.

São Gonçalo Shopping. Avenida São Gonçalo, 100, Boa Vista, São Gonçalo. Tel: 3513-7200. Domingo a sexta, 14h às 20h; sábados, 11h às 20h. Até 12 de outubro.

Angry Birds

Um labirinto com escorrega que cai em uma piscina de bolinhas como principal atração do parque, e os participantes poderão também se divertir em um jogo de boliche, onde as bolas serão os próprios personagens Angry Birds. Além disso, há cama elástica, gira-gira, cineminha e um espaço para fotos utilizando um estilingue para reproduzir o lançamento dos pássaros. A visitação ao espaço e acesso aos brinquedos são gratuitos.

Recreio Shopping. Avenida das Américas, 19.019, Recreio dos Bandeirantes. Segunda a sábado, 10h às 22h; domingo e feriados, 15h às 21h. Até 26 de outubro.

Clubinho do Jack

Enquanto os pais aproveitam as opções do shopping, as crianças podem participar de oficinas de colorir, desenho, pintura e de maquiagem, além de se divertirem com os animadores do grupo Tititi Tatatá, que  farão diversas gincanas e brincadeiras lúdicas.

Center Shopping. Avenida Geremário Dantas, 404, Jacarepaguá. Sábado (27), 13h.

Contação de história

Para comemorar o Dia da Música Popular Brasileira a criançada poderá aprender a cantar com a Cia Arte e Manhã dez poesias musicadas do livro Ou isto ou aquilo, de Cecília Meirelles.

Shopping Tijuca. Saraiva Mega Store, Avenida Maracanã, 987, Tijuca. Tel: 3872-3477 ou 3872-3578. Sábado (27), 16h.

Contação de história

A Cia. Teatro e Companhia narra o clássico da literatura infantil, Primavera das lagartas. A narrativa é  baseada em um conto da escritora Ruth Rocha e fala sobre uma lagarta que não era bem vinda nos jardins e florestas. Quando todos os insetos se juntam para acabar com a lagartinha, vem uma linda borboleta e explica sua transformação. Assim, todos os bichinhos aprendem a exercitar a paciência e a ter tolerância e harmonia, respeitando as diferenças.

NorteShopping. Avenida Dom Hélder Câmara, 5474, Cachambi. Tel: 2596-0024.

+ Veja mais atrações infantis na cidade

• CINEMA

Viver a Vida

Filme dividido em doze quadros, com episódios desconexos. A jovem Nana (Anna Karina) abandona marido e filho para buscar uma carreira como atriz. Durante um período ela tenta ganhar dinheiro vendendo discos em uma loja, mas como não consegue o suficiente para sua sobrevivência, acaba recorrendo à prostituição. Após se apaixonar outra vez, Nana começa a repensar sua vida. Jean-Luc Godard (1962).

Cineclube da Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Rua da Alfândega, 5, Centro (esquina com a rua Primeiro de Março). Tel: 2233-0224. Sábado (27), 14h.

Os incríveis

Roberto Pêra e sua esposa, Helena, costumavam ser dois dos maiores heróis do mundo, sempre salvando vidas e lutando contra o mal todos os dias. Quinze anos depois, Roberto e sua esposa assumiram identidades civis e se mudaram para um lugar calmo para viver uma vida normal ao lado dos seus três filhos. No entanto, o desejo de Bob de voltar à ação vira realidade quando uma misteriosa mensagem menciona que uma missão ultrasecreta acontecerá em uma ilha remota. Ele logo descobre que, para salvar o mundo da destruição, ele deverá contar com a ajuda de toda a sua superfamília.

Arena Carioca Dicró. Parque Ari Barroso, Penha (entrada pela rua Flora Lobo). Tel: 3486-7643. Sábado (27), 10h30.

Monstros S.A.

