EU FUI

Risotos - Espaço Carioca de Gastronomia

Confira as receitas ensinadas na aula que nossa repórter assistiu

Por: Daniela Pessoa - Atualizado em

Cada receita serve duas pessoas.

Risoto de aspargos e tomates cereja

- 120g de arroz arbóreo

- 100 ml de vinho branco seco

- 100 ml de caldo de galinha

- 100 ml de caldo de aspargos

- 50g de cebola

- 100g de tomates cereja

- ½ maço de aspargos verdes

- 50g de manteiga

- 30g de queijo parmesão

Descasque e cozinhe os aspargos na água salgada até ficarem al dente. Resfrie rápido na água gelada para parar o cozimento. Reserve o caldo. Pique os aspargos cozidos em cubos e reserve. Numa panela, derreta metade da manteiga, junte a cebola picada e frite até que fique murcha. Acrescente o arroz e o vinho branco. Depois que o vinho evaporar, adicione os caldos. Acrescente os aspargos cortados em cubos e os tomates cortados no meio antes de o arroz começar a secar. Atenção: o arroz deve ficar bem empapado e o grão, al dente. Desligue o fogo e junte o queijo parmesão e o restante da manteiga. Deixe o risoto repousar por cerca de três minutos e, se precisar, corrija o sal. Sirva enfeitando com um ramo de salsinha e as pontas dos aspargos.

Risoto ao açafrão e linguiça

- 120g de arroz arbóreo

- 100 ml de vinho branco seco

- 200 ml de caldo de galinha

- 50g de cebola

- 150g de linguiça tipo Viena

- 0,4g de açafrão em pó

- 50g de manteiga

- 30g de queijo parmesão

Numa panela, derreta a metade da manteiga, junte a cebola picada, a linguiça fatiada e frite até que fique murcha. Acrescente o arroz e o vinho branco. Depois que o vinho evaporar, adicione os caldos e o açafrão. O arroz vai começar a secar, mas atenção: ele deve ficar bem empapado e o grão, al dente. Desligue o fogo e junte o queijo parmesão e o restante da manteiga. Deixe o risoto repousar por cerca de três minutos e, se precisar, corrija o sal. Sirva enfeitado com um ramo de salsinha.

Risoto de camarão e nirá

- 120g de arroz arbóreo

- 100 ml de vinho branco seco

- 200 ml de caldo de galinha

- 50g de cebola

- 300g de camarão

- ¼ de maço de nirá

- 50g de manteiga

- 30g de queijo parmesão

- Louro, tomilho e salsa

Descasque os camarões, lave as cabeças e cozinhe-as com água e ervas juntamente com o rabo e com as barbatanas. Passe no liquidificador e peneire. Reserve o caldo. Numa panela, derreta metade da manteiga, junte a cebola picada e frite até que fique murcha. Acrescente o arroz e o vinho branco. Depois que o vinho evaporar, adicione os caldos. Em uma frigideira, salteie os camarões levemente e depois o transfira para a panela de arroz, que deve ficar bem empapado e com o grão al dente. Desligue o fogo e junte o queijo parmesão e o restante da manteiga. Deixe o risoto repousar por cerca de três minutos e, se precisar, corrija o sal. Sirva enfeitado com um ramo de salsinha e um camarão cozido por cima.

Fonte: VEJA RIO