Continua após publicidade

20 de fevereiro

Por Da Redação
Atualizado em 5 jun 2017, 14h40 - Publicado em 2 fev 2012, 20h01

9h Volta, Alice

Comemorando sete anos, esta agremiação de Laranjeiras terá como tema a expectativa pelo fim do mundo – mas nada de baixo-astral, trata-se apenas de brincadeira. Sua bateria é formada por cerca de setenta ritmistas, e as cores são o preto e o branco. O nome do bloco veio de ?avançados estudos geográficos? sobre a região, como dizem os gaiatos fundadores. ?A Rua Alice tem características femininas, cheia de curvas e voltas?, observa Alex Simas, um dos seus mais antigos ritmistas.

CONCENTRAÇÃO 9h, na Rua Alice, esquina com a Rua das Laranjeiras, Laranjeiras. COMO CHEGAR. 406, 422, 570 e 2011, entre outros. PERCURSO Sobe a Rua Alice, parando na Rua Mário Portela. EXPECTATIVA DE PÚBLICO 8?000. REPERTÓRIO Sambas do próprio bloco, sambas-enredo e marchinhas. MAIS INFORMAÇÕES voltaalice@gmail.com.

12h Sargento Pimenta

Pular Carnaval ao som dos Beatles, em ritmo de samba? Sim, essa é a proposta do bloco Sargento Pimenta e o Clube dos Corações Solitários – nome completo -, agremiação que estreou em 2011 lotando ruas de Botafogo, e por isso mesmo transferida de lugar, agora no Aterro. Nas caixas, hits da banda inglesa ganham arranjos com batida brasileira. Seus integrantes costumam definir o Sargento como ?um projeto musical lúdico para foliões de todas as idades?. Por isso, nem mesmo os fãs mais radicais da pureza dos arranjos de Paul, John, George e Ringo conseguem deixar de balançar o esqueleto.

Continua após a publicidade

CONCENTRAÇÃO 12h, na Avenida Infante Dom Henrique, Aterro do Flamengo, em frente à Marina da Glória, Glória. COMO CHEGAR metro Glória (a 800 metros). 125, 175, 404 e 522, entre outros. PERCURSO Segue a Avenida Infante Dom Henrique (Aterro) até o Museu de Arte Moderna (MAM). EXPECTATIVA DE PÚBLICO 8?000. REPERTÓRIO Clássicos dos Beatles em ritmo de marchinha, ciranda e samba. MAIS INFORMAÇÕES ggitelman@globo.com.

14h Afoxé Raízes Africanas

O ijexá marca o ritmo deste bloco, que se utiliza de instrumentos como agogô, tumbadora e atabaque para dar um molho especial a composições dos próprios integrantes, muitas delas da lavra de Isabel de Oyá, uma de suas fundadoras. A agremiação nasceu em Belford Roxo, em 2002, com dançarinos que costumam se apresentar cheios de panos amarrados no corpo, com muitos laços, fazendo coreografias em homenagem a Oxum.

CONCENTRAÇÃO 14h, na Avenida Atlântica, em frente ao Posto 6, Copacabana. COMO CHEGAR metro General Osório (a 800 metros). 125, 132, 382 e 593, entre outros. PERCURSO Sai pela Avenida Atlântica, chegando à Rua Xavier da Silveira, em seguida retornando ao Posto 6. EXPECTATIVA DE PÚBLICO 15?000. REPERTÓRIO Ijexás. MAIS INFORMAÇÕES www.afoxeraizesafricanas.wordpress.com e raizesafricanas2006@yahoo.com.br.

Continua após a publicidade

14h AfroReggae

20-segunda-2.jpg
20-segunda-2.jpg ()

Duzentos ritmistas se apresentam neste bloco – nascido no grupo cultural homônimo – usando instrumentos nada convencionais: latas e galões que se misturam a surdos, tamborins, repiques e guitarras. Fica um som pesado, na medida para rocks e funks. Criado na década de 90, o AfroReggae se empenha, através das artes, em afastar crianças e jovens do risco de se envolver com o tráfico de drogas. Mas em dias de Carnaval não tem muito lugar para discurso, é só batucada e diversão mesmo. O tema de 2012 é Samurai.

CONCENTRAÇÃO 14h, na Avenida Vieira Souto, em frente ao Posto 8. COMO CHEGAR metro General Osório (a 800 metros) 175, 461, 503 e 1133, entre outros. PERCURSO Segue pela Avenida Vieira Souto na direção do Posto 9. EXPECTATIVA DE PÚBLICO 200?000. REPERTÓRIO Músicas da banda AfroReggae, clássicos do rock e MPB com arranjo funk. MAIS INFORMAÇÕES ☎ 2532-0422 e www.afroreggae.org.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.