Grátis

Tour guiado visita pontos históricos do Catete

Passeio gratuito sai às 9h de domingo do Largo do Machado

Por: Redação Veja Rio - Atualizado em

catete.jpg
Palácio do Catete: local será o ponto final da caminhada (Foto: Redação Veja rio)

Você sabe por que o Largo é do Machado? Segundo a teoria mais aceita, o nome seria uma homenagem ao fazendeiro André Nogueira Machado, dono de terras naquela região no século XVIII. Outra versão da história, mais popular, dá conta de que o nome alude a um antigo açougue que ficava no local e que tinha como símbolo um enorme machado em sua fachada.

+ Visitas guiadas gratuitas ajudam a cidade

No domingo, essas e outras histórias serão contadas pelos professores Rodrigo Rainha e William Martins. A partir das 9h, eles comandam mais uma edição do projeto Rolé Carioca, que dessa vez vai homenagear o bairro do Catete. Com entrada gratuita, o passeio não exige inscrição prévia de quem quiser participar: é só chegar e aproveitar a caminhada.

+ Saiba mais sobre o Largo do Machado

Voltando ao Largo, muita gente pensa que o Machado do nome é o Machado de Assis. Porém, o escritor nasceu anos depois do local ganhar esse nome, o que invalida a teoria. Por coincidência, a rua que passa ao lado do Largo do Machado se chama Machado de Assis. Além disso, o autor de fato frequentava aquela região - tendo inclusive escrito diversos contos que se passam nela e ido a missas na Matriz de Nossa Senhora da Glória com a esposa Carolina.

+ Poema esquecido de Machado de Assis é redescoberto

Essa igreja é um dos pontos no trajeto do passeio de domingo, que deve passar ainda pelo Chafariz de Imaculada Conceição, pela Escola Amaro Cavalcanti e a Galeria São Luiz - entre outros pontos. O Café Lamas não poderia ficar de fora da programação, assim como o Palácio do Catete, que deve encerrar a caminhada. Os bairros de Santa Cruz (28/6), Catumbi (30/8), Paquetá (27/9), Penha (25/10) e o Saara (29/11) vão receber as próximas edições do Rolé Carioca.

Fonte: VEJA RIO