ROCK IN RIO

Dez dicas para fotografar o Rock in Rio

Uma seleção de dicas para fazer as melhores fotos dos shows, seja com a câmera ou o celular

Por: Thaís Meinicke - Atualizado em

fotos-show.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

É praticamente impossível passar por todos os dias do Rock in Rio sem fazer nenhum registro do seu astro favorito ou das atrações da Cidade do Rock. Para isso, preparamos um guia com as dicas para que o público consiga fazer os melhores cliques do festival. Mas lembre-se, não é preciso ficar com o celular em punho durante todo o tempo. Assim como as fotos são capazes de eternizar momentos especiais, curtir com os amigos e viver intensamente o festival também têm o poder de torná-lo inesquecível.

1) Evite usar o flash para fazer fotos do palco. Além de não surtir efeito, pois a luz não tem alcance para chegar até o palco, caso ela chegue, sua foto perderá todo o charme e não mostrará a iluminação especial do show.

2) Enquanto a Cidade do Rock ainda não estiver muito cheia, dê uma volta para tentar perceber pontos estratégicos que podem render fotos mais bacanas. Encontre os melhores ângulos antes de o show começar, pois na hora do espetáculo é difícil ficar se locomovendo entre o público.

3) Em momentos de iluminação mais favorável, aproveite para fazer fotos individuais dos músicos em seus melhores ângulos. Serão fotos diferentes das clássicas que retratam uma visão geral do palco.

4) Com câmeras de celular, evite usar o zoon. Apesar de ser uma tentação para conseguir um registro mais próximo do seu ídolo, o zoom digital apenas reduz o tamanho da imagem e piora a qualidade da foto. Além disso, é maior a chance de tremer o celular e borrar a imagem, ainda mais ao fotografar algo em movimento. o zoom torna a câmera mais vulnerável aos movimentos, aumentando as chances de sua foto sair tremida.

5) Se quiser um registro em close do seu ídolo mesmo que não esteja tão perto do palco, fotografe sem zoon com a maior qualidade possível e, depois, corte a imagem em um programa de edição do celular ou do computador. Isso garantirá uma resolução melhor da foto.

6) Explore a Cidade do Rock. O festival é repleto de atrações que vão muito além do Palco Mundo. Um passeio pela Rock Street, por exemplo, pode render fotos incríveis.

7) Não corra o risco de ser furtado. Fique atento tanto ao celular quanto ao seu equipamento fotográfico. Na hora da empolgação e do contato corporal com o resto do público, qualquer distração pode custar caro.

8) Dispare diversas fotos de uma só vez quando for fazer um registro durante o show. As chances de pegar um ângulo ou luz especial, mesmo sem querer, ficam maiores.

9) Procure um ponto de apoio. Em ambientes mais escuros, qualquer movimento com a câmera pode deixar a imagem borrada. Um tripé portátil é uma boa saída para algumas situações, mas, uma dica para essas situações também é apoiar os cotovelos no tronco para dar mais estabilidade às mãos.

10) Explore as configurações do seu celular e deixe ele preparado para o momento do show. Em espaços tão amplos como a Cidade do Rock, em que é mais difícil ficar perto do palco, é recomendável deixar a câmera sempre preparada para fotos de alta qualidade, mesmo que isso signifique menos registros por conta da memória.

Veja também: Dicas para usar o Instagram

Fonte: VEJA RIO