BLOCOS

12 de fevereiro

- Atualizado em

9h Gigantes da Lira

12-domingo-2.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Neste aqui as crianças têm vez. Desde 1999 os Gigantes da Lira vêm reunindo foliões mirins de Laranjeiras e adjacências. O bloco foi idealizado pela atriz e diretora Yeda Dantas, tem como padroeiros São Cosme e São Damião e não utiliza carro de som. Comuns por ali são os palhaços, negas-malucas e artistas com pernas de pau. Um boneco de 4 metros de altura, inspirado no Carnaval de Olinda, todo ano faz a festa da garotada.

CONCENTRAÇÃO 9h, na Praça Aliança, Rua General Glicério, Laranjeiras. COMO CHEGAR 184, 498, 569 e 2011, entre outros. PERCURSO Sobe a Rua General Glicério, volta pela Rua General Cristóvão Barcelos. EXPECTATIVA DE PÚBLICO 6?000. REPERTÓRIO Marchinhas e músicas infantis, do próprio bloco. MAIS INFORMAÇÕES www.sebastiana.org.br.

10h Suvaco do Cristo

12-domingo-1.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

O maestro Tom Jobim costumava dizer que em sua casa tudo mofava, pois ele morava "embaixo do sovaco do Cristo". Foi ali pelo Horto, sob uma linha reta da axila direita da estátua do alto do Corcovado, que nasceu em 1985 o Suvaco do Cristo, com "u" mesmo, para dar uma bossa. Verde e azul, a agremiação já teve sambas assinados por feras como Lenine e Chacal. No comando da bateria, como sempre, estará o mestre Filipão, do Morro Dona Marta.

CONCENTRAÇÃO 10h, em frente ao Bar Joia, na esquina das ruas Faro e Jardim Botânico. COMO CHEGAR 179, 409, 511 e 2014, entre outros. PERCURSO Segue pela Rua Jardim Botânico até a Praça Santos Dumont, na Gávea. EXPECTATIVA DE PÚBLICO 30?000. REPERTÓRIO Sambas do bloco. MAIS INFORMAÇÕES www.suvacodocristo.com.br e www.sebastiana.org.br.

11h Fogo e Paixão

Deixe o preconceito de lado e se entregue ao som brega, neste que é um dos mais novos blocos da cidade. O padrinho, claro, não podia ser outro: o cantor e compositor Wando, aquele que no palco costuma receber rajadas de calcinhas, arremessadas pelas fãs. No REPERTÓRIO, canções de artistas como Sidney Magal e Rosana e de grupos como o Roupa Nova. Cerca de oitenta batuqueiros vindos de diferentes escolas de samba formam a bateria.

CONCENTRAÇÃO 11h, no Largo de São Francisco, Centro. COMO CHEGAR metro Uruguaiana (a 300 metros). 107, 217, 296 e 415, entre outros. PERCURSO Fica parado. EXPECTATIVA DE PÚBLICO 2?000. REPERTÓRIO Músicas românticas e populares. MAIS INFORMAÇÕES blocobregafogoepaixao@gmail.com e www.facebook.com/blocofogoepaixao.

12h Escravos da Mauá

12-domingo-3.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Em 1993, um grupo de amigos, todos eles funcionários do Instituto Nacional de Tecnologia, fundou este bloco, cujo nome faz alusão à grande quantidade de trabalho da empresa. De lá para cá, a agremiação cresceu - para muitos tornou-se até maior do que devia ser. Neste ano, o enredo Um Rio Azul e Amarelo faz uma homenagem à cidade, com a bateria do mestre Penha, cordas e percussão a cargo do autointitulado Fabuloso Grupo Eu Canto Samba.

CONCENTRAÇÃO 12h, no Largo de São Francisco da Prainha, Praça Mauá, Centro. COMO CHEGAR metro Uruguaiana (a 800 metros). 177, 261, 349 e 390, entre outros. PERCURSO Sai pela Rua Sacadura Cabral, passando pela Praça Mauá e pegando a Avenida Rio Branco; depois entra na Avenida Visconde de Inhaúma e na Rua Marechal Floriano, retornando para a Praça Mauá pela Rua do Acre. EXPECTATIVA DE PÚBLICO 15?000. REPERTÓRIO Sambas do próprio bloco. MAIS INFORMAÇÕES www.sebastiana.org.br.

12h Tamo Junto

O maior bloco da Zona Oeste, o Tamo Junto costuma reunir famílias inteiras, da criança à vovó, que se esbaldam atrás dos trios elétricos que comandam a brincadeira - desta vez serão quatro carros. O tema escolhido para 2012 foi Tamo Junto Summer, que enfatiza o verão carioca, e a bela Thatiana Pagung estará no posto de madrinha pelo quinto ano seguido. Nos intervalos da batucada, DJs assumem as carrapetas, e o som não para nunca.

CONCENTRAÇÃO 12h, na Rua Figueiredo Camargo, esquina com a Rua Irerê, Padre Miguel. COMO CHEGAR Estação Padre Miguel. 392, 684, 743 e 800, entre outros. PERCURSO Segue pela Rua Figueiredo Camargo, indo até a esquina da Rua Antenor de Carvalho. EXPECTATIVA DE PÚBLICO 70?000. REPERTÓRIO Sambas-enredo, marchinhas, MPB, funk e axé. MAIS INFORMAÇÕES blocotamojunto@hotmail.com e www.blocotamojunto.com.br.

