durante todo 2015

As melhores atrações da comemoração dos 450 anos do Rio

Até o fim do ano serão mais de 500 eventos espalhados pela cidade. Confira os destaques de cada mês

Por: Luna Vale - Atualizado em

rio de janeiro
A prefeitura programou diversas atrações ao longo do ano (Foto: Pedro Kirilos/Riotur)

+ 450 formas de curtir o Rio

A comemoração pelos 450 anos da função do Rio de Janeiro não ficará restrita apenas aos eventos do dia 1º de março. Mais de 500 atrações estão previstas para acontecer em toda a cidade pelos próximos dez meses do ano. De exposições a shows musicais, passando por exibição de filmes, oficinas, atrações internacionais, competições esportivas e caminhadas gratuitas para conhecer melhor o Rio. Por ser o mês do aniversário, março conta com o maior número de atividades: 77. A seguir, uma pincelada com os melhores programas de cada mês. A lista completa será constantemente atualizada (muitos ainda não têm data ou local definidos) no site do projeto Rio 450 anos.

+ Saiba quais são os patrimônios imateriais do Rio

+ Marcas criam peças para comemorar os 450 anos do Rio

MARÇO – 77 eventos

  • Programação O Rio de Janeiro no Cinema

Mostra comemorativa dos 450 anos da Cidade do Rio de Janeiro. Durante todo o ano de 2015 a Cinemateca do MAM exibirá filmes de diferentes épocas, sempre retratando o Rio. No mês de março serão apresentadas produções estrangeiras filmadas na Cidade. Serão exibidas obras de cineastas como Alfred Hitchcock, Marcel Camus, Arne Sucksdorff, Philippe de Broca e Thorton Freeland. Museu de Arte Moderna do Rio. Av. Infante Dom Henrique 85 / Parque do Flamengo.Até  dezembro.

  • O Rio de Janeiro de Debret
Expo debret
Exposição de Debret (Foto: Divulgação)

A exposição integra as comemorações dos 450 anos do Rio de Janeiro e prestigia o público com 120 aquarelas do artista francês Jean Baptiste Debret, que viveu no Brasil durante 15 anos, no período de 1816 a 1831.  Com enfoque na paisagem  carioca, na vida cotidiana, nos costumes e tipos populares daquele início do século XIX, as obras selecionadas para a mostra pela curadora Anna Paola Baptista pertencem ao acervo dos Museus Castro Maya. Centro Cultural dos Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20. Centro.De 5 de março a 3 maio

  • Dia 18 - ANIVERSÁRIO RIOZOO 70 ANOS

Em comemoração aos 70 anos do RioZoo, está sendo programada uma grande festa com extensa programação a partir do dia 18/03, se estendendo durante os dias 19, 20 e 21 de março. O público poderá participar de várias atividades, entre elas, educativas ambientais, recreativas, exposições de fotos, ganhar brindes temáticos, máscaras, além de se deliciar de um bolo gigante comemorativo, durante o parabéns que será realizado na Alameda Central do Zoo. Parque da Quinta Boa Vista, s/n - São Cristovão. De 18 a 21 de março.

  • Jogos Cariocas de Verão
Asa delta
(Foto: Silvestre Machado Opção Brasil Imagens)

Competições esportivas em diferentes modalidades, que acontecem em points genuinamente cariocas. No total, serão 18 modalidades disputadas em pontos diferentes do Rio de Janeiro. Do Parque Madureira à praia de Copacabana, os atletas se apresentarão em 5 etapas.

2ª etapa: Mar Dias: 28 de fevereiro e 1º de março Locais: praias da Joatinga e da Barra da TijucaCompetições: surf, stand-up paddle, kitesurfe e natação

3ª etapa: Montanha Dias: 7 e 8 de março Local: Lagoa e Parque da Catacumba Competições: escalada esportiva, slackline e trekking de regularidade

4ª etapa: Vento Dias: 14 e 15 de março Local: São Conrado Competições: asa delta e parapente

5ª etapa: Areia Dias: 21 e 22 de março Local: Copacabana, Leblon e Ipanema Competições: altinha, beach soccer, beach tênis, frescobol, futevôlei, handbeach e vôlei de praia

+ Dez músicas sobre o Rio de Janeiro

  • Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira – Série Rio 450 anos.

