Continua após publicidade

…Rodolfo Botino

Por Carlos Henrique Braz
Atualizado em 5 dez 2016, 16h10 - Publicado em 13 jul 2011, 19h37

Há dois anos, o ator carioca atuou em duas peças na cidade. Fez a comédia shakespeariana Medida por Medida e divertiu-se no monólogo Risotto com Rodolfo Bottino, em que interpreta e conta histórias enquanto prepara o prato do título. Estudioso da gastronomia ? ele chegou a ter um restaurante

no Rio, o Madrugada ?, Bottino está de volta a um palco da cidade, mas sem panelas.

Ele divide a cena com Nelson Yabeta na primeira montagem carioca do drama autobiográfico do paranaense Mario Bortolotto, Homens, Santos e Desertores, em cartaz na Caixa Cultural.

O que o levou a voltar ao palco, depois de dois anos? Na verdade eu não estava em cartaz no Rio. Tenho viajado com o Risotto por vários estados. No espetáculo consigo juntar as duas coisas de que mais gosto: gastronomia e teatro. Entre uma apresentação e outra continuo dando os meus cursos de cozinha.

Continua após a publicidade

Como você chegou a este texto? O Nelson Yabeta, que também é produtor do espetáculo, me convidou e peguei o texto para ler sem muito entusiasmo. Não sou íntimo do Bortolotto, mas conheço o trabalho dele. Logo na primeira leitura percebi uma poesia diferente, gostei da pegada autobiográfica e descobri muitos pontos em comum com o autor. Ele estudou em colégio de padres, é fã do Charles Bukowski e tem referências como a Divina Comédia, de Dante Alighieri, como eu. Faço um personagem de meia-idade que é meio protetor de um jovem estudante, seu vizinho. O rapaz não tem afinidade com os colegas e gosta de ler Tolstói, que pega emprestado do homem mais velho. A peça é densa, mas tem momentos bem-humorados.

Nos anos 80 seu rosto era dos mais conhecidos nas tramas da Globo. Depois veio o programa de cozinha Gema Brasil. Faz planos de voltar à TV? A televisão me projetou, mas nunca mais rolou de fazer novela. Durante quase dez anos apresentei o programa Gema Brasil, que era um talk-show em que eu cozinhava enquanto entrevistava. Novela é muito complicado porque consome dez meses da vida do ator, e não posso ficar tanto tempo me dedicando a uma atividade só. Preciso dar meus cursos de culinária e ter tempo para ir aos meus médicos e ao dentista. Gravei o piloto de um novo programa, de formato parecido com o do Gema Brasil, que, se tudo der certo, entra no ar em agosto em um canal por assinatura. O nome provisório é Para Todos. Vou para a rua contar a história dos alimentos, em vez de ficar dentro do estúdio.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.