agito no museu

Museu de Arte do Rio tem programação especial de verão

Projeto Verão no MAR traz, além de exposições, apresentações musicais e atividades infantis

Por: Thaís Meinicke - Atualizado em

Museu de Arte do Rio MAR
MAR promove atrações especiais na temporada de verão (Foto: Alexandre Macieira/Riotur)

O Museu de Arte do Rio preparou uma programação especial para cariocas e turistas aproveitem ainda mais o verão. Além das seis exposições que estarão em cartaz durante o período mais quente do ano – três delas com estreia entre dezembro e janeiro –, o espaço cultural oferecerá ainda atividades especiais para todos os públicos e virar cenário para festas e muita música.

A partir desta sexta (14), tem início a programação do MAR de Música, que ocupará o pilotis do museu quinzenalmente, com shows e festas gratuitas em parceria com o Circo Voador. Quem abre a programação é o DJ MAM. A agenda musical vai até o dia 6 de fevereiro, com atrações que incluem o coletivo Vinil É Arte, o músico Geraldo Júnior, o bloco Escravos da Mauá, a festa Disritmia, entre outros.

MAR de música
Artistas que integram a programação do MAR de Música (Foto: dIVULGAÇÃO)

Para acompanhar o horário de verão, o museu também estende seu funcionamento em duas horas às terças-feiras, até as 19h. Nesses dias, o fim da tarde será dedicado ao Conheça o MAR, com visitas panorâmicas destinadas ao público interessado em conhecer a história do museu e de seus arredores. Em janeiro, haverá ainda o programa Férias no MAR, com atividades para entreter os pequenos durante o recesso escolar.

Confira abaixo a programação musical completa e todas as atividades do Verão no MAR:

MAR DE MÚSICA

14/11 – Sotaque Carregado, com DJ MAM (17h30 às 22h)

Misturando raízes da música brasileira com batidas contemporâneas, o DJ MAM comemora o lançamento de seu primeiro disco autoral, Sotaque Carregado.

DJ MAM
DJ MAM abre a programação do MAR de Música (Foto: Patrick Gomes)

28/11 – Samba da Saúde (18h às 22h)

O Samba da Saúde é comandado pelo trio Zeh Gustavo, Raphael Moreira e Alexandre Nadai, todos moradores e artistas da região portuária do Rio.

12/12 - Vinil é Arte (de 17h30 às 22h) + Rafa Rocha (19h30 às 20h30)

Formado por seis DJs e pesquisadores musicais, que atuam há mais de uma década em prol da “cultura do vinil”, o coletivo está presente no Rio, em São Paulo e em Minas Gerais, e traz em suas apresentações uma visão única sobre a história da música lançada em vinil a partir de acervo de mais de 20.000 discos.

19/12 – DJ Dolores (de 17h30 às 22h) + Geraldo Júnior (19h30 às 20h30)

Depois de participar de diversos festivais ao redor do mundo e compor para o teatro e o cinema, o DJ Dolores esquenta a noite de verão no museu. Em seguida, Geraldo Júnior, do Ceará, reinterpreta a tradição musical nordestina com influência da estética pop.

9/1 – Velhos Malandros (18h às 22h)

Projeto de revitalização e resgate da história do samba, que envolve artistas reconhecidos, novos compositores e representantes das comunidades afro-brasileiras.

23/1 – Festa Disritmia | Música Brasileira (de 17h30 às 22h) + Leandro Joaquim (19h30 às 20h30)

Disritmia | Música Brasileira é a difusão da música brasileira sem aprisionamentos. A DJ Lili Prohmann comanda a pista durante todo o tempo, rompendo o marasmo com clássicos mais que eternizados.

Disritmia
A festa Disritmia da DJ Lili Prohmann também está entre as atrações (Foto: Patrick Gomes)

6/2 – Escravos da Mauá – Carnaval no MAR (18h às 22h)

Desde 1993 o grupo se encontra para pesquisar e divulgar a Praça Mauá por meio do samba, sua cultura e seus personagens imortais.

VERÃO NO MAR

TODA TERÇA

18h30 – Conheça o MAR

Visita panorâmica destinada ao público interessado em conhecer a história e as atividades do MAR. No percurso, serão abordadas a arquitetura dos prédios que compõem o museu, a região em que se situa, as exposições que realiza e a relação entre a Escola do Olhar e o Pavilhão de Exposições.

1h de duração, máx. 20 pessoas

Necessária a aquisição ou retirada gratuita de bilhete.

TODO SÁBADO

10h30 e 14h – Pergunte à Caixa

Convidamos o visitante a perguntar à caixa o tema e a exposição a ser explorada nesta visita mediada cujo percurso se constrói colaborativamente na relação entre educador e público.

1h de duração, máx. 20 pessoas

Necessária a aquisição ou retirada gratuita de bilhete.

TODO DOMINGO

14h – Conversa de Galeria

A Conversa de Galeria oferece ao público possibilidades de reflexão e discussão a partir de obras e questões presentes nas exposições. São instaurados temas provocadores que permitam criar uma rede de diálogo sobre arte, cultura e sociedade no momento atual. Mais detalhes na programação mensal.

1h de duração, máx. 20 pessoas

Necessária a aquisição ou retirada gratuita de bilhete.

14h às 16h – Atividade Educativa

Todo domingo, a equipe de educação do MAR traz uma proposta prática que pode envolver jogos, brincadeiras, performances, poesia e experiências com diferentes materiais, suportes e temáticas da arte e da cultura visual. A atividade educativa é para todas as idades e convida para uma relação coletiva com a arte. Mais detalhes na programação mensal.

15h – De Carteirinha (visita exclusiva para os Vizinhos do MAR)

A cada domingo, os moradores próximos terão a possibilidade de explorar as diferentes temáticas presentes nas exposições do MAR em uma visita mediada oferecida exclusivamente para os moradores dos bairros da Saúde, Santo Cristo e Gamboa. É necessário apresentar a carteirinha do programa Vizinhos do MAR.

1h de duração, máx. 20 pessoas

Necessária a retirada gratuita de bilhete mediante apresentação da carteirinha de Vizinho do MAR.

+ Confira mais atrações gratuitas na cidade

FÉRIAS NO MAR

Programação especial de janeiro.

TERÇA A DOMINGO

14h às 16h – Estação

Estação é um conjunto de atividades para todas as idades, que convida o público para uma relação coletiva com a arte. Em cada semana do mês de janeiro, a equipe de educação do MAR oferecerá uma série de atividades, em diferentes espaços do museu, a partir de uma temática semanal que pode envolver jogos, brincadeiras, poesia e experiências com diversos materiais, suportes e temáticas da arte e da cultura visual.

De 6/1 a 11/1 – É de Papel

Atividades para experimentar as possibilidades do papel.

De 12/1 a 18/1 – De Qualquer Forma

Serão experimentadas atividades e práticas artísticas que investigam as potências da forma.

De 2/1 a 25/1 – Jogos de Palavras

Diferentes usos e jogos com palavras.

De 27/1 a 31/1 – De Quem É?

Atividades e práticas artísticas exploram a ideia de apropriação.

O MAR fica na Praça Mauá, 5, Centro. Mais informações pelo telefone 3031-2741 e no site www.museudeartedorio.org.br.

 

Fonte: VEJA RIO