Programação do mês de março da OSB será toda voltada para celebração dos 450 anos do Rio na Cidade das Artes. No dia 21 de março a OSB apresentará na Cidade das Artes um concerto especial que incluirá, em parte do programa alguns arranjos sinfonicos de obras emblemáticas do repertório da MPB, ligadas a cidade do Rio de Janeiro tais como Garota de Ipanema, Águas de março e Cidade Maravilhosa, entre outras composições. Avenida das Américas, 5300 - Barra da Tijuca.

Rio 450 anos I - 07 de março de 2015, sábado, 16h

Rio 450 anos II - 08 de março de 2015, domingo, 18h

Rio 450 anos III (Especial Minha Alma Canta) - 21 de março de 2015, sábado, 16h

  • Samba nos trilhos/Especial Aniversário da Cidade.

Shows de samba de raiz em um espaço próprio para confraternização, com um jeito carioca na Central do Brasil. Esta edição especial pelos 450 anos do Rio contará com um repertório de sambas que exaltam a Cidade e suas maravilhas, tanto as belezas naturais como a figura do carioca.Central do Brasil. Praça Cristiano Ottoni,S/N. Centro.Dia 13 de março

ABRIL - 52

  • BICICLETADA DE SÃO JORGE (CIRCUITO DE QUINTINO AO CAMPO DE SANTANA)

Realização de um passeio ciclístico partindo da Quinta da Boa Vista em direção ao Campo de Santana para se integrar as festividades de São Jorge.

  • DIA DO CHORO

A celebração do Choro em seis palcos pela Cidade, para 450 minutos de choro durante os finais de semana.

  • RIO DE MÚSICA NO PALÁCIO
UFRJ
UFRJ: problemas com empresa terceirizada provocam atraso no período letivo (Foto: Divulgação)

Programação musical mensal a ser realizada no espaço interno do Palácio Universitário (Laguinho), com vistas a reforçar o ambiente de formação cultural no campus, além de divulgar a produção musical do Rio de Janeiro. Constará de apresentações de grupos musicais populares e eruditos, cujo repertório constará exclusivamente de obras de compositores cariocas. 7/4; 5/5; 2/6; 7/7; 4/8; 1/9; 6/10; 3/11; 1/12 (primeiras terças-feiras de cada mês) abril a dezembro

  • Tour Chorinho na Praça

Comemorando o dia nacional do Choro e o nascimento de Pixinguinha, o Rio Free Walking Tour promove um roteiro gratuito explorando a história do chorinho e sua importância para a construção da identidade cultural carioca. Largo do Machado e Praça São Salvador - dia 11.

  • EXPOSIÇÃO: A TRADIÇÃO DA PEDRA PORTUGUESA NO BRASIL

Elemento marcante em inúmeras calçadas do Rio de Janeiro, a exposição busca divulgaro trabalho e a tradição histórica da pedra portuguesa como um patrimônio cultural da nossa cidade. Museu Nacional de Belas Artes - 14 abril a 14 junho

MAIO – 58

  • RIOS NAS MONTANHAS: 450 ANOS DE HISTÓRIA

O evento Rio nas Montanhas busca desenvolver o sentimento de pertencimento do carioca com a cidade, destacando o uso recreativo, esportivo e de lazer das encostas e cumes e a intensa conexão emocional que as montanhas despertam na população. Para tal, a FEMERJ está programando uma sérei de atividades no maior centro de escalada em área urbana do planeta: a Urca. O evento é composto pela 28ª Abertura de Temporada de Montanhismo (ATM) e pelo Campeonato de Escalada Esportiva Rio450, além de oficinas e workshops de Segurança em Escalada, palestra com atletas e um festival de cinema e exposição chamados “Rio nas Montanhas”. Praça General Tibúrcio, Praia Vermelha. Urca - 1 a 3 de maio.

  • FESTIVAL INTERNACIONAL DE CIRCO - EDIÇÃO RIO450
Circo -
Festival Internacional de Circo (Foto: Edmilson de Lima/Imagem do Povo)

O maior festival circense da América Latina terá uma edição especial para o aniversário do Rio de Janeiro.  9 a 19 de maio Confira aqui a lista dos locais.

  • TURISMO CULTURAL NO BAIRRO IMPERIAL DE SÃO CRISTÓVÃO
Museu nacional
Fachada do prédio erguido em 1818: o atraso nos pagamentos paralisou a instituição, que recebe 5 000 pessoas por fim de semana nas férias (Foto: Reprodução)

O Turismo Cultural no Bairro Imperial de São Cristóvão é um roteiro cultural que promove a visitação, por meio de transporte e acesso gratuitos, a várias instituições culturais do Bairro Imperial de São Cristóvão/RJ. Quinta da Boa Vista, s/nº – São Cristóvão. 16 a 17 de maio, de 10 às 16h

  • RIO ANTIGAMENTE

Rio Antigamente é um projeto que resgata pinturas, fotografias, mapas dos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro e reconstrói partes da cidade em ambientes virtuais. Seja por meio de instalações itinerantes de realidade virtual, aplicativos de realidade aumentada ou aplicativos de storytelling interativo, o projeto busca resgatar décadas e séculos de história da cidade. Praça XV, Largo da Carioca, Praia de Copacabana, Castelo e Cinelândia - de maio a dezembro.

