gratuito

Caixa Cultural promove curso sobre histórias em quadrinhos

Alunos vão aprender sobre a importância das HQs no Brasil e no mundo

Por: Redação Veja Rio

Histórias em quadrinhos
(Foto: Divulgação)

A Caixa Cultural promove esta semana o curso gratuito De quadro a quadro: uma história das HQs. Ministrado por Karen Pinho, mestre em História Social e especialista em Histórias em Quadrinhos (HQ), as aulas de terça (2) a sábado (6) têm como objetivo mostrar importância dessa arte no Brasil e no mundo. As inscrições devem ser feitas pelo email dequadroaquadro2015@gmail.com.

Em cinco aulas de aproximadamente duas horas cada, o curso irá abordar temas como surgimento da caricatura e das charges, o nascimento dos gibis, os super-heróis e os mundos da Segunda Guerra e da Guerra Fria, os quadrinhos na era da contracultura e a explosão deles no Brasil dos anos 1980. Os participantes receberão material didático exclusivo, com capítulos referentes às aulas, bibliografia e ilustrações.

Nas aulas, os alunos vão tratar de dois aspectos dos quadrinhos: análise dos contextos históricos, que seriam as relações entre as HQs e o mundo no qual surgiam; e análise das linguagens específicas, desenvolvidas pelos quadrinistas para a criação das narrativas. “O curso tem a intenção de estimular a percepção dos participantes que as HQ permitem um rico diálogo entre suas histórias, o público leitor e a vida social, indo além do simples entretenimento”, explica Karen Pinho. 

De quadro a quadro: uma história das HQs - Caixa Cultural 

Data: 2 a 6 de junho (terça a sábado), terça a sexta, das 19h às 21 e sábado, das 10 às 12h.

Fonte: VEJA RIO