Monstros S. A.
(Foto: Divulgação)

Monstros S.A. é a maior fábrica de sustos existente. Localizada em uma dimensão paralela, a fábrica constrói portais que levam os monstros para os quartos das crianças, onde eles poderão lhes dar sustos e gerar a fonte de energia necessária para a sobrevivência da fábrica. Entre todos os monstros que lá trabalham o mais assustador de todos é James P. Sullivan, um grande e intimidador monstro de pêlo azul e chifres, que é chamado de Sully por seus amigos. Seu assistente é Mike Wazowski, um pequeno ser de um olho só com quem tem por missão assustar as crianças, que são consideradas tóxicas pelos monstros e cujo contato com eles seria catastrófico para seu mundo. Porém, ao visitar o mundo dos humanos a trabalho, Mike e Sully conhecem a garota Boo, que acaba sem querer indo parar no mundo dos monstros.

Arena Carioca Dicró. Parque Ari Barroso, Penha (entrada pela rua Flora Lobo). Tel: 3486-7643. Domingo (28), 10h30.

+ Veja mais filmes em cartaz na cidade

+ Festival do Rio apresenta 350 obras de mais de 60 países

• EXPOSIÇÕES

Miquel Barceló

Ele tem três ateliês: um na Ilha de Maiorca, onde nasceu, outro em Paris e o terceiro na República do Mali, na África. A diversidade de endereços se reflete em sua produção. Hoje o artista vivo mais valorizado de seu país, o espanhol Miquel Barceló, 57 anos, assina cerâmicas, pinturas e esculturas, além de obras faraônicas: sua extravagante criação para o teto do salão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, na Suíça, uma espécie de caverna colorida, consumiu nove meses de trabalho e 35 toneladas de tinta. Barceló participou da Bienal de São Paulo em 1981 e voltou a expor na capital paulista em outras três ocasiões. Na mais recente, neste ano, exibiu o acervo que chega ao Rio em mostra na Pinakotheke Cultural. A seleção traz vinte trabalhos, entre pinturas e esculturas, dois filmes dedicados a seu processo criativo (um deles sobre o tour de force na ONU) e um gabinete cenográfico com objetos pessoais trazidos do ateliê parisiense. Estão no acervo seus quadros brancos, produzidos com camadas de tinta que formam texturas e desenhos, e telas da série de frutos de grandes formatos, como Tomate Coeur de Baleine. A sensação, no entanto, promete ser Elefandret, a escultura de um paquiderme com 2 toneladas de bronze, equilibrado sobre a própria tromba.

Rua São Clemente, 300, Botafogo, ☎ 2537-7566. Segunda a sexta, 10h às 18h; sábado, 10h às 16h. Grátis. Estacionamento gratuito. Até 9 de novembro. A partir de quarta (24).

Cruz-Diez: Um Olhar sobre a Cor

Aos 91 anos, autor de trabalhos expostos em mais de oitenta museus mundo afora, o venezuelano Carlos Cruz-Diez, maior representante das artes cinéticas ainda em atividade, ganha individual com quinze trabalhos inéditos. No acervo encontram-se obras da série Physichromie, de estruturas que mudam de cor de acordo com o movimento do espectador e a intensidade da luz.

Galeria de Arte Ipanema. Rua Aníbal de Mendonça, 173, Ipanema, ☎ 2512-8832. Segunda a sexta, 10h/19h; sábado, 10h/14h. Grátis. Até 25 de outubro. Estreia prometida para sexta (26).

✪✪✪ J. Carlos

Mestre da caricatura na primeira metade do século XX, o carioca tem esta e outras facetas de seu trabalho apresentadas em caprichada mostra. Entre as mais de 300 imagens exibidas figuram oitenta desenhos originais. Parte da seleção joga luz sobre a atividade de J. Carlos como designer e publicitário.

Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, ☎ 2253-1580. → Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até domingo (28).

✪✪✪ Joan Miró

Expoente da arte surrealista, o catalão tem exibidos 69 trabalhos sobre papel em A Magia de Miró, Desenhos e Gravuras. Registradas pelo curador Alfredo Melgar, amigo de Miró, 23 fotografias em preto e branco completam a mostra.

Caixa Cultural — Galeria 3. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, ↕ Carioca. → Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até domingo (28).