  • RIO HIP HOP - H2K - FESTIVAL INTERNACIONAL DE DANÇAS URBANAS

Grande encontro internacional de danças urbanas. O Rio Hip Hop Kemp, ou Rio H2K, reúne profissionais, amadores e iniciantes, das danças urbanas. Theatro Municipal, Teatro João Caetano, Teatro Imperator, Teatro Cacilda Becker e Cidade das Artes - 30 de maio a 8 de junho.

JUNHO - 59

  • EU AMO SÃO JOÃO RIO450

Dez encontros criativos em clima de "arraiá", realizados em espaços públicos, de forma gratuita, integrando dança, artesanato, moda, literatura, gastronomia, audiovisual, artes plásticas e cultura popular. Encontros para valorizar e celebrar a vocação do carioca de se reunir ao ar livre. Praça XV (6), Largo do Itararé - Complexo do Alemão (7), Igreja Santa Cecilia- Bangu (13), Praça Tiradentes (14), Parque dos Patins (14), Campo do Karatê - Cidade de Deus (20) ,Praça São Salvador (20), Praça Odilo - Santa Teresa (20), Praça do Carmo - Vila da Penha (27) e Parque da Madureira (28).

  • EXPOSIÇÃO RIO 24 HORAS NA FOTO

Exposição fotográfica de 24 fotógrafos, que retrata a vida da cidade e dos seus habitantes durante um dia útil no 450º aniversário da cidade do Rio de Janeiro. Biblioteca Parque Estadual - 9 de junho a 12 julho

  • FESTIVAL DE INVERNO do CADEG
cadeg-03.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

O Mercado Municipal do Rio de Janeiro como ponto de encontro dos cariocas entre junho e julho. Rua Capitão Félix, 110 - Benfica. 26 de junho a 10 de julho.

  • I CORRIDA E CAMINHADA RIO SEM PRECONCEITO

Em 2015 a Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual completa quatro anos de existência, e para marcar a data e celebrar os 450 anos do Rio, será realizada a I Corrida e Caminhada Rio Sem Preconceito, na Praia de Copacabana. A orla de uma das praias mais famosas do mundo sempre foi palco de concentrações e manifestações a favor da liberdade de expressão e competições esportivas. Praia de Copacabana - 28 de junho.

  • Tour Parque Lage
Parque Lage
Parque Lage: espaço recebe a abertura do evento (Foto: Reprodução)

O Rio Free Walking Tour promove um roteiro gratuito explorando a história romântica da construção do palacete. Rua Jardim Botânico, 414 - Jardim Botânico - 20 de junho.

  • ZÉ CARIOCA, FERNANDO LINDOTE E LOS AMIGOS

O personagem Zé Carioca é um dos emblemas da modernidade brasileira e carioca, índice dos processos de relação entre o Brasil e o mundo as quais, iniciadas no período colonial, encontram nesse personagem um curioso comentário sobre os estereótipos identitários construídos, desde então, sobre o povo brasileiro. Sua presença nessa cultura tem sido tema para muitos artistas e pesquisadores, cujos pensamentos e percepções sobre Zé Carioca se articulam na mostra Zé Carioca, Fernando Lindote e los amigos. Partindo da obra do artista gaúcho radicado em Florianópolis, Fernando Lindote – cuja trajetória é marcada por esse personagem e pela colaboração com um de seus principais ilustradores no Brasil, Renato Canini –, a exposição reúne uma constelação de ilustrações, documentos, objetos e obras que comentam lúdica e criticamente o personagem e o contexto histórico no qual está vinculado. Museu de Arte do Rio - Junho a setembro.

JULHO – 51

  • ARRAIÁ NA CENTRAL

Celebração dos festejos juninos com a presença de quadrilhas, barraquinha com comidas típicas e muito forró! Central do Brasil - 31 de Julho.

