esporte e saúde

Programação gratuita comemora o Dia Mundial da Atividade Física

Promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde, atividades acontecem em diferentes pontos da cidade

Por: Redação VEJA RIO - Atualizado em

Academia Carioca
Programa Academia Carioca promove atividades gratuitas em diferentes pontos do Rio (Foto: Divulgação)

A partir desta quarta (1°), uma série de atividades gratuitas em diferentes pontos da cidade comemoram o Dia Mundial da Atividade Física e pelo Dia Mundial da Saúde, celebrados na segunda (6) e na terça (7), respectivamente. Através do Programa Academia Carioca, da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura promove uma programação teve início no Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, e continuará nos dias 2, 7, 9, 10 e 11 de abril.

+ Leia mais notícias sobre esportes

Entre as atividades oferecidas com o objetivo de mobilizar a população por uma vida mais saudável, há caminhadas, aulas de dança e alongamento, slackline, hidroginástica, oficinas de memória e cinema. Profissionais de saúde darão orientações sobre temas como alimentação saudável, tabagismo, tuberculose, entre outros.

No sábado (11), no encerramento da programação, será realizada uma caminhada na trilha no Parque Babilônia, no Leme. Todas as atividades são abertas para a população em geral.

+ Começa a venda de ingressos para a Olimpíada

Confira a programação completa:

Quarta (1º)

  • Centro Esportivo Miécimo da Silva (Rua Olinda Ellis, 488, Campo Grande), das 8h às 11h: aula com exercícios aeróbicos e dança com ênfase no trabalho de equilíbrio e capacidade cardiorrespiratória.
  • SEST/SENAT de Paciência (Rua Cesário de Melo, 11.806), das 8h às 11h: aulas de hidroginástica, dança no ritmo da zumba e sessão de cinema com exibição de um curta metragem brasileiro.

Quinta (2) 

  • Arcos da Lapa, das 8h às 11h30: ações de promoção em saúde com bate-papo sobre saúde bucal, hipertensão, alimentação saudável e qualidade de vida. Haverá também aula de dança, ginástica e slackline.
  • Quadra da Unidos do Jacarezinho (Avenida Dom Helder Câmara, 2.233), das 7h às 12h: circuito de atividades físicas, ações educativas sobre diabetes, hipertensão, mortalidade materno-infantil, dengue, entre outros. Desfile da musa e do muso do Programa Academia Carioca da AP 3.2 (Grande Méier) e concurso de talentos "O que eu faço bem".

Terça (7)

  • SESC Madureira (Rua Ewbanck da Câmara, 90), das 8h às 13h: circuito de atividades físicas, capoeira, aula de defesa pessoal, oficinas de badminton e slackline, aulão de dança e alongamento.
  • Vila Olímpica Manoel Gomes Tubino (Rua Cândido Benício, 2.973, Jacarepaguá), das 9h às 14h: ações de promoção em saúde com bate-papo sobre saúde bucal, prevenção de DSTs com RAP da Saúde, oficina de memória, hidroginástica, aulas de alongamento, aerobox, slackline, aula de dança com ritmos modernos, além de bingo da alimentação saudável.

Quinta (9) 

  • Clínica da Família Recanto do Trovador (Rua Visconde de Santa Isabel, 272, Vila Isabel), às 9h: apresentação de atividades e ações de educação em saúde, através de tendas distribuídas por temas sobre alimentação, atividade física, relaxamento, entre outros.

Sexta (10)

  • Vila Olímpica Mestre André (Rua Marechal Falcão, s/nº, Padre Miguel), das 8h30 às 11h: aulas de dança, alongamento, pa tuan chin, auriculoterapia, além de ações educativas sobre pé diabético, tuberculose, tabagismo, prevenção e combate à dengue. Durante o encontro haverá exposição do grupo de artesanato do Centro Municipal de Saúde Padre Miguel.

Sábado (11)

  • Parque Babilônia, no Morro da Babilônia, no Leme, a partir das 8h30: caminhada na trilha do parque. 

Fonte: VEJA RIO