De braços abertos

Ideias inovadoras invadem a cidade

Rio é a primeira cidade da América do Sul a receber edição do TEDGlobal

Por: - Atualizado em

TED
(Foto: Divulgação/TED)

De 7 a 10 de outubro, o Copacabana Palace será a casa das mais criativas e inovadoras ideias do mundo. O hotel irá abrigar a primeira edição do TEDGlobal abaixo da linha do Equador, que irá usar o tema “South!” (sul, em português) para discutir o hemisfério onde está a maioria dos países em desenvolvimento que definirão “O próximo capítulo” – lema dos eventos do trigésimo aniversário do TED.

A sigla TED – Tecnologia, Entretenimento e Design – resumia bem as três áreas do conhecimento que norteavam a conferência quando tudo começou, em 1984, na Califórnia. Hoje, porém, as três letras representam uma plataforma digital de conhecimento que tem como objetivo reunir e multiplicar trabalhos inovadores em qualquer área. Cada palestrante que sobe ao palco do TED tem uma mensagem diferente e apenas 18 minutos para apresentar suas ideias.

TED
(Foto: Divulgação/TED)

A conferência em solo carioca reunirá 65 palestrantes e artistas de todo o planeta para um eclético programa de debates sobre questões sociais e políticas, educação, ciência, economia, cultura, arquitetura, artes e meio ambiente, entre outros assuntos. O programa das palestras do evento terá início na terça-feira, 07 de outubro, às 11h30, e irá até sexta-feira, 10 de outubro, às 13h. Serão 12 sessões de 90 minutos cada.

O dia 6 de outubro foi reservado para as palestras dos fellows – a nova geração de mentes que quebram padrões em todos os tipos de trabalho. Empreendedorismo, Biologia, Direito e Fotojornalismo são algumas das áreas contempladas pelos fellows desse ano. A turma é um exemplo da diversidade do TED: Constance Hockaday, uma artista norte-americana que constrói arte em barcos, é tão reconhecida quanto Sangu Delle, um em

TED
(Foto: Divulgação/TED)
TED
(Foto: Foto: Divulgação/TED)
TED
(Foto: Divulgação/TED)
preendedor ganês fundador da firma de investimentos que está mudando o cenário empresarial da África. 

TED
(Foto: Divulgação/TED)

Na manhã do dia 7, terça-feira, o TED University começa os trabalhos, seguido pelas primeiras sessões no palco principal. Ao todo, serão 12, divididas por temas: “histórias”, “reinicialização digital”, “cruzando fronteiras”, “trabalho de campo”, “tela urbana”, “tecnologia que dá poder”, “plantas baixas”, “lentes”, “necessidades básicas”, “ação lateral”, “espaços poderosos”, “lutadores”. Cada uma delas inclui a apresentação de um artista – cantores, dançarinos e até um malabarista.

Um dos principais nomes internacionais do evento é o do jornalista americano Glenn Greenwald, que revelou o escândalo da espionagem e monitoramento de informações feito pelo governo norte americano. Entre os palestrantes brasileiros estão o neurocientista Miguel Nicolellis, o diretor de cinema José Padilha, o artista plástico Vik Muniz e a chef Teresa Corção. No campo da música, o país está representado por Naná Vasconcellos e Casuarina, entre outros. Confira a programação completa aqui.

A beleza do TED, no entanto, é que você não precisa estar lá para assistir às palestras. Todas entram para o arquivo do próprio site, onde também está disponível material dos eventos organizados independentemente, com o apoio e orientação da equipe, chamados TEDx. O acervo está dividido em tópicos, mas também é possível acessar playlists prontas ou deixar-se surpreender com palestras aleatórias. E durante o evento carioca, diversos locais transmitirão ao vivo as palestras. Segundo Bruno Giussani, curador do TEDGlobal, as palestras – todas realizadas em inglês – terão tradução simultânea para o português. “Estamos muito agradecidos pela calorosa recepção do Rio. Por isso, queremos convidar grupos comunitários para assistirem à conferência gratuitamente pela internet”, afirmou.

TED
(Foto: Foto: Divulgação/TED)

O projeto TEDGlobal Para Todos disponibilizará a transmissão online para universidades, bibliotecas, centros comunitários e culturais, organizações sem fins lucrativos e ONGs com sede no Rio de Janeiro ou em Niterói. Trinta organizações já se inscreveram para participar e realizarão exibições ao vivo da conferência, que estarão abertas para suas comunidades. Abaixo, alguns dos lugares onde haverá transmissão ao vivo com tradução simultânea:

CDI Matriz - Rua Alice, 150 – Laranjeiras – www.cdi.org.br/Catete 92 - Rua do Catete, 92 | Casa 3 – Catete – http://www.catete92.comRio Criativo - Rua Frederico Silva, 86 – Centro – http://www.riocriativo.rj.gov.br/site/Swissnex Brazil - Rua Cândido Mendes, 157 | 12°andar – Glória - http://www.swissnexbrazil.org/Instituto Empreender - Av. General Justo, 275 – Centro –http://institutoempreender.orgCasa Sou.l  - R. Paschoal Carlos Magno, 100 - Santa Teresa - http://casasoul.com.br/Biblioteca Parque Estadual - Av. Presidente Vargas, 1261 – Centro - http://www.bibliotecasparque.org.br/ESPM Rio - Rua do Rosário, 90 – Centro - www2.espm.br/Templo Coworking - R. Duque Estrada, 41 – Gávea - www.templo.co/IMPA - Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - Estrada Dona Castorina, 110 - Jardim Botânico -www.impa.br/Cefet-RJ - Av. Maracanã, 229 – Maracanã - portal.cefet-rj.br/Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro - Praia do Flamengo, 100 - Cobertura http://www.itsrio.org/

Vale a pena conhecer o site do TED ou baixar gratuitamente as palestras em forma de podcast para aprender sobre os mais diversos assuntos ou aprofundar conhecimentos sobre uma área de interesse. Já foram oradores do TED Bill Gates, Jane Goodall, Stephen Hawking, Elizabeth Gilbert, Sir Richard Branson, Nandan Nilekani, Philippe Starck e Isabel Allende.

Para se tornar membro da organização é preciso se inscrever e pagar uma taxa anual que serve para manutenção dos eventos e programas do TED, além de um prêmio anual de um milhão de dólares dado a uma mente inovadora. É a maneira encontrada pela organização para se manter livre de patrocinadores que poderiam influenciar o conteúdo das palestras.

TED
(Foto: Foto: Divulgação/TED)

Fonte: VEJA RIO