suando a camisa

Lutas em versões fitness ganham espaço nas academias

Artes marciais são integradas a exercícios fitness para maio gasto calórico

Por: Thaís Meinicke

Se com a popularização do MMA no país, as aulas de luta viraram moda nas academias, agora elas ganham uma nova vertente. Focadas em quem procura conhecer os movimentos das artes marciais aliados a um alto gasto calórico, as aulas de lutas fitness unem as principais técnicas de cada modalidade à exercícios aeróbicos, com pouco contato entre os praticantes, atraindo, assim, um público variado. Veja alguns lugares em que é possível praticá-las:

+ Mitos e verdades das academias

BODYTECH

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

A academia oferece duas modalidades de luta: MMA Fitness e Muay Thai.

  • MMA Fitness

A aula consiste numa mistura de técnicas de boxe, muay thai e jiu-jtsu, como se fosse um treinamento de MMA. Nesta aula, os alunos também fazem exercícios aeróbicos e aprendem técnicas de defesa pessoal, gerando alto gasto calórico e melhora do condicionamento físico.

A atividade, que chega a gastar até 600 calorias por aula, atrai alunos de perfis variados, desde 18 a 40 anos.

Com o crescimento do MMA no país, a academia criou mais uma aula, chamada de MMA para iniciantes. Não existe idade mínima para começar, mas é recomendado para maiores de 12 anos desde que já tenham experiência em lutas. “Nesta aula, os alunos também fazem exercícios aeróbicos e aprendem técnicas de defesa pessoal, gerando alto gasto calórico e melhora do condicionamento físico”, explica Eduardo Netto, diretor técnico da Rede Bodytech.

  • Muay Thai

A arte marcial originária da Tailândia tem mais de 2000 anos e, hoje, é muito utilizada nas academias para aprimorar o condicionamento físico. A atividade gasta em média de 500 a 600 calorias, dependendo da aula, já que os movimentos são bem variados.

Avenida Ataulfo de Paiva, 467, Leblon. Tel: 2249-8444. Veja todos os endereços em bodytech.com.br

VELOX

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

A academia apresenta um quadro variado de atividades de lutas, com Muay Thai, Boxe Fitness e MMA Fitness. As aulas possuem um aquecimento específico para cada modalidade, com educativos de socos, chutes, esquivas e outros movimentos. Os alunos aprendem as técnicas específicas, na parte principal da aula, utilizam sacos de boxe, manoplas e o tatame. Todas as aulas de lutas da academia não utilizam o combate e são voltas para o fitness, tendo como objetivo o condicionamento físico e o alto gasto calórico.

  • Muay Thai

A parte principal da aula é realizada em um circuito, montado de acordo com o nível da turma. Nele, as estações em que se utiliza o saco de boxe para praticar os socos e chutes são intercaladas com abdominais e períodos de pular corda, por exemplo. A atividade atrai alunos de todas as faixas etárias e ambos os sexos.

  • Boxe Fitness

A aula trabalha de forma intensa a agilidade dos alunos. Com ênfase no trabalho de perna, são realizados exercícios de explosão, além, é claro, d as técnicas de socos e esquivas.

  • MMA Fitness

Ideal para quem procura conhecer um pouco de cada luta (boxe, muay thai e jiu-jitsu, entre outras), a atividade possui um método em que o aluno (iniciante ou experimente) consegue aprender as técnicas de soco, chute e chão em uma só aula, potencializando o seu gasto calórico.

Rua Fonte da Saudade, 39, Lagoa. Tel: 2537-2551. veloxfitness.com.br

IRON BOX

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

Há aulas de aulas de muay thai, boxe e Circuito MMA, criadas por Murilo Bustamante, primeiro brasileiro a ser campeão de UFC, que adaptou o seu treino de atleta para as aulas na academia. “Como fazemos um mix de técnicas de artes marciais e treinos físicos, o treinamento é bem diversificado”, explica. A academia também promove aulas ao ar livre, em que os alunos chegam a gastar em média 50% mais calorias do que no tatame.

Todas as atividades têm alto gasto calórico com alto gasto calórico – a média por aula é de  300 calorias no boxa, 400 calorias no mauy thai e 600 calorias no circuito de MMA – e são focadas em movimentos de preparação física, como exercícios em manoplas de chutes e joelhadas e de agilidade, com acessórios como escadas, cones, saltos em cordas, dispostos em circuito. 

  • Boxe

Além de divertidas, as aulas são ótimas pois trabalham com os reflexos, agilidade, flexibilidade, equilíbrio, percepção corporal, coordenação motora e resistência muscular de braços, pernas, costas e abdômen. 

Avenida do Pepe, 600, Barra da Tijuca. Tel: 3486-5824.  

CIA ATHLETICA

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

A academia oferece aulas de muay thai e boxe, em que são trabalhadas técnicas de socos, defesas e ataque nos sacos de areia, além de exercícios de resistência, velocidade de reação, coordenação, força e corrida. Cada aula tem uma gasto médio de 400 a 450 calorias.

  • Boxe

A aula utiliza os princípios e fundamentos do boxe para melhorar o condicionamento físico do praticante.

  • Muay thai

A aula em grupo trabalha o corpo e a mente através de golpes de contato em pé que utiliza de forma combinada punhos, cotovelos, joelhos, pernas e pés, promovendo um alto gasto calórico.

Avenida das Américas, 5000, New York City Center, Barra da Tijuca. Tel: 3505-0000. ciaathletica.com.br

PROFORMA

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

A academia oferece aulas de boxe e  muay thai. Em todas elas, as técnicas das artes marciais são trabalhadas de forma integrada com os golpes e a parte de condicionamento. Boxe

  • Boxe

A aula trabalha técnicas de defesa e ataque com movimentação de pernas, essência do boxe cubano. A atividade realiza intenso trabalho abdominal e com movimentação de socos no saco de areia, além de golpes e esquivas em dupla. Com alto gasto calórico (600 a 800 cal/h), a aula promove aumento da resistência muscular e da capacidade cardiorespiratória, além de melhorar a coordenação motora. Nesta atividade não existe risco de lesão, pois não há contato físico entre os participantes.

  • Muay Thai

A modalidade se caracteriza pelo uso dos cotovelos, joelhos e golpes com a canela e os punhos. Considerada hoje como uma das melhores lutas de contato do mundo, o muay thai desenvolve um ótimo condicionamento físico, além de concentração e autoconfiança.

Rua Adalberto Ferreira, 177, Leblon. Tel: 2512-8698. redeproforma.com.br

Fonte: VEJA RIO