Aniversário

Palácio Tiradentes comemora 89 anos com passeio guiado

Guias acompanharão visitantes em trajeto com 10 pontos históricos no Centro

Por: Redação Veja Rio - Atualizado em

Palácio Tiradentes
Tiradentes: prédio foi inaugurado em 6 de maio de 1926 (Foto: Alexandre Macieira/Riotur)

Sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) desde 1975, o Palácio Tiradentes completa nesta quarta (dia 6) 89 anos de existência. Em comemoração à data, um passeio guiado será oferecido a quem visitar o local.

+ Estagiários da Alerj passam a ganhar mais do que professores

Batizado de Rios de História, o passeio está marcado para sair do palácio às 10h. Três guias acompanharão o público no trajeto a pé, que inclui 10 pontos importantes do centro histórico do Rio. São eles: a rua Primeiro de Março, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, o Monumento a General Osório, o Arco do Teles, o Chafariz do Mestre Valentim, o Monumento a João Cândido, o Monumento a Dom João VI, o Paço Imperial e a Ilha Fiscal.

+ Alerj pretende gastar R$ 255 mil em passagens aéreas

“A ideia é tornar atrativo o que faz parte do cotidiano de tanta gente", afirmou em nota divulgada à imprensa Fernanda Figueiredo, subdiretora de cultura da Alerj. A atividade tem entrada franca. Para participar, os interessados podem aparecer nas escadarias do palácio amanhã às 9h ou se inscrever por e-mail, por meio do endereço alerjcultura@gmail.com. Quem quiser mais informações deve se informar por telefone, no número 2588-1186.

+ Alerj aprova lei que transforma cachaça em patrimônio cultural

Inaugurado em 1926, o Palácio Tiradentes tem uma arquitetura com influências dos estilos francês e neoclássico. Antes do palácio, a antiga Cadeia Velha funcionava no local. Demolida para abrigar a então sede da Câmara dos Deputados, a cadeia abrigou Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, no período em que ele esteve preso no Rio. Foi de lá que ele saiu para ser executado, no dia 21 de abril de 1792. Com a fusão dos estados do Rio e da Guanabara, a Alerj passou a ocupar o local. 

Rios de História - passeio guiado pelo centro histórico

Local: Palácio Tiradentes

Horário: 10h

Inscrições por e-mail (alerjcultura@gmail.com) ou no local (amanhã, às 9h)

Entrada franca

 

 

Fonte: VEJA RIO