Dança

Festival O Boticário na Dança chega a sua terceira edição

Programação contempla nomes expressivos do Brasil e do mundo

Por: O Boticário - Atualizado em

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

Pelo terceiro ano consecutivo, o Festival O Boticário na Dança presenteia o público com atrações nacionais e internacionais e se consolida como um dos principais eventos de dança do país. 

Nesta edição, que acontece entre 7 e 10 de maio, o festival reunirá companhias da Suécia, do Reino Unido, da Espanha e do Brasil, que apresentarão técnicas e inspirações variadas, sempre dentro de uma visão contemporânea.

“Escolhemos a dedo as companhias que têm se destacado no mundo da dança, tanto no Brasil como no exterior, para reunir, no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, os maiores criadores em grandes e inesquecíveis encontros”, afirma Sheyla Costa, curadora do festival.

Segundo Sheyla, um dos espetáculos mais aguardados é o Torobaka, dos dançarinos Israel Galván (Espanha) e Akram Khan (Reino Unido), que une a dança indiana kathak e o flamenco espanhol, celebrando um inusitado encontro de linguagens. “Akram não fala uma palavra de espanhol e Israel não fala inglês. No entanto, comunicam-se por meio da expressão corporal e, juntos, criaram uma coreografia única e belíssima”, diz Sheyla.

A curadora conta que, desde a primeira edição, os organizadores desejavam incluir a companhia do inglês Michael Clark na programação. Este ano, conseguiram. “Ícone da dança contemporânea, tanto por sua força cênica como pela sólida combinação do clássico e do pop, seu espetáculo animal / vegetable / mineral é fascinante”, diz Sheyla.

A programação conta, ainda, com a companhia sueca Cullberg Ballet e seu espetáculo 11th Floor, do canadense Éouard Lock, que explora o universo do jazz com elegância e sofisticação. Já o Balé da Cidade de São Paulo oferecerá duas montagens: Cantata, uma apresentação mais emocionante e passional, e Cacti, com coreografia do sueco Alexander Ekman, criada para o Netherlands Dans Theater, de Haia (Holanda). “É um trabalho visceral e vibrante, com perfeita sincronia entre o ritmo do quarteto de cordas e os dançarinos”, afirma a curadora.

Imperdível, o Festival O Boticário na Dança conta com um cardápio rico e variado para agradar a todos os estilos de público.

Rio de Janeiro (RJ)

  • Quando _ 7 a 9 de maio, 21h. Dia 10 de maio, 19h30
  • Onde _ Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Praça Marechal Floriano, s/n – Centro)
  • Preço _ de R$ 20 a R$ 60

Programação

  • Dia 7 de maio (quinta-feira) _ Michael Clark Company (Inglaterra)
  • Dia 8 de maio (sexta-feira) _ Israel Galván & Akram Khan (Espanha e Reino Unido)
  • Dia 9 de maio (sábado) _ Cullberg Ballet (Suécia)
  • Dia 10 de maio (domingo) _ Balé da Cidade de São Paulo (São Paulo)

Conheça mais sobre o festival no site boticario.com.br/danca.

Informações _ Rio de Janeiro (21) 4003-2330 (capital e regiões metropolitanas)

Importante _ A administração do Theatro Municipal do Rio de Janeiro não permite a entrada de pessoas trajando bermuda, short, top, camiseta sem manga, bem como chinelos (exceto para crianças de até 10 anos). Menores de 14 anos somente acompanhados dos pais ou responsável legal.

 

Fonte: Divulgação