✪✪✪✪ Richard Serra

Para instalar seus 38 imponentes desenhos na mansão em que morou o embaixador Walther Moreira Salles, o americano Serra solicitou a remoção das paredes falsas sobre superfícies envidraçadas. A luz natural valoriza lindamente as criações.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400. → Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas de terça a sexta, às 17h. Até domingo (28).

✪✪✪ Sergio Fingermann

Em Se Noite Fosse Água — Sequências, o artista paulistano exibe treze óleos (trabalhos individuais, trípticos e um políptico) com o mesmo nome da mostra, distintos apenas na numeração. Mais três séries, duas delas com interferências de pinturas sobre impressões em papel e uma delas também batizada com o nome da exposição, completam o acervo apresentado.

Museu Nacional de Belas Artes.Avenida Rio Branco, 199, Centro, ☎ 3299-0600,↕ Cinelândia. → Terça a sexta, 10h às 18h; sábado, domingo e feriados, 12h às 17h. R$ 8,00 (pelo mesmo valor, o ingresso-família contempla até quatro parentes). Grátis no domingo. Até domingo (28).

Adriana Varejão

Imagens barrocas (capturadas da Ordem Terceira de São Francisco, no Rio, da Igreja de São Francisco, em Salvador, da Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, e da Sé de Mariana) aparecem em Transbarroco, a primeira videoinstalação da artista.

Oi Futuro Flamengo. Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo, ☎ 3131-3060, ↕ Largo do Machado. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até 26 de outubro.

✪✪✪ Em 1964

Na menor galeria do Instituto, a mostra compensa suas pequenas dimensões com um acervo variado, cheio de achados interessantes, sobre a cultura em 1964, ano do golpe militar. São cerca de oitenta obras reunidas, oriundas de campos variados, como literatura, fotografia, cinema e música.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas de terça a sexta,às 17h. Até 23 de novembro.

Ilusões

Pertencentes à Coleção Daros Latinamerica, 53 obras de artistas de Brasil, Colômbia, Cuba, Argentina, Uruguai e México são exibidas na coletiva. O ponto em comum, como sugere o nome da mostra, é a ideia de ilusão presente em cada trabalho.

Casa Daros. Rua General Severiano, 159, Botafogo, ☎ 2275-0246. → Quarta a sábado, 11h às 19h; domingo, 11h às 18h. R$ 12,00. Grátis para crianças de até 12 anos e às quartas. Meia-entrada para idosos e estudantes com mais de 12 anos. A bilheteria fecha meia hora antes do término do horário de visitação. Até 13 de fevereiro de 2015.

✪✪✪ Marcelo Tinoco

Marcelo Tinoco/divulgação
(Foto: Divulgação)

Na individual Histórias Naturais, o fotógrafo paulistano expõe doze obras em grande formato. Primeiro, ele fotografa a natureza, animais, pessoas e cidades. Depois, separa e arquiva as fotos. Por fim, por meio de um processo de montagem digital, constrói obras que se assemelham a telas.

Caixa Cultural — Galeria 1. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, ↕ Carioca. → Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 19 de outubro.

✪✪✪ Milton Machado

Batizada como Cabeça, a exposição é a primeira retrospectiva do artista carioca. São reunidos mais de uma centena de trabalhos, entre desenhos, pinturas, fotografias, vídeos e esculturas, produzidos desde 1969.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. → Quarta a segunda, 9h às 21h. Grátis. Até dia 29.

Nelson Felix

Obras inéditas compõem a individual Flautas e Cactus. São três esculturas em mármore carrara e duas em bronze, além de duas séries de desenhos. Nos trabalhos, o artista faz referência a poemas da portuguesa Sophia Breyner e do catalão Joan Brossa. R$ 15 000,00 a R$ 180 000,00.

Galeria H.A.P. Rua Abreu Fialho, 11, Jardim Botânico, ☎ 3874-2830/2796. Segunda a sexta, 11h às 18h; sábado, 13h às 18h. Grátis. Até dia 30.

