BLOCOS

19 de fevereiro

- Atualizado em

9h Cordão do Boitatá

Hoje contando com quarenta sopros, o Boitatá apresenta REPERTÓRIO de canções clássicas do Carnaval - sem carro de som, para o clima ficar mais à moda antiga. Oito fundadores ainda compõem a linha de frente da banda: Kiko Horta (acordeão), Cris Cotrim (cavaquinho), Flávio Alcofra (violão), Thiago Queiroz (sax), Pedro Pamplona (sax), Ricardo Cotrim (percussão), Paulino Dias (percussão) e Mariana Bernardes (voz).

CONCENTRAÇÃO 9h, na Rua do Mercado, esquina com Rua do Ouvidor, Centro. COMO CHEGAR metro Uruguaiana (a 900 metros). 127, 132, 232 e 300, entre outros. PERCURSO Sai pela Rua do Mercado em direção à Praça XV, percorre o Paço Imperial e volta à Praça XV, onde então acontece um show, com palco montado. EXPECTATIVA DE PÚBLICO 50?000. REPERTÓRIO Sambas, maxixes, choros, marchinhas e baiões. MAIS INFORMAÇÕES www.cordaodoboitata.com.br.

10h Bangalafumenga

19-domingo-2.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Nascido como bloco em 1998, o Banga acabou dando origem à banda homônima - que faz sucesso em turnês de artistas como Marcelo D2 e Fernanda Abreu. Neste ano o universo do circo será o tema do desfile. Criado no Planetário da Gávea, sob o comando do poeta Chacal e dos músicos Rodrigo Maranhão e Celso Alvim, o Bangalafumenga volta a desfilar no Aterro, depois de já ter passado por Leblon, Flamengo, Centro e Jardim Botânico.

CONCENTRAÇÃO 10h, na Avenida Infante Dom Henrique, Aterro do Flamengo, entre a Marina da Glória e o Monumento aos Mortos da II Guerra Mundial, Glória. COMO CHEGAR metro Glória (a 500 metros). 132, 404, 413 e 484, entre outros. PERCURSO Vai pela Avenida Infante Dom Henrique (Aterro) até o Museu de Arte Moderna (MAM). EXPECTATIVA DE PÚBLICO 100?000. REPERTÓRIO Sambas clássicos e MPB, passando por Tim Maia, Elba Ramalho e Jorge Ben Jor. MAIS INFORMAÇÕES www.banga.com.br.

16h Simpatia É Quase Amor

Com o grito de guerra ?Alô, burguesia de Ipanema!?, o Simpatia nasceu na Praça General Osório às vésperas do Carnaval de 1985. Como padrinhos, Dona Zica, da Mangueira, e Albino Pinheiro, fundador da Banda de Ipanema, espécie de folião número 1 do Rio em sua época. Entre seus componentes mais famosos, alinhava-se o humorista Bussunda, que refletia a irreverência desse bloco amarelo e lilás, cores da caixinha de um remédio para a digestão.

CONCENTRAÇÃO 15h, na Praça General Osório, Ipanema. COMO CHEGAR metro General Osório. 125, 461, 512 e 593, entre outros. PERCURSO Sai pela Rua Teixeira de Melo, entra na Avenida Vieira Souto e vai até o Posto 10. EXPECTATIVA DE PÚBLICO 80?000. REPERTÓRIO Sambas-enredo, marchinhas e canções autorais do bloco. MAIS INFORMAÇÕES www.sitesbrasil.com/simpatia e www.sebastiana.org.br. Confira também o desfile do dia 11.

16h Toca Rauuul

19-domingo-1.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Com quinze componentes na banda, este bloco foi criado em 2011 e homenageia Raul Seixas, figura das mais importantes do rock brasileiro. Seus músicos portam guitarras, baixos, mas também, claro, cavacos e percussões. Para este ano eles prometem figurinos caprichados, bonecos e efeitos visuais. Nas cores azul e amarelo, o Toca faz o estilo concentra mas não sai, tocando os sucessos de Raul em ritmo de frevo, maracatu e marchinha.

CONCENTRAÇÃO 15h, na Praça Tiradentes, Centro. COMO CHEGAR aUru­guaiana (a 800 metros). 206, 226, 335 e 503, entre outros. PERCURSO Fica parado. EXPECTATIVA DE PÚBLICO 2?000. REPERTÓRIO Músicas de Raul Seixas MAIS INFORMAÇÕES www.tocarauuul.com.br e contato@tocarauuul.com.br.

18h Cacique de Ramos

O Grêmio Recreativo Cacique de Ramos - sim, esse bloco é tão importante que seu nome se parece até com o das escolas de samba - nunca deixou de se apresentar no Carnaval desde sua fundação, em 1961. Tombado como patrimônio cultural da cidade, em 2012 será enredo da Mangueira (por isso não vai sair na segunda, mas os desfiles de domingo e terça estão mantidos). Tem entre seus fãs Zeca Pagodinho, Beth Carvalho e Arlindo Cruz.

CONCENTRAÇÃO 18h, em frente à Igreja da Candelária, na esquina das avenidas Presidente Vargas e Rio Branco, Centro. COMO CHEGAR metro Uru­guaiana (a 300 metros). 232, 277, 300 e 415, entre outros. PERCURSO Pega a Avenida Rio Branco na direção da Cinelândia. EXPECTATIVA DE PÚBLICO 40?000. REPERTÓRIO Sambas do próprio bloco, de cantores como Arlindo Cruz e Beth Carvalho e de grupos como Fundo de Quintal. MAIS INFORMAÇÕES 3553-7701 e www.caciquederamos.com.br. Tem mais Cacique no dia 21.

Fonte: VEJA RIO