CARIOCAS DO ANO

José Isaac Peres

Incansável aos 72 anos de idade, o dono da Multiplan dedicou os últimos doze meses ao que sabe fazer melhor: erguer imponentes centros de compras pelo país, entre eles o suntuoso Village Mall, que reúne algumas das grifes de maior prestígio do mundo na Barra da Tijuca

- Atualizado em

jose-isaac-peres-01.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Da varanda de seu escritório, na cobertura do Centro Empresarial BarraShopping, José Isaac Peres abre um sorriso para dizer, orgulhoso: "Tudo isso saiu da minha cabeça". O "isso" a que se refere é uma área ininterrupta de 1,2 quilômetro de extensão à beira da Avenida das Américas pertencente à Multiplan, empresa que fundou em 1975. Ali ficam o BarraShopping, o New York City Center, o complexo de prédios comerciais onde ele trabalha e sua mais nova criação, o Village Mall. Peres devota um carinho todo especial a esse filho caçula de uma família de dezesseis centros de compras. A inauguração, marcada para terça (4), assinalará a chegada de grifes estelares à cidade, como Tiffany, Michael Kors e Cartier, além de um auditório para mais de 1?000 pessoas que já nasce entre as melhores casas cariocas de espetáculo ? tudo dentro de uma construção de vidro, em forma de curva, para enriquecer as vistas espetaculares da Lagoa da Tijuca. "Será um cartão de visitas, não só da Multiplan, mas também do Rio de Janeiro", define o construtor.

Tudo indica que 2012 será o melhor ano da história da empresa. Em comparação a novembro de 2011, as ações da Multiplan se valorizaram 71%. Pela primeira vez, serão inaugurados três empreendimentos em doze meses ? além do Village, saíram do papel o Park Shopping Campo Grande, também na Zona Oeste do Rio, e o Jundiaí Shopping, no interior paulista. Apenas no Rio, a Multiplan aplicou quase 1,1 bilhão de reais. "Muita gente já tentou me convencer a mudar a sede da empresa para São Paulo ou para o exterior. Mas o Rio é minha pátria. Se depender de mim, não saio nunca daqui. E como depende...", conta. Dono de uma fortuna estimada em 1,5 bilhão de dólares, Peres está na lista dos homens mais ricos do mundo compilada pela revista americana Forbes, mas procura relativizar a importância desse tipo de ranking. "Tem gente que se contenta em ter. Eu quero é fazer", explica. Ao menos uma vez por semana, ele embarca em seu Gulfstream G550 recém-adquirido e visita obras nas cinco cidades onde a Multiplan tem canteiros ? São Paulo, Ribeirão Preto, Brasília, Porto Alegre e Maceió. Três de seus cinco filhos trabalham na empresa. Quem vai sucedê-lo? Bem, isso não é para já. Aos 72 anos, Peres conta que nem sequer tem um prazo na cabeça para sair de cena. Os filhos vão ter de esperar.

Fonte: VEJA RIO