CARNAVAL

Encontro de bambas

Projeto Rio Marchinhas, nos Arcos da Lapa, reúne grandes atrações do Carnaval carioca

Por: Rafael Sento Sé - Atualizado em

Daryan Dornelles / Divulgação
(Foto: Redação Veja rio)

Com tantos shows, bailes e desfiles pela frente, mesmo quem gosta de samba corre o risco

de chegar doente do pé à Quarta-Feira de Cinzas. É bom negócio, portanto, acompanhar a programação do projeto Rio Marchinhas, que, até terça (21), leva diversas estrelas da folia ao palco montado em frente aos Arcos da Lapa. Blocos, atrações requisitadas das casas noturnas das redondezas e bambas são reunidos em encontros promissores.

No domingo (19), a Orquestra Republicana, famosa por promover animados bailes de gafieira no Clube dos Democráticos, recebe o cantor e violonista Moacyr Luz. No programa, clássicos de Pixinguinha, Noel Rosa e Jackson do Pandeiro. Antes, na apresentação de abertura, o cantor e pandeirista Pedro Miranda mostra o repertório do excelente CD Pimenteira. O encerramento ficará aos cuidados do Bangalafumenga, agremiação liderada pelo compositor Rodrigo Maranhão. Na segunda (20), depois do Tempero Carioca e do Rio Maracatu, o Cordão do Boitatá entra em cena, integrado por músicos talentosos como o acordeonista Kiko Horta, o violonista Luiz Flávio Alcofra e o saxofonista e flautista Pedro Pamplona. Eles se inspiram no concorrido baile que promovem na Praça XV, tocando de Capiba e Sivuca a Bob Marley. Está confirmada a participação do mangueirense Nelson Sargento e da cantora Luiza Dionísio.

Na festa de despedida, na terça (21), a vez é do Regional Nacional. O conjunto costuma dar fino trato a choros e outros temas instrumentais, mas desta vez vai abrir espaço para canções ? interpretadas por Nina Wirtti, habituée do Carioca da Gema. Em seguida, se apresenta o Rancho Flor do Sereno. Inspirado em Carnavais do passado, o grupo evoca uma tradição iniciada no século XIX, desfiando composições em ritmos bem menos apressados do que os atuais. Encerra a noite a sensação da folia em 2011, o bloco Sargento Pimenta, com Beatles em versões batucadas.

Rio Marchinhas. Livre. Praça Cardeal Câmara, s/nº, Lapa, ? Cinelândia. Domingo (19) a terça (21), 18h. Grátis.

Fonte: VEJA RIO