Ocupação Zuzu

A estilista Zuzu Angel tem sua trajetória recontada nos mais de 400 itens que integram a mostra. Há vestidos, cro­quis, documentos, objetos, fotos e cartas. Na correspondência, chamam atenção as mensagens endereçadas por Zuzu na busca pelo filho Stuart, preso e assassinado pela ditadura militar brasileira.

Paço Imperial. Praça XV de Novembro, 48, Centro, ☎ 2215-2093. → Terça a domingo, 12h às 18h. Grátis. Até 2 de novembro.

Oscar Niemeyer — Clássicos e Inéditos

Cerca de 300 itens sobre a carreira do arquiteto, entre plantas, croquis, maquetes, fotografias e vídeos, se espalham por mais de 1 000 metros quadrados. Chamam especial atenção cerca de cinquenta projetos que nunca saíram do papel, como casas desenhadas para Oswald de Andrade e Sérgio Buarque de Holanda, em São Paulo. Também há referências às suas obras mais notáveis, como o Edifício Gustavo Capanema e o Sambódromo, no Rio, o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional, em Brasília.

Paço Imperial. Praça XV de Novembro, 48, Centro, ☎ 2215-2093. → Terça a domingo, 12h às 18h. Grátis. Até 2 de novembro.

Pedro Cabrita Reis

O artista português divide a mostra Alguns Nomes em duas partes: na primeira sala estão 27 objetos que formam uma única grande obra. A segunda recebe uma série de trabalhos em técnica mista, feitos a partir de intervenções de desenho em fotos. Preços sob consulta.

Mul.ti.plo Espaço Arte. Rua Dias Ferreira, 417, sala 206, Leblon, ☎ 2259-1952. Segunda a sexta, 10h às 18h30; sábado, 10h às 14h. Grátis. Até 25 de outubro.

Poster for Tomorrow

Mais de 100 cartazes ligados a questões de Direitos Humanos compõem essa exposição. Divididos em seis temas (democracia, educação, liberdade, pena de morte, igualdade de gêneros e moradia), cada pôster é acompanhado de um texto ou frase que conceitua e contextualiza as situações abordadas. A mostra é resultado das seis edições do concurso internacional anual da 4Tomorrow, associação sem fins lucrativos, sediada em Paris.

Caixa Cultural — Galeria 2. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, ↕ Carioca. → Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 12 de outubro.

Ricardo Basbaum

Paulistano radicado no Rio, o artista apresenta esculturas, desenhos, obras sonoras e vídeos na individual nbp-etc: escolher linhas de repetição.

Galeria Laura Alvim. Avenida Vieira Souto, 176, Ipanema, ☎ 2332-2017. Terça a domingo, 13h às 21h. Grátis. Até 16 de novembro.

Vik Muniz

Sem expor no Rio desde a festejada individual no MAM em 2009, o artista está de volta com duas séries: Album e Postcards from Nowhere. A primeira traz imagens formadas por fotos em preto e branco e sépia, retiradas de recordações de famílias. Na outra, Muniz se vale de fragmentos de cartões-postais para refazer paisagens icônicas. Preços sob consulta.

Galeria Nara Roesler. Rua Redentor, 241, Ipanema, ☎ 3591-0052. → Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 11h às 15h. Grátis. Até 11 de outubro.

Street Art — Um Panorama Urbano

Cerca de quarenta itens, entre estênceis, pôsteres, colagens, instalações e criações em videoarte traçam um panorama da arte urbana atual. A mostra reúne nomes importantes, a exemplo de Banksy. O inglês marca presença com dois trabalhos em exibição, entre eles Everyday a Fresh Load of Compromise, de 2006, uma peça única que foi cedida por um colecionador especialmente para a exposição. Trabalhos dos brasileiros Herbert Baglione e Nunca também podem ser vistos no local.

Caixa Cultural — Galeria 4. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, ↕ Carioca. → Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 5 de outubro.

+ Veja mais exposições em cartaz na cidade

Fonte: VEJA RIO