cartoon

CCBB recebe evento dedicado aos quadrinhos

1º Quinzena de Quadrinhos da Travessa reúne cartunistas consagrados em encontros, debates e workshops

Por: Redação VEJA RIO

 quadrinhos
1ª Quinzena de Quadrinhos da Travessa (Foto: Reprodução)

A partir desta quarta (26), o Centro Cultural Banco do Brasil, no Centro, recebe a 1ª Quinzena de Quadrinhos da Travessa. Organizado pela rede de livrarias, o evento, que acontece até o dia 5 de dezembro, tem o objetivo de promover a cena brasileira dos quadrinhos. A programação inclui encontros, sessões de autógrafo, bate-papos, e palestras gratuitos com cartunistas consagrados do país, como André Dahmer, Allan Sieber.

Haverá ainda dois workshops, que acontecerão no auditória da Livraria da Travessa do Shopping Leblon. Os interessados devem se matricular antecipadamente e pagar uma taxa de inscrição.  

Confira a programação completa:

Quarta (26)

• 12h às 13h30 – Calçada externa do CCBB - Pintura ao vivo de Negahamburguer + apresentação da Banda Chaiss na Mala

Para celebrar a abertura da 1ª Quinzena dos Quadrinhos, a Livraria da Travessa e a Babilônia Cultura Editorial trazem para o CCBB a ilustradora paulista Evelyn Queiróz, sucesso na internet com a página Negahamburguer, que dá voz as mulheres por meio de seus desenhos. A artista criará ao vivo, com tintas e grafites, um mural especialmente para a 1ª Quinzena de Quadrinhos da Travessa. O som estará garantido com a banda Chaiss na Mala, que acompanhará a performance com uma jam imperdível.

Classificação: Livre | Entrada franca

• 18h às 20h – Auditório do CCBB, 4º andar Encontro & Debate: Mulheres e os Quadrinhos

Tema: Meninas também entendem de quadrinhos! Criadoras e criaturas: a representação das mulheres nas HQs e o papel feminino dentro e fora das páginas.

Mediação: Tatyane Menendes (livreira da Travessa e autora da página Porra TatyanA).

Convidados: Evelyn Queiróz (Negahamburguer); Roberta Araújo: criadora da página Mulheres nos Quadrinhos (RJ – Independente); Renato Lima (PocketsComics) e Beatriz Lopes (Zine XXX).

Classificação: 14 anos | Entrada franca mediante retirada de senha 1 hora antes do evento.

Negahamburguer
Evelyn Queiroz, a Negahamburguer, participa da abertura do evento (Foto: Reprodução Facebook)

Quinta (27)

• 10h às 12h – Auditório do CCBB, 4º andar – Espaço do Autor, com André Dahmer)

Bate-papo com autores da cena HQ brasileira. Os participantes poderão conhecer mais sobre o processo de criação, suas experiências e estilos. Uma oportunidade para a troca livre de ideias e questionamentos sobre técnicas, referências culturais e mercado profissional. A chance de ver de perto o trabalho de grandes quadrinistas.

Classificação: 14 anos | Entrada franca mediante retirada de senha 1 hora antes do evento | Limite de 20 participantes

• 18h às 20h – Auditório do CCBB, 4º andar – Encontro & Debate: Circuito Independente

Tema: O cenário da produção autoral e independente brasileira e a busca pela união de esforços. Como fazer acontecer? Os novos caminhos da internet, o mundo da autopublicação e as iniciativas editoriais desse mercado.

Mediação: Alzira Valéria (produtora e apaixonada por quadrinhos).

