famosos na cozinha

Celebridades apostam em negócios no ramo gastronômico

Dez estabelecimentos da cidade que têm entre seus sócios atores e esportistas

Por: Redação VEJA RIO - Atualizado em

Giovanna Antonelli e Reynaldo Gianecchini
Giovanna Antonelli e Reynaldo Gianecchini são sócios do Pomar Orgânico (Foto: Marcos Pinto/Contigo)

No Rio de Janeiro é comum esbarrar com alguma celebridade durante um passeio no calçadão ou um almoço em algum dos bons restaurantes da cidade. Mas que tal fazer uma refeição em um estabelecimento que pertence ao seu ídolo? Artistas como Giovanna Antonelli, Bruno Gagliasso e Rafael Cardoso, além de esportistas como o técnico de vôlei Bernardinho, apostam em negócios no ramo da gastronomia em diferentes bairros da cidade. Conheça dez deles:

Pomar Orgânico

Pomar Orgânico
Pomar Orgânico (Foto: Divulgação)

Cliente da chef Andrea Henrique, especialista em culinária natural, a atriz Giovanna Antonelli se empolgou e deu a ideia. Na sociedade ainda entrou outro famoso, Reynaldo Gianecchini, e a casa abriu as portas em fevereiro de 2014. O espaço tem decoração inspirada nas feiras livres e ganha ainda mais charme à noite, quando é iluminado por velas. Em dias de temperatura amena, a varanda é lugar agradável para degustar a apetitosa seleção dominada por pratos vegetarianos - queijo de cabra, mussarela de búfala e ovo são as únicas proteínas de origem animal usadas. Nos fins de semana, o café da manhã é servido de 8h às 12h.

Família Gagliasso

Família Gagliasso
Família Gagliasso (Foto: Divulgação)

Ponto tradicional no Shopping Barra Garden, a cantina, aberta em 2006, é comandada pelo ator Bruno Gagliasso e por sua mãe, Lucia, que oferece aos clientes as receitas da família italiana. Em 20014, foi inaugurada uma versão expressa, batizada de Família Gagliasso Pronto, que aposta no delivery de massas e outras receitas de preparo rápido.

Avenida das Américas, 3255, térreo (Shopping Barra Garden), Barra. Tel: 3325-7777.  

Barzin

Barzin
Barzin (Foto: Divulgação)

O quarteto que comanda o negócio é pop. Integram a sociedade o ator Bruno de Luca, o piloto Cacá Bueno, o cantor Di Ferrero (da banda NX Zero) e o rapper Tulio Dek. Jovens bem arrumados se espalham pelos três andares da casa no quarteirão boêmio de Ipanema. Festas e apresentações musicais ao vivo de estilos variados, do pop rock ao sertanejo, incentivam a azaração. A programação oficial está sempre no perfil do bar no Facebook.

Restô Ipanema

Restô
Restô (Foto: Divulgação)

Comandado pelo chef Tande Bittencourt, o restaurante tem entre os sócios o ator Danton Mello. O ambiente, projeto da designer Fabiana Prado, reúne peças pessoais dos sócios na decoração, como objetos de coleção da infância de Tande, guardados com carinho por sua mãe, Baby Bittencourt, o sofá de Camilla Prado e os ingressos de Danton. A casa tem janelões de madeira voltados para a rua, ambiente aconchegante com detalhes multicoloridos e cardápio de receitas despretensiosas, mas instigantes. Um charmoso e confortável lounge, à esquerda de quem entra, torna a espera menos penosa, principalmente na companhia de um drinque e ao som de MPB e bossa nova.

Puro

Puro
Puro (Foto: Divulgação)

Inaugurada no final do ano passado, a casa tem entre os sócios os atores Rafael Cardoso e Regiane Alves, além do chef Pedro Siqueira, que comanda as panelas, e de Felipe Medici, diretor da Osklen. O belo imóvel de três andaresno Jardim Botânico serve comida brasileira contemporânea orientada por produtos da estação, de preferência orgânicos. Eficiente, o projeto de arquitetura buscou assimilar a paisagem do entorno. A varanda do terceiro piso, por exemplo, projeta-se sobre o verde do parque. Cores neutras dão o tom da decoração, que traz carretéis de linho presos às paredes, luminárias de madeira, piso de tábua de bambu prensado e cadeiras do designer Fernando Jaeger.

Armazém Vale das Palmeiras

Armazém Vale das Palmeiras
Armazém Vale das Palmeiras (Foto: Divulgação)

Volta e meia ele está por lá, ajudando em alguma tarefa e acompanhado os trabalhos: Marcos Palmeira, rosto conhecido no cinema e na TV, é o dono do negócio e também é um produtor rural do bem. Na sua fazenda em Teresópolis, o ator cultiva a terra e faz laticínios de forma orgânica. Diariamente, descem a serra hortaliças e frutas frescas isentas de aditivos químicos. As prateleiras também recebem pães, queijos, condimentos, azeites, cereais e até detergentes orgânicos. Um pequeno balcão diante de três bancos convida a fazer o lanche por lá mesmo, com salgados, sanduíches, saladas, café orgânico e sucos naturais.

Dois em Cena

Dois em Cena
Dois em Cena (Foto: Divulgação)

Inaugurado em 2001 em um corredor no 4º piso do Shopping RioSul, em Botafogo, o ponto pequenino e aconchegante é uma parceria da atriz Nívea Maria com o amigo e empresário André Nunes. A casa mantém uma clientela farta graças a suas saborosas receitas, oferecidas a preços razoáveis.

Padano

Padano
Padano (Foto: Divulgação)

Companheiros de clube na época em que atuavam pelo Vasco da Gama, os jogadores de futebol Alecsandro e Carlos Alberto são os sócios do restaurante na Barra da Tijuca, ao lado de outros cartolas do cruzmaltino. O bonito projeto do arquiteto Leo Shehtman, rústico e elegante, incluiu uma varanda integrada ao salão, onde se destacam as luminárias feitas de gaiolas de cobre, o piso de ladrilho e um grande bar ao fundo. 

Delírio Tropical

Delírio Tropical
Delírio Tropical (Foto: Divulgação)

Rede bem-sucedida de culinária rápida e saudável já teve sua primeira unidade aberta em janeiro de 1984, mas sua expansão só foi mesmo possível graças à parceria que os sócios fundadores firmaram, em 1985, com o técnico de vôlei Bernardinho e sua família. Justifica o movimento a boa oferta de pratos gostosos e leves. O cliente escolhe e paga por quantidade de porções. As receitas variam a cada dia, mas sempre se encontram saladas de massa, arroz e proteínas. Aqueles que procuram algo mais consistente podem turbinar a refeição com grelhados e outros itens, cobrados à parte.

Prime

Prime Boutique de Carnes
Prime Boutique de Carnes (Foto: Divulgação)

A butique de carnes, empreendimento do apresentador de TV André Marques, já conta com filiais na Barra da Tijuca e no Leblon. No lugar dos ganchos espetando peças inteiras, vitrines refrigeradas guardam o produto já cortado e embalado, garimpado entre os melhores frigoríficos dos estados de São Paulo e do Rio Grande do Sul e de países como Austrália, Argentina e Uruguai.

Rua Ataulfo de Paiva, 1292, Leblon. Tel: 3687-5900.

Avenida das Américas, 10200, loja 10, Barra da Tijuca. Tel: 3150-1874.

+ Antigos açougues dão lugar a sofisticadas butiques de carnes

 

Fonte: VEJA RIO