Esporte

Pan de Toronto terá recorde de atletas brasileiros

Faltando 100 dias para a competição na cidade canadense de Toronto, delegação brasileira já conta com 460 atletas

Por: Redação Veja Rio - Atualizado em

Pan de Toronto
Pan de Toronto: Brasil envia delegação recorde (Foto: Divulgação)

A 100 dias dos jogos do Pan-Americanos de Toronto em 2015, a delegação brasileira já conta com 460 atletas. A competição continental será a última oportunidade do Comitê Olímpico do Brasil (COB) reunir uma delegação multiesportiva de porte antes da Olimpíada de 2016.

+ Venda de ingressos para a Olimpíada começa nesta terça (31)

+ A um ano da Olímpiada, Rio corre para despoluir a Baía de Guanabara

+ Deodoro ganha corredeira artificial para prova olímpica de canoagem

O Brasil embarcará para o Canadá quebrando um recorde. Previsto para ter um total de 600 atletas, este será o maior contingente enviado para um evento esportivo fora do país. A maior delegação brasileira em todas as edições de Jogos Pan-americanos participou do Rio 2007, com 660 atletas. Em Guadalajara 2011 foram 515. Atualmente o país já conta com 460 vagas garantidas na competição continental, que será realizada entre 10 e 26 de julho, no Canadá.

O COB e as Confederações Brasileiras Olímpicas utilizarão os Jogos de Toronto como um estágio na preparação para os Jogos Olímpicos Rio 2016. A meta do COB em Toronto é colocar os atletas de elite que formam o chamado Time Brasil entre os três principais países no quadro total de medalhas das modalidades olímpicas e superar o número de pódios de Guadalajara 2011 (141 medalhas, sendo 48 de ouro, 35 de prata e 58 de bronze).

Em virtude do calendário de Campeonatos Mundiais em 2015, algumas modalidades não levarão seus principais atletas para o Canadá. Em Toronto, o Time Brasil competirá em todas as modalidades olímpicas e em seis pan-americanas - boliche, caratê, esqui aquático, patinação artística, softbol e squash. O Brasil não enviará representantes nas seguintes modalidades: beisebol, hóquei sobre grama (feminino), raquetebol e patinação velocidade. Para algumas modalidades, os Jogos Pan-americanos serão a chance de confirmar vagas no Time Brasil do Rio 2016. 

Os Jogos Pan-americanos Toronto 2015 reunirão mais de 6 mil atletas de 41 países das Américas na disputa por medalhas em 36 esportes e 52 modalidades.

 

Fonte: VEJA RIO