Convidados: Tiago Lacerda: criador e quadrinista da editora Beleléu (RJ – Beleleu); Sirlanney (Magra de Ruim) e Daniel Lafayette (Ultralafa)

Classificação: 14 anos | Entrada franca mediante retirada de senha 1 hora antes do evento

Sexta (28)

• 10h às 12h – - Auditório do CCBB, 4º andar - Espaço do Autor, com Rafael Coutinho)

Bate-papo com autores da cena HQ brasileira. Os participantes poderão conhecer mais sobre processo de criação, suas experiências e estilos. Uma oportunidade para a troca livre de ideias e questionamentos sobre técnicas, referências culturais e mercado profissional. A chance de ver de perto o trabalho de grandes quadrinistas.

Classificação: 14 anos | Entrada franca mediante retirada de senha 1 hora antes do evento | Limite de 20 participantes

• 15h às 17h – Auditório do CCBB, 4º andar – Encontro & Debate: Rio, Quadrinhos e Transmídia

Tema: O Rio de Janeiro nos quadrinhos, a cultura de carnaval e dos bate-bolas a partir da experiência transmídia do projeto Claun. Uma nova forma de criar histórias sobre a cidade.

Mediação: Tatyane Menendes (Porra TatyanA).

Convidados: Felipe Bragança, Diego Sanchez, Gustavo Moura Bragança e Daniel Sake (Claun).

Classificação: 14 anos | Entrada franca mediante retirada de senha 1 hora antes do evento

• 18h às 20h – Auditório do CCBB, 4º andar – Encontro & Debate: Baseado em Fatos Reais

Tema: Narrativas que dialogam com elementos da vida real. Alguns quadrinhos são meramente ficcionais ou uma confissão sobre o cotidiano e os relacionamentos pessoais de seus criadores? Quadrinistas falam sobre realidade e a ficção em suas obras.

Mediação: Fernando Caruso (ator, roteirista e apaixonado por quadrinhos).

Convidados: André Dahmer : autor de Os Malvados (RJ – Cia. Das Letras); Rafael Coutinho: autor de Cachalote e Beijo Adolescente (SP – Cia. Das Letras/Narval Comix) e Pacha Urbano (O Filho de Freud)

Classificação: 14 anos | Entrada franca mediante retirada de senha 1 hora antes do evento

André Dahmer
André Dahmer: cartunista conversa com o público na quinta (27) (Foto: Reprodução Facebook)

Sábado (29)

• 10h30 às 13h30 – Livraria da Travessa Shopping Leblon - Workshop Letras em Quadrinhos: a tipografia em HQs, com Vinicius Guimarães

Valor: R$ 175,00. Condicionado à lotação do auditório. Inscrições por e-mail: eventos@babiloniaeditorial.com.br ou pelos telefones: 3215-6783 e 3258-3365. Ao final do workshop, os participantes receberão um certificado de conclusão.

• 18h às 20h – Auditório do CCBB, 4º andar - Encontro & Debate: Quadrinhos Sujos

Tema: Quem disse que quadrinho é coisa de criança? Vários tipos de narrativa recheados de humor negro, acidez e polêmicas encontram-se no universo HQ. Seus representantes estão aqui.

Mediação: Telio Navega (Colunista).

Convidados: Allan Sieber (Toscographics), Fabiane Langona (Chiquinha e Patada com Carinho) e Pablo Carranza (SMEGMA e Revista Beleleu).

Classificação: 16 anos | Entrada franca mediante retirada de senha 1 hora antes do evento

Dias 1º, 3 e 5 de dezembro

• 10h30 às 13h - Livraria da Travessa Shopping Leblon - Curso O Livro Passa a Passo: do Prelo à Livraria - Ênfase em HQs, com Michelle Strzoda.Valor: R$ 390,00. Condicionado à lotação do auditório. Inscrições por e-mail: eventos@babiloniaeditorial.com.br ou pelos telefones: 3215-6783 e 3258-3365. Ao final do curso, os participantes receberão um certificado de conclusão.

CCBB. Rua Primeiro de Março, 66, Centro.

Livraria da Travessa Shopping Leblon. Avenida Afrânio de Melo Franco, 290, Leblon.

Fonte: VEJA RIO