Arte colonial

Museu de Arte Sacra de Paraty reabre para visitação

Cerimônia de inauguração marcada para o próximo sábado (13) exibirá nova exposição do estabelecimento, que estava fechado desde 2011

Por: Redação Veja Rio - Atualizado em

MAS
Museu de Arte Sacra de Paraty (Foto: Divulgação)

Fechado desde 2011 para obras de restauração, o Museu de Arte Sacra de Paraty (MAS) reabrirá para visitação a partir do próximo sábado (13), quando haverá uma cerimônia de inauguração marcada para às 19h30. Um dos ícones da reabertura será a transladação da imagem de Santa Rita, que estava temporariamente alojada na Igreja Matriz de Nossa Senha dos Remédios. O transporte será feito via procissão, acompanhada pela população da cidade colonial. A solenidade também contará com apresentação da Banda Santa Cecília e do Coral da Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO).

+ Fiocruz lança ônibus para levar alunos ao Museu da Vida

O museu está localizado dentro do conjunto arquitetônico de Santa Rita, a Igreja mais antiga da cidade, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Com a reforma, o estabelecimento terá uma nova exposição permanente, que exibirá peças religiosas e festivas de outras três igrejas da cidade (Nossa Senhora dos Remédios, Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora das Dores). Entre as obras realizadas no período de interdição da casa, destacam-se a descupinização dos retábulos, recuperação da estrutura do telhado, a instalação de uma nova planta elétrica e luminotécnica. Obras expostas na fachada e no interior, além de objetos litúrgicos, também foram repaginados.

 

 

Fonte: VEJA RIO