  • FESTIVAL INTERNACIONAL DE ANIMAÇÃO DO BRASIL - ANIMA MUNDI
anima mundi
O tradicional Anima Mundi é um dos eventos previstos para 2015 (Foto: Divulgação)

O Rio comemora aniversário junto do Anima Mundi, o maior festival de animação das Américas e o segundo maior do mundo. Julho e Agosto.

  • MARATONA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, EDIÇÃO RIO 450

A maior maratona do país acontecerá no dia 26 de julho. Além da corrida de 42 km, saindo do bairro do Recreio, as outras opções são a meia-maratona (21 km), que tem largada na Barra, na Avenida do Pepê, e a corrida de 6 km, no Aterro do Flamengo. A previsão da organização é de 24 mil participantes nas três corridas em 2015. 26 de julho.

  • PROJETO CULTURAL CAMINHOS DO RIO - ROTEIRO "ORIGEM DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO"

Serão realizados passeios culturais pelos principais monumentos históricos da Praça XV com base no caderno de atividades 'Caminhos do Rio - Origem da Cidade do Rio de Janeiro', publicação com 24 páginas ilustradas e coloridas. Cada participante ganhará um exemplar gratuitamente. Quem estiver interessado em participar do passeio deve se inscrever no site. Os roteiros acontecerão em todos os sábados do mês de julho. Em frente à Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, na Rua do Ouvidor - 4, 11, 18 e 25 de julho às 8h.

  • RIO 450 OFF ROAD
Grumari
Uma das poucas praias que manteve a vegetação nativa, merecia ganhar um ponto para contemplação de seu verde. O deck de 200 metros quadrados começou a ser construído em janeiro e deve ficar pronto até o dia 17. (Foto: Redação Veja rio)

Corrida Off road com percurso de 42 km , desde a largada na Pedra do Pontal percorrendo as Praias de Macumba, Prainha e Grumari tendo a Pedra do Telégrafo como o ponto mais alto do Evento. Recreio dos Bandeirantes, Prainha, Grumari, Guaratiba - 04 de Julho.

AGOSTO - 56

  • FESTIVAL DE TEATRO DA LÍNGUA PORTUGUESA - FESTLIP
festlip
Mais uma edição da Festlip (Foto: Divulgação)

Para homenagear os 450 anos do Rio, o Festlip propõe reunir cantores cariocas e intérpretes da língua portuguesa. 26 de agosto a 06 de setembro.

  • FESTIVAL DE ESCULTURAS DO RIO

Com o grande sucesso da realização da mostra Rio de Esculturas Monumentais, na Praça Paris, a mesma se torna o projeto piloto para a criação do Festival de Esculturas do Rio, que no período de 01 de agosto a 27 de setembro de 2015, estará aberto ao público com inúmeros projetos tendo a escultura como tema (exposições, palestras e filmes). Praça Paris, Parque Madureira, Centro Cultural Justiça Federal e Centro Cultural Ação Cidadania -1º de agosto a 27 de setembro de 2015.

  • RIO RINDO – CARTOON (LANÇAMENTO).

Mostra de cartoons sobre a cidade e oficinas para crianças e adultos se iniciarem na arte do desenho e da caricatura. Nas oito Naves do Conhecimento: Nova Brasília (Complexo do Alemão), Santa Cruz, Padre Miguel, Madureira, Irajá, Penha, Nova Aliança e Triagem - 26 de agosto.

SETEMBRO - 50

  • AO AMOR DO PÚBLICO-COLEÇÃO MAR

A formação do acervo do MAR tem se dado, majoritariamente, através de doações – de colecionadores, galerias, instituições diversas, artistas. As doações com mais de vinte peças conformam “fundos”, dedicados a núcleos significativos diversos da Coleção MAR. Em 2015, o MAR realizará uma exposição dedicada à sua coleção em período paralelo à feira ART RIO, visando fomentar o colecionismo no Rio de Janeiro e, a partir dele, a aproximação entre doadores e a Coleção MAR. A exposição apresentará o núcleo significativo dedicado à cidade do Rio de Janeiro: suas questões urbanísticas – sejam planos organizados como os de Pereira Passos, Carlos Nelson ou ocupações urbanísticas criadas por movimentos da população carioca (como as favelas e ocupações cariocas) –; suas questões socioeconômicas – segregações raciais (no século XVII com a escravidão e o preconceito racial velado que persiste até os dias de hoje), econômicas e culturais que afloram no dia-a-dia do habitante da cidade e, em especial, sua pujança cultural e simbólica. Museu de Arte do Rio - Setembro a janeiro de 2016

  • ART RIO 2015 - FEIRA INTERNACIONAL DE ARTE DO RIO DE JANEIRO
artrio-01.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

A feira de arte que é a mais importante em seu segmento, contribuindo continuamente para a cadeia produtiva da arte, chega à sua 5ª edição em 2015. 9 a 13 de setembro.

