CRIANÇAS

Shakespeare no patropi

Peça no Oi Futuro leva ao palco versões abrasileiradas de obras do bardo inglês

Por: Bruna Talarico - Atualizado em

Guga Melgar/divulgação
(Foto: Redação Veja rio)

Um improvável diálogo entre William Shakespeare e a cultura popular brasileira é a proposta de Uma Peça Como Eu Gosto, de Marcello Morato. Dirigida pelo ator Lucio Mauro Filho em parceria com a coreógrafa Duda Maia, a montagem apresenta clássicos do dramaturgo de forma mais compreensível para o público infantil. A trágica história de Hamlet, por exemplo, desenrola-se em uma festa junina no interior; os românticos Romeu e Julieta são herdeiros de famílias de pizzaiolos que descendem de imigrantes italianos; e a ação de A Tempestade, a última peça do bardo inglês, acontece em meio a elementos que remetem à Floresta Amazônica, em alusão à ilha que serve de refúgio para a família aristocrática que protagoniza a trama.

O espetáculo tem um quê de metalinguagem: os personagens em cena, Desdêmona Catarina (Laura Telles), Cordélia Viola (Viviane Netto) e Troilo Cimbelino (Leonardo Miranda), são atores de uma companhia de teatro mambembe que percorre o Brasil com bonecos e instrumentos musicais. A trilha sonora, assinada por Leandro Muniz e Leonardo Miranda, é composta de doze canções interpretadas ao vivo pelo elenco ? que se vale de instrumentos como acordeão, triângulo, zabumba e pandeiro para introduzir as crianças em ritmos como maracatu, samba, frevo, embolada e até rap.

Uma Peça Como Eu Gosto (60min). Rec. a partir de 5 anos. Oi Futuro Ipanema (120 lugares). Rua Visconde de Pirajá, 54, 3º andar, Ipanema, ☎ 3131-9333, ? General Osório. → Sábado e domingo, 11h. R$ 15,00. Bilheteria: 15h/21h (ter. a sex.); a partir das 10h (sáb. e dom.). Até 9 de dezembro. Estreia prometida para sábado (20).

Fonte: VEJA RIO