CRIANÇAS

Movimento vital

Espetáculo de dança para os pequenos, Têtes à Têtes tem sessões na Caixa Cultural

Por: Bruna Talarico - Atualizado em

Divulgação
(Foto: Redação Veja rio)

Aos 17 anos, a dançarina brasiliense Maria Clara Villa-Lobos foi para a Alemanha estudar balé clássico e acabou ficando pela Europa. Atualmente radicada na Bélgica, ela fundou em 2000 a sua própria companhia, com a qual vem se dedicando a um repertório adulto. Mãe de um garoto de 7 e uma menina de 4 anos, a bailarina recentemente se sentiu tentada a criar um espetáculo para crianças (ela já havia feito um, chamado XS, mas sob encomenda). Seu desejo resultou em Têtes à Têtes, apresentado pela primeira vez no ano passado e que agora chega ao Rio. Com sessões marcadas para sábado (10) e domingo (11), ambas às 11h, na Caixa Cultural, a montagem integra a programação do Panoraminha, segmento infantil do Festival Panorama, em cartaz na cidade até o dia 18.

No palco, dois dançarinos ? o francês Barthelemy Valmont e a própria Maria Clara ?, vestidos em curiosas fantasias, dividem espaço com a projeção de animações. O fio condutor da lúdica pantomima é o ciclo da vida: o personagem principal vai descobrindo seu corpo e seu ambiente com o fascínio inocente característico das crianças. As músicas são todas instrumentais, e parte da trilha foi composta pelo marido de Maria Clara, o francês Gaetan Bulourde ? ainda há temas do