  • BIENAL DO LIVRO

O maior evento literário do país, a Bienal do Livro é um grande encontro que tem o livro como astro principal. A edição de 2015 celebra o Rio nos seus 450 anos. Rio Centro - 13 de Setembro.

  • FESTIVAL INTERNACIONAL DE LINGUAGENS - FIL

Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens, um festival para toda a família, irreverente como o Rio de Janeiro. 24 de setembro à 4 de outubro.

  • FESTIVAL RIO WINE & FOOD

Um festival de vinhos e gastronomia que percorre toda a cidade, com degustações e harmonizações. 28 setembro a 4 outubro

  •  SHOW QUARTETO AMERICANO BREAK OF REALITY E OSB - CIDADE DAS ARTES
Break-of-Reality
Grupo americano Break of Reallity é uma das atrações do ano (Foto: Divulgação)

Grupo americano de fusion music, o Break of Reality é composto por três cellos e um percussionista. Os músicos misturam a técnica clássica  com o rock. Sem data definida.

OUTUBRO – 50

  • 450 MINUTOS DE BOSSA NOVA

Shows de Bossa Nova no Parque Garota de Ipanema com artistas consagrados e da nova geração do gênero. Sem dia definido

  • EXPOSIÇÃO "PIXAR: 25 ANOS DE ANIMAÇÃO"
pixar
Exposição da Pixar já rodou o mundo (Foto: Divulgação)

Exposição interativa e multimidia, reunindo duas grandes instalações e mais de 600 obras de arte originais e filmes de animação, revelam toda a magia dos bastidores da criação dos filmes de animação. Esta expoisção foi realizada com sucesso em mais de 20 países, e agora chega inédita na América Latina. CCBB - Outubro a Dezembro.

  • FESTIVAL DO RIO

O Festival do Rio, um dos mais importantes do mundo e destino obrigatório para os principais destaques cinematográficos do ano, terá em 2015 um momento para os 450 anos da cidade. 01 a 15 de outubro.

  • TOUR SANTA TERESA
Bonde-Santa-Tereza
Visita guiada por Santa Teresa (Foto: Divulgação)

Rio Free Walking Tour promove roteiro em comemoração dos 500 anos de Santa Teresa D’ávila e o mês de nascimento de Benjamin Constant. 17 de outubro.

NOVEMBRO – 38

  • FESTIVAL CURTA DE CINEMA

O Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro - Curta Cinema 2015 celebrará seus 25 anos no período de 4 a 11 de novembro, no Estação Botafogo, Centro Cultural Justiça Federal, Parque Lage e demais espaços da cidade. O Festival Curta Cinema é o maior festival competitivo de curtas do país e o primeiro a ser qualificado para indicar seus vencedores para o Oscar. Além da exibição de filmes, realiza diversas atividades paralelas, como laboratório de projetos, workshop de direção, debates e sessões especiais para alunos da rede pública de ensino. 04 a 11 de novembro.

  • FESTIVAL GASTRONÔMICO CADEG

O bacalhau é o assunto principal durante o festival realizado no Mercado Municipal do Rio de Janeiro. 13 a 29 de novembro.

  • TOUR PEREIRA PASSOS
Theatro Municipal
Theatro Municipal: um dos lugares que serão observados durante a visita guiada (Foto: Alexandre Macieira/Riotur Divulgação)

Rio Free Walking Tour promove roteiro  sobre as obras e construções da reforma urbana do Rio de Janeiro no século XX. 21 de novembro.

DEZEMBRO - 28

  • EXPOSIÇÃO MILLÔR FERNANDES

Depositário do acervo de Millôr Fernandes desde 2013, o Instituto Moreira Salles prepara para o final de 2015 uma grande retrospectiva sobre a obra do autor carioca. 5 dezembro a 13 de janeiro de 2016.

  • FESTIVAL SAMBA D+

Grandes artistas do samba nacional reunidos para festejar o Dia do Samba. 2 de dezembro.

  • TOUR TRILHAS E AVENTURAS
Bondinho do Pão de Açúcar
Ano de criação: 1912 (Foto: Redação Veja rio)

Conhecendo a história do Pão de Açúcar e a sua exuberante natureza através do roteiro promovido pelo Rio Free Walking Tour. 19 de dezembro.

Fonte: VEJA RIO