CULTURA

Projeto homenageia poeta e escritor Paulo Leminski

Evento no Teatro Sesc Ginástico tem programação gratuita com show, filmes, debate, exposição e montagem teatral

Por: Redação VEJA RIO - Atualizado em

Paulo Leminski: evento homenageia os 70 anos do escritor
(Foto: Divulgação)

A partir desta quarta (1º), o Teatro Sesc Ginástico, no Centro, recebe o projeto inédito Leminski-Se Tenta, em comemoração póstuma aos 70 anos de nascimento do poeta, jornalista, escritor, compositor e roteirista Paulo Leminski. Em três dias, o evento reúne música, teatro, literatura e artes visuais em atrações gratuitas. O projeto propõe a convergência de diversas linguagens para apresentar a pluralidade criativa do artista curitibano.

Além das atrações no interior do teatro, o público também poderá se familiarizar com a obra de Leminki no foyer do espaço, onde estarão expostos totens com fotos e poemas, além de tablets para consulta de seus trabalhos e os dois livros mais emblemáticos da carreira do escritor: Poesia Total e Catatau – seu primeiro romance, publicado em 1975.

+ Veja mais eventos no Rio

Confira abaixo a programação completa:

QUARTA, 1º

19h - Show Leminskanções

Estrela Leminski em show em homenagem ao pai
(Foto: Denis Ferreira Neto)

A cantora e filha do escritor, Estrela Ruiz Leminski, idealizou o espetáculo ao lado de Téo Ruiz. A apresentação reverbera a influência da poesia nas obras musicais do artista e conta com a participação da cantora, pianista e compositora Ná Ozette. Leminski possui parcerias com mestres da MPB, como Caetano Veloso, Arnaldo Antunes, Zélia Duncan e Itamar Assunção, entre outros. O show é fruto de seis anos de pesquisas de Estrela para lançar o álbum homônimo - que reúne os arquivos musicais do poeta e traz composições inéditas do inspirado letrista, como Essa noite vai ter Sol e Se nem for Terra, vai transformar.

Duração: 90 minutos. Classificação: Livre.

QUINTA, 2

Leminski: A Poesia na tela

18h30 – Exibição do longa Ex-Isto, de Cao Guimarães.

O longa, protagonizado pelo premiado ator João Miguel, é livremente inspirado no livro Catatau. A história parte da hipótese histórica: “E se René Descartes tivesse vindo ao Brasil com Maurício de Nassau?”. O ator interpreta Descartes, pensador francês e pai da filosofia moderna, que nesta ficção envereda pelos trópicos sob o efeito de ervas alucinógenas.

Duração: 80 minutos. Classificação: 14 anos.

20h – Debate com Estrela Ruiz Leminski (cantora, poeta e filha de Leminski), Chacal (poeta) e Cao Guimarães.

Duração: 60 minutos. Classificação: livre.

21h – Exibição do curta Meu nome é Paulo Leminski, de Cezar Migliorin.

O filme retrata o imaginário do artista em uma história que apresenta o embate entre pai e filho em torno da poesia de Leminski. 

Duração: 5 minutos. Classificação: livre.

SEXTA, 3

Leminski: A poesia em cena

Descartes: monólogo interpretado por Nadja Naira
(Foto: Elenize Dezgeniski)

19h - Espetáculo Descartes com Lentes

Com montagem da Companhia Brasileira de Teatro, de Curitiba, o monólogo, interpretado por Nadja Naira, também é uma adaptação teatral do livro Catatau. A obra mítica de Leminski fala sobre a hipotética chegada de Descartes ao Brasil a convite do conde Maurício de Nassau. Na peça, com sua comitiva, repleta de cientistas, naturalistas, desenhistas e pintores, Descartes tenta desvendar e descrever as excentricidades do Brasil com toda a sua exuberância tropical.

Duração: 45 minutos. Classificação: 18 anos. 

O Teatro Sesc Ginástico fica na Avenida Graça Aranha, 187, Centro, e tem capacidade para 513 pessoas. Mais informações pelo telefone 2279-4027. 

Fonte: VEJA RIO