ROCK IN RIO

Hemorio convoca cariocas a doar sangue pelo Rock in Rio

Com o início do festival, Hemorio convida doadores a fim de garantir estoque de sangue para atender a possíveis emergências durante o evento

- Atualizado em

doacao-sangue.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Com o começo do Rock in Rio nesta sexta (13), o Hemorio convida os cariocas a doarem sangue a fim de garantir estoques suficientes para atender o público do evento. A expectativa é de que cerca de 650 mil pessoas pela Cidade do Rock nos sete dias de evento, sendo que quase 50% são turistas brasileiros ou estrangeiros. Hemocentro coordenador de todo o estado do Rio, o Hemorio abastece com sangue e derivados cerca de 200 unidades de saúde - entre emergências, maternidades e UTI?s - e está com os estoques abaixo do ideal.

Segundo a instituição, houve uma queda de 40% no número de comparecimentos diários nas últimas semanas. Os números são preocupantes às vésperas de um evento de grande porte, como o Rock in Rio, em que é preciso uma maior quantidade de bolsas de sangue para atender a possíveis emergências.

No Brasil, menos de 2% da população doa sangue com regularidade. Para que o Hemorio possa atender toda a demanda do estado, seria necessário que entre 3% e 5% dos moradores do Rio adotassem a prática pelo menos três vezes por ano. Para ser um doador, o voluntário precisa estar bem de saúde, levar um documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 68 anos e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário estar em jejum. O candidato deve evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsáveis. O modelo da declaração pode ser obtido através do site do Hemorio.

O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, 8, Centro, ao lado do Campo de Santana. As doações podem ser feitas todos os dias (inclusive sábados, domingos e feriados), das 7h às 18h. Há ainda 26 unidades de coleta de sangue públicas em todo o estado. Esclarecimento de dúvidas e os endereços e horários de funcionamento dos postos podem ser obtidos através do Disque Sangue, no telefone 0800 282 0708.

Fonte: VEJA RIO