para colecionadores

Banco Central lança moedas comemorativas dos Jogos Rio 2016

Modelos em homenagem à Olimpíada serão lançados nesta sexta (28), no Centro do Rio

Por: Redação VEJA RIO - Atualizado em

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

O Banco Central lança, na próxima sexta (28), em sua sede no Centro do Rio, as primeiras nove moedas comemorativas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016: uma de ouro, quatro de prata e quatro de circulação comum. O programa compreenderá ao todo 36 moedas, que serão lançadas até 2016.

A moeda de ouro homenageia, além do Cristo Redentor, a corrida de 100 metros rasos, um dos esportes que representa o lema Olímpico “Citius, Altius, Fortius” (mais rápido, mais alto, mais forte). Já as moedas de prata fazem referência ao Rio de Janeiro, com paisagens conhecidas em que os cariocas praticam esportes como remo, corrida, ciclismo e vôlei de praia, além de aspectos da cultura e da natureza da cidade e do Brasil. Toninha (espécie de golfinho), Bromélia, Arcos da Lapa e Bossa Nova inauguram as quatro séries temáticas: Fauna, Flora, Arquitetura e Música, respectivamente.

+ Cariocas podem escolher o nome dos mascotes dos Jogos Rio 2016

Os esportes Olímpicos e Paralímpicos são os destaques das moedas de circulação comum. No primeiro lançamento, Atletismo e Natação representam dois dos esportes em que o Brasil conquistou mais medalhas em Jogos Olímpicos; Golfe​ e Paratriatlo, as duas modalidades que passarão a fazer parte dos Jogos de 2016.

As moedas de R$1 entrarão em circulação pela rede bancária e uma parte será vendida em embalagens especiais para coleção. Após o lançamento, elas poderão ser adquiridas no site do Banco do Brasil. As moedas também estarão à venda em algumas agências do banco em todo o Brasil – no Rio, será na que fica localizada na Rua da Quitanda, 60, Centro.

+ Quem são as promessas para 2016

 

Fonte: VEJA RIO