parabéns!

Theatro Municipal comemora 106 anos com programação gratuita

Concertos, balés e trechos de óperas estão entre as atrações com entrada franca nesta terça (14)

Por: Redação VEJA RIO

municipal.jpg
Thatro Municipal completa 106 anos com programação gratuita (Foto: Riotur)

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro completa 106 anos nesta terça (14) e, para celebrar a data, abre as portas ao público com uma extensa programação, toda gratuita. Das 10h às 20h, o espaço promove apresentações com seus três corpos estáveis – Balé, Coro e Orquestra Sinfônica –, além do grupo Os Pequenos Mozart e dos alunos da Escola de Dança, Artes e Técnicas do Theatro Municipal Maria Olenewa.

Theatro Municipal - Os Pequenos Mozart
Alunos da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa (Foto: Vânia Laranjeira)

O programa será aberto às 10h, no Foyer do Theatro, com o concerto do grupo Os Pequenos Mozart, formado por quinze crianças de 3 a 14 anos, sob a direção artística de Suray Soren. O conjunto é dono de um repertório vasto, que inclui obras de compositores clássicos e populares, como Beethoven, Paganini, The Beatles, Adoniran Barbosa, Tom Jobim e obras do folclore brasileiro.

Theatro Municipal - Alunos da EEDMO
Alunos da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa (Foto: Carlos Veras)

Às 11h, os alunos da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa sobem ao palco para apresentar as coreografias Suite en Pastel, Valsa das Horas (do ballet Coppélia), Mozart (com trechos de músicas de Mozart) e Composição.

+ Saiba mais sobre os concertos em cartaz na cidade

O Ballet do Theatro Municipal sube ao palco às 13h e às 15h, para apresentar os Programas I e II, respectivamente. Ambos os espetáculos reúnem coreografias extraídas de variados balés, como Giselle, O Lago dos Cisnes e Don Quixote, entre outros.

Theatro Municipal -  Karen Mesquita e Cícero Gomes
Os bailarinos Karen Mesquita e Cícero Gomes em Don Quixote (Foto: Sheila Guimarães)

Já às 17h, Solistas do Coro do Theatro Municipal apresentam um recital ao estilo ‘cortina lírica’, com repertório inspirado na Ópera Francesa. Encerrando a programação festiva, às 20h, o Coro e a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal apresentarão concerto com trechos de óperas de Richard Wagner e Giuseppe Verdi, sob a regência do Maestro Silvio Viegas.

Theatro Municipal - Coro e OSTM
Coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal (Foto: Caru Ribeiro)

Fonte: VEJA RIO