treino na palma da mão

Aplicativos para os amantes de esportes

Selecionamos doze apps ideais para melhorar a sua performance em diferentes atividades

Por: Redação VEJA RIO

Está pensando em começar a praticar um exercício? Quer melhorar sua performance nos treinos? A tecnologia pode ser uma grande aliada para quem deseja bater metas e evoluir em diversas atividades físicas. Preparamos uma seleção de aplicativos de celular que auxiliam os praticantes dos mais variados esportes – desde corrida e ciclismo a surfe, skate e ioga. Há programas pensados para quem está começando e para quem já está fera em alguma modalidade. Confira nossas dicas e escolha o app ideal para você!

+ Dicas para começar a praticar corrida

5K Runner

5K Runner
5K Runner (Foto: Reprodução)

O app serve como treinador para quem quer começar a praticar corrida. O objetivo é fazer com que o atleta consiga atinjir a marca de cinco quilômetros. Para isso, ele monta uma rotina de exercícios com treinos variados e fornece dicas para que os aspirantes a atletas evoluam.

Disponível para Android e iOS.

Preço: grátis (Android) e 2,99 dólares (iOS).

Switch Skate Guide

Switch Skate Guide
Switch Skate Guide (Foto: Reprodução)

O aplicativo é uma plataforma especialmente dedicada a skatistas, que traz um guia colaborativo com pistas cadastradas pelos próprios usuários. O programa funciona ainda como uma espécie de rede social, onde é possível compartilhar fotos e vídeos das suas performances e ler notícias relacionadas ao esporte.

Disponível para Android e iOS.

Preço: grátis.

Endomondo
Endomondo
Endomondo (Foto: Reprodução)

O aplicativo funciona como uma rede social esportiva ideal para quem quer fazer medições de exercícios físicos. Ele oferece uma lista de atividades – como corrida, ciclismo e natação – e é possível medir e analisar as suas práticas esportivas (duração, distância, velocidade, ritmo, calorias, frequência cardíaca etc), além de competir entre amigos e salvar as suas rotas favoritas.

Disponível para Android, iOS e Windows Phone.

Preço: grátis.

Push ups 0 to 100
Push ups 0 to 100
Push ups 0 to 100 (Foto: Reprodução)

O app tem  objetivo fazer com que atletas casuais consigam fazer 100 flexões de braço - push ups, em inglês. Para que os usuários consigam atingir a meta em até dez semanas, o programa oferece áudios com dicas e frases motivacionais.

Disponível para Android e iOS.

Preço: grátis.

Daily Yoga

Daily Yoga
Daily Yoga (Foto: Reprodução)

Com o app, é possível escolher entre três tipos de treinamento de ioga: Casual, Moderado e Intenso, que oferecem de 10 a 20 minutos de atividades. Os usuários podem ter acesso gratuito a quatro tipos de treinamento, mas é possível ter acesso a todas as aulas com o pagamento de uma taxa mensal. Há ainda uma seção que oferece músicas relaxantes para acompanhar o exercício.

Disponível para Android e iOS.

Preço: grátis.

RunKeeper

RunKeeper
RunKeeper (Foto: Reprodução)

Útil tanto para quem já têm o hábito de correr, quanto para quem está começando, o app utiliza o GPS do dispositivo para automaticamente registrar os dados do exercício. Quando o usuário inicia a atividade, ele mede distância, ritmo, tempo e outras estatísticas. É possível ainda compartilhar as corridas em redes sociais e ver o que os outros atletas estão comentando sobre seus treinos. O app também se liga ao player do celular, para que os usuários possam ouvir música enquanto correm.

Disponível para Android e iOS.

Preço: grátis.

Strava Cycling

Strava Cycling
Strava Cycling (Foto: Reprodução)

Ideal para quem deseja acompanhar de perto os trajetos de bike, ele registra distância, velocidade e tempo de pedalada. É possível salvar rotas fixas e encontrar os melhores pontos destinados à atividade nas redondezas, indicando o tamanho do trajeto e a lista de usuários que já fizeram o caminho. Com um recurso social, o programa permite que os usuários participem de desafios e compare sua performance com outros atletas. Há ainda uma versão do app para os praticantes de corrida, o Strava Run.

Disponível para Android e iOS.

Preço: grátis.

Waves

Waves
Waves (Foto: Reprodução)

O app dedicado a surfistas informa a situação das ondas de mais de 180 locais em todo o Brasil. É possível ver fotos e dados como o tamanho das ondas, força do vendo e temperatura na água. Algumas praias contam com uma descrição mais detalhada do local e gráficos de previsão das ondas para os próximos dias, além de uma tábua da maré para saber o melhor horário para surfar. Os usuário podem ainda adicionar amigos e manter um histórico de locais visitados.

Disponível para Android e iOS.

Preço: grátis.

Sports Tracker

Sports Tracker
Sports Tracker (Foto: Reprodução)

Além de oferecer as informações da prática de variadas atividades físicas aos usuários – tais como distância, velocidade, duração, intensidade etc –, o aplicativo ainda permite tirar fotos e ver as rotas realizadas por outros usuários da vizinhança.

Disponível para Android, iOS e Windows Phone.

Preço: grátis.

Nike+ Running

Nike
Nike+ Running (Foto: Reprodução)

O aplicativo perfeito para quem, além de amar praticar corrida, também é fã da marca esportiva. O programa monitora distâncias, velocidade, tempo e calorias queimadas com o auxílio do GPS, além de realizar avaliações em áudio durante o exercício. É possível ainda interagir com os amigos durante a atividade e compartilhar o resultado dos treinos nas redes sociais.

Disponível para Android e iOS.

Preço: grátis.

Running Pace Calculator

Run Pace Calculator
Run Pace Calculator (Foto: Reprodução)

O app funciona como uma calculadora que mede velocidade, calorias gastas, distância e até a colocação que os usuários ocupariam em uma prova internacional, como as maratonas de Berlim, Rio, Praga e até o Ironman.

Disponível para Android e iOS.

Preço: grátis.

Fonte: VEJA RIO