12h Timoneiros da Viola

Uma das novidades mais celebradas do Carnaval de 2012 é este bloco, idealizado pelo sambista Paulinho da Viola e pelo jornalista Vagner Fernandes. Mas nada de cantar só as composições do príncipe da azul e branca. No repertório, estão clássicos de Bide, Marçal, Pixinguinha, Nelson Cavaquinho, Cartola, Donga, Aniceto - a lista parece infinita. A festa será comandada pela Velha Guarda da Portela, criação do próprio Paulinho na década de 70.

CONCENTRAÇÃO 12h, na Praça Paulo da Portela, em frente à Portelinha, Madureira. COMO CHEGAR Estação Madureira. 261, 277, 650 e 928, entre outros. PERCURSO Sai pela Rua Clara Nunes, seguindo por Carolina Machado, Alfeu Faria, Carvalho de Souza, Estrada do Portela, e retornando à Clara Nunes. EXPECTATIVA DE PÚBLICO 50?000. REPERTÓRIO Clássicos do samba. MAIS INFORMAÇÕES www.timoneirosdaviola.com.br.

14h Banda da Barra

Por desfilar bem na orla da Barra da Tijuca, este bloco (tradicionalmente puxado por um bonde) acaba misturando foliões fantasiados com banhistas que saem da areia ou da água e vão direto para o asfalto, vestidos do jeito que estão. Fundada nos anos 80, a agremiação costuma juntar ritmistas de escolas como Portela e Mocidade, além de integrantes do Cordão da Bola Preta, em plena Avenida Lúcio Costa (ex-Sernambetiba).

CONCENTRAÇÃO 14h, na Avenida Lúcio Costa, próximo ao número 3646, ao lado do Condomínio Betom. COMO CHEGAR 179, 523, 705 e 2113, entre outros. PERCURSO O bloco segue pela Avenida Lúcio Costa até a Praça do Ó. EXPECTATIVA DE PÚBLICO 40?000. REPERTÓRIO Sambas-enredo e marchinhas. MAIS INFORMAÇÕES www.bandadabarra.com.br.

14h Bloco da Preta

Cantora sempre animada e polêmica, que já foi rainha de bateria (da Mangueira) apesar de estar longe dos padrões estéticos vigentes para o cargo, e que mesmo rechonchuda não teve medo de posar nua na capa de seu CD, Preta Gil um dia se apaixonou pela folia de rua carioca. Em 2010, nascia o seu bloco, logo de cara um sucesso de público - eclético, bem-humorado e com forte presença gay. O som é típico de trio elétrico, e ela pode cantar até músicas da Xuxa.

CONCENTRAÇÃO 14h, em frente à Igreja da Candelária, na esquina das avenidas Rio Branco e Presidente Vargas, Centro. COMO CHEGAR metro Uruguaiana (a 200 metros). 121, 226, 310 e 474, entre outros. PERCURSO Vai pela Avenida Rio Branco até a Cinelândia. EXPECTATIVA DE PÚBLICO 200?000. REPERTÓRIO Samba, funk, forró, MPB e sertanejo. MAIS INFORMAÇÕES www.pretagil.com.br.

15h Vai Tomar no Grajaú

Em busca de samba e diversão, sem atravessar nenhum túnel para a Zona Sul nem ter de pegar metrô ou ônibus para o Centro, um grupo de amigos fundou, em 2008, o Vai Tomar no Grajaú. A bateria do mestre Paulo é formada por quarenta moradores do bairro, que fazem a festa tocando o hino do bloco, além de outros sambas famosos. O clima é descontraído, familiar (apesar do trocadilho do nome), com crianças e adultos se divertindo geralmente fantasiados.

CONCENTRAÇÃO 15h, na Avenida Engenheiro Richard, esquina com a Rua Mearim. COMO CHEGAR 226, 434, 435 e 503. PERCURSO Sai em direção à Praça Edmundo Rego, dando uma volta no local e retornando ao ponto de partida. EXPECTATIVA DE PÚBLICO 1?500. REPERTÓRIO Sambas do próprio bloco e sambas-enredo populares. MAIS INFORMAÇÕES www.vaitomarnograjau.blogspot.com.

Empolga às 9

Estes aqui são mesmo feras da batucada. O bloco tem bateria própria (com sessenta componentes), e não precisa pegar emprestados ritmistas de escolas ou agremiações mais tradicionais. Sua história é nova, iniciada em 2003 - e faz a cabeça da galera jovem, com um REPERTÓRIO que junta maracatu e funk, Tim Maia e Ben Jor. E também samba de verdade, marchinhas e frevos. O tema deste ano é o Cristo Redentor, que em 2011 completou oitenta anos de idade. O enredo sobre o monumento vem se somar a uma série de outros bons motes, laudatórios ou irreverentes, que o Empolga tem apresentado nos últimos desfiles, como os tropeços da seleção e o aquecimento global.

CONCENTRAÇÃO 15h, no Posto 9, Ipanema. COMO CHEGAR a Praça General Osório (a 800 metros). 175, 433, 523 e 593, entre outros. PERCURSO Fica parado. EXPECTATIVA DE PÚBLICO 10?000. REPERTÓRIO Sambas-enredo antigos, frevos, MPB e samba-funk. MAIS INFORMAÇÕES www.empolga.com.br. Tem mais Empolga às 9 no dia 18.

Fonte: VEJA RIO