Esporte

Festival traz montanhismo e programas culturais na Urca

Praça General TIbúrcio, na Urca, recebe atrações entre os dias 1º e 3 de maio

Por: Redação Veja Rio - Atualizado em

Escalada no Rio
Escalada no Rio: relevo acidentado faz da cidade meca no esporte (Foto: Pedro Kirilos/Riotur)

Maior centro urbano de escalada do mundo, o Rio terá um festival com atrações culturais e esportivas voltadas para a prática. Trata-se da 2ª Semana Brasileira de Montanhismo - Rio nas Montanhas, que acontece entre sexta (1º) e domingo (3), na Praça General Tibúrcio, na Urca. 

Entre as atrações, haverá apresentação de dança vertical. Inspirada na vida das aranhas, o espetáculo "Coisas" - que começa às 17h30 - integra exercícios e equipamentos de montanhismo a dança contemporânea e circo.Na programação, destaca-se o Cine Montanha na Praça, que exibe gratuitamente filmes em uma tela inflável de 12m de largura por 9m de altura, com projeção digital e cadeiras para 300 espectadores.

As sessões acontecem na Praça General Tibúrcio, dias 1º e 2 de maio às 19h30. Entre os filmes que serão apresentados estão: Valley Uprising, A Line across the Sky e o curta Atalho do Diabo.Além das atividades culturais, o festival Rio nas Montanhas conta com oficinas, amostras sobre educação ambiental para os pequenos e exposição.

Durante a semana também será realizado um campeonato de boulder, uma das modalidades que fazem parte do esporte, famosa por não utilizar o uso de equipamentos convencionais como cordas e mosquetões.Sobre o Rio nas MontanhasSeguindo o sucesso dos últimos anos, no primeiro final de semana de maio acontece o Festival de Cultura e Montanhismo Rio nas Montanhas.

O público poderá participar de oficinas de escalada e slackline, sessões de cinema com filmes sobre o assunto, uma exposição sobre com painéis fotográficos e até conferir um espetáculo que integra dança contemporânea, circo e exercícios de montanhismo.

O evento será realizado pela Deuter em parceria com a FEMERJ (Federação de Montanhismo do estado do Rio de Janeiro) e tem como objetivo difundir a cultura e a importância do esporte entre a população.

Fonte: VEJA RIO