VISÕES DO RIO

MAR abriga duas mostras de fotos da cidade

Individual do austríaco Kurt Klagsbrunn e coletiva de obras pertencentes a instituições francesas ocupam o museu

Por: Rafael Teixeira

Kurt Klagsbrunn
Fotografia de Kurt Klagsbrunn: austríaco se radicou no Rio, onde descobriu sua vocação com as câmeras (Foto: Kurt Klagsbrunn/Divulgação)

Duas exposições simultâneas no Museu de Arte do Rio, com abertura prevista para terça (14), trazem olhares variados sobre a cidade. Em Kurt Klagsbrunn, um Fotógrafo Humanista no Rio (1940-1960), estão reunidas cerca de 200 imagens clicadas pelo austríaco que se radicou no Brasil em 1939, fugindo do nazismo. Por aqui, onde descobriu sua vocação, Klagsbrunn (1918-2005) retratou cenas corriqueiras, do cafezinho no balcão a páreos no Jockey Club, além de celebridades, a exemplo do cineasta americano Orson Welles em sua passagem pela cidade.

Rogério Reis
Foto de Rogério Reis, da série Surfistas de Trem: parte do acervo da Maison Européenne de la Photographie, em Paris (Foto: Rogério Reis/Tyba/Divulgação)

Rio — Uma Paixão Francesa reúne 75 fotografias e vídeos pertencentes a acervos de instituições da França: Centro Georges Pompidou, Maison Européenne de la Photographie, Société Française de la Photographie e Musée Nièpce. Entre os brasileiros presentes estão Augusto Malta e Rogério Reis, este com seu emblemático registro de jovens surfistas de trem.

Museu de Arte do Rio. Praça Mauá, s/nº, Zona Portuária, ☎ 3031-2741. → Terça, 10h às 19h; quarta a domingo, 10h às 17h. R$ 8,00. Grátis às terças e no último domingo do mês. Meia-entrada para estudantes de escolas particulares e universitários. De quarta a domingo, grátis para alunos e professores da rede pública, crianças de até 5 anos e pessoas com mais de 60 anos. Até 9 de agosto. A partir de terça (14).     

Fonte: VEJA RIO