De graça

Central do Brasil recebe exposição sobre Machado de Assis

Com fotos do acervo da Biblioteca Nacional, mostra será aberta ao público nesta terça (24)

Por: Redação VEJA RIO - Atualizado em

Avenida Central no fim do século XIX e início do século XX
Avenida Central no fim do século XIX e início do século XX (Foto: Marc Ferrez)

A partir desta terça (24),  a Central do Brasil receberá uma exposição com 15 imagens do Rio antigo, de 1840 a 1910, cedidas pela Biblioteca Nacional, associadas a trechos de poemas de Machado de Assis. A ideia é relacionar a beleza feminina declamada às paisagens cariocas retratadas nas fotos, ilustrando a Cidade Maravilhosa como musa inspiradora do poeta. A mostra também contará com uma performance da atriz Krika Silva, que fará uma visita guiada falando sobre as obras expostas na galeria no dia da inauguração e percorrerá a estação do metrô interpretando textos machadianos. 

+ Exposição usa esculturas de botos para homenagear os 450 anos do Rio

Casa em que morou Machado de Assis no Cosme Velho
Casa em que morou Machado de Assis no Cosme Velho (Foto: Divulgação)

Ao longo da temporada da exposição, serão oferecidas sete oficinas de arte-educação, abertas ao público infanto-juvenil, direcionadas a instituições sociais e educacionais. Além disso, durante as oficinas, serão distribuídos gratuitamente entre os visitantes da mostra e participantes das atividades 220 exemplares do livro “Os Melhores Poemas de Machado de Assis”. Outras obras do escritor, como “Dom Casmurro”, “Quincas Borba”, “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e “O Allienista” estarão expostas na vitrine e disponíveis para empréstimo aos leitores cadastrados na Biblioteca Estação Leitura, localizada na Estação Central do MetrôRio.

+ Exposição retrata cariocas com seus animais de estimação

Copacabana e Ipanema do fim do século XIX e início do século XX
Copacabana e Ipanema do fim do século XIX e início do século XX (Foto: Marc Ferrez)

A mostra “O Rio de Machado de Assis e Seus Melhores Poemas” faz parte da primeira edição do projeto Vivências Lúdico-Literárias, promovido pelo Instituto Oldemburg e com apoio do MetrôRio e patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura por meio do Programa de Fomento à Cultura Carioca. A visitação é gratuita.

Projeto Vivências Lúdico-Literárias: “O Rio de Machado de Assis e Seus Melhores Poemas”

Local: Galeria de Arte e Literatura, anexa à Biblioteca Estação Leitura, na Estação Central do MetrôRio

A partir de 24 de março. Até maio.

Fonte: VEJA RIO