é só chegar

Festival Lapalê leva maratona cultural para o bairro

Primeira edição do evento mescla literatura, passeios e música em dois dias intensos. Veja os detalhes

Por: Redação VEJA RIO

Lapale
Equipe do Lapalê: festival cultural na Lapa (Foto: Felipe Varanda)

Naturalmente um verdadeiro caldeirão cultural, a Lapa vai reforçar ainda mais sua vocação a partir desta quinta (23). É neste dia que terá início de maneira oficial a primeira edição do Festival Lapalê. O evento vai englobar uma feira literária, um fórum aberto de palestras batizado de Falapa, a mostra de cinema Lapavê, além de atrações musicais (Lapa Sonora) e passeios com historiadores. A programação acontece na Praça dos Arcos, na Lapa, e em espaços culturais da região.

+ Veja os principais shows da cidade

A abertura acontece no Teatro Odisseia em uma data emblemática. Na quinta (23), é celebrado o Dia Internacional do Livro e o Dia Nacional do Choro. Em razão disso, a partir das 19h, haverá apresentação do grupo Espírito do Choro, lançamento da antologia sobre a Lapa e pré-lançamento do livro “O som do vinil”, de Charles Gavin, ambos pela Ímã Editorial, além de discotecagem com vinil e música brasileira com Charles e o DJ Zé Octávio.

+ Sobram eventos culturais na cidade. Veja os demais

No sábado (25) e no domingo (26), as atividades se espalham por todo o bairro (veja os destaques abaixo e a programação completa no site oficial do evento). Na quarta (29), o encerramento terá um show de Marcos Sacramento no Bar Semente

Confira abaixo os destaques da programação.

Quinta, 23/4

Em comemoração ao Dia Internacional do Livro e ao Dia Nacional do Choro, haverá apresentação do grupo Espírito do Choro, lançamento da antologia sobre a Lapa e pré-lançamento do livro “O som do vinil”, de Charles Gavin, ambos pela Ímã Editorial, além de discotecagem com vinil e música brasileira com Charles e o DJ Zé Octávio.

Local: Teatro Odisseia

Entrada Franca

Sábado, 25/4

10h – Tour literário com o Rios de História: arquitetura, monumentos, história, visita às antigas residências de escritores que viveram na Lapa, bares tradicionais cafés literários (atividade gratuita) – Ponto de Encontro: Tenda Lapalê / Grátis

11h – Feira Literária na Praça dos Arcos – editoras, sebos, artistas, designers e lojas das instituições culturais da região da Lapa mostram suas produções – Praça dos Arcos

11h – Heloisa Fischer – performance na Praça dos Arcos

11h30 – Tour literário com o Rios de História em bares tradicionais - Ponto de Encontro: Tenda Lapalê / Grátis

13h – Performance do DJ Zé Octávio – Tenda Lapalê

14h – Ocupação Musical do Movimento “Cultura Salve Lapa”, com Leo Barata & Gabu, Mc's Dom Negrone , Aori , Jota , Gil Metralha e WF, Dj's: Zezinho , Marcelinho MG , Goranmo, a dupla Baré & Mouchoque e Kong Mc Funkero, Dj's Kymbo e Marcelinho MG Exposição de Vinil, com expositores Tropica Wax & Flavio Cesar - Escadaria Selarón

14h - Abertura com Marcelo Calero, Secretário Municipal de Cultura e Presidente do Comitê Rio 450

16h – Rio Maracatu – Cortejo do grupo musical na Praça dos Arcos

17h – Sarau Lapalê no Semente com Jacinto Correa, Zé Paulo Becker e Maria Rezende (Lançamento do livro “Carne do Umbigo”)

18h – Monte Alegre Hot Jazz Band (gratuito) – Sarau Bar

Domingo, 26/4

11h – Feira Literária na Praça dos Arcos – editoras, sebos, artistas, designers e lojas das instituições culturais da região da Lapa mostram suas produções (descontos definidos por cada expositor).

14h - Tweed Ride RIO (passeio ciclístico à moda antiga). Ponto de Encontro: Tenda Lapalê. (Material: mapa, envelope, lápis de cor, canetas, bicicletas, equilíbrio e imaginação. Figurino: Trajes de época que relembrem as décadas de 1930, 40 e 50)

17h – Show Marcos Sacramento (gratuito) – Sarau Bar (em frente ao painel de grafite da Lapa)

Quarta, 29/4

Festa oficial de encerramento do Festival Literário da Lapa com show de Marcos Sacramento.

Local: Semente.

Entrada: R$30

Serviço:

Datas do Festival: 25 e 26 de abril

Horário: das 10h às 19h | Exposição de editoras: das 11h às 18h

Local: Praça Cardeal Câmara - Arcos da Lapa - RJ e Espaços Culturais da Lapa

Contato: (21) 2266-1014

Confira a programação completa no site oficial

Fonte: VEJA RIO