Na rua

Veja a lista dos principais blocos do fim de semana

Desfiles tradicionais como Banda de Ipanema, Empolga às 9 e Simpatia é Quase Amor prometem arrastar multidões

Por: Rafael Cavalieri

Banda de Ipanema
Banda de Ipanema: um dos blocos mais tradicionais do Rio (Foto: Ricardo Kurtz)

Banda de Ipanema

Um dos mais tradicionais da cidade, o cortejo, que festeja seu cinquentenário, compôs o enredo Rio, Logo Existo em homenagem aos 450 anos da cidade. Praça General Osório, s/nº, Ipanema. Sábado (14), 17h30.

+ Veja a lista de bailes de carnaval pela cidade

Bloco Areia

Com a desistência de outra atração local, o Azeitona sem Caroço, a Rua Dias Ferreira tem animação garantida no desfile do Areia, embalado por marchinhas e clássicos do samba em ritmo mais acelerado do que o tradicional. Rua Dias Ferreira, s/nº (entre Rua General Urquiza e Avenida Bartolomeu Mitre), Leblon. Domingo (15), 10h.

Bloco da Favorita

Criado pela promoter Carol Sampaio, o grupo mistura funk com samba e sempre conta com convidados surpresa. Avenida Prefeito Mendes de Moraes, s/nº, São Conrado. Sábado (14), 10h.

+ Veja a programação completa do Rio Marchinhas

Bloco das Carmelitas

O samba vencedor foi batizado como Vigésima Quinta Viagem, em referência ao aniversário de 25 anos do bloco que agita as ruas de Santa Teresa. Rua Almirante Alexandrino (na esquina da Diasde Barros e Ladeira de Santa Teresa), Santa Teresa. Sexta (13), 15h.

Bloco do Barbas

A agremiação fundada em 1985 apresenta este ano o samba 7 a 1 ou 171, composto por Noca da Portela, ao lado de seis parceiros. Rua Arnaldo Quintela, s/nº (esquina com Rua Assis Bueno), Botafogo. Sábado (14), 16h.

+ Confira a lista completa de blocos do carnaval carioca

Cordão da Bola Preta

Já são 96 anos deste que é um dos maiores blocos do Rio. O desfile também presta homenagem ao aniversário da cidade e a logo foi desenhada por Ziraldo. A madrinha Maria Rita, o padrinho Neguinho da Beija Flor e a porta-estandarte Leandra Leal estão confirmados. Rua 1º de Março, s/nº, Centro. Sábado (14), 7h.

Empolga às 9
Empolga às 9: foliões vão tomar Copacabana (Foto: Alexandre Camerini)

Empolga às 9

O bloco não tem o costume de divulgar maiores informações sobre o desfile. Estão garantidos, no entanto, o tradicional p­­ot-pourri de sambas e clássicos da MPB. Avenida Atlânica, s/nº (em frente à Rua Rainha Elizabeth), Copacabana. Sábado (14), 11h.

Escangalha!

Sambas de roda, de quadra e de enredo ditam o ritmo deste bloco que desfila na Gávea. No fim, um pot-pourri de marchinhas anima os foliões. Rua Orsina da Fonseca, s/nº, Gávea. Sábado (14), 10h.

Simpatia é Quase Amor
Simpatia é Quase Amor: multidão em Ipanema (Foto: Publius Vergilius)

Simpatia É Quase Amor

O segundo desfile da temporada repete o samba deste ano: Chegou o Simpatia é Quase Amor. Rua Teixeira de Melo, s/nº, Ipanema.Domingo (15), 17h.

Fonte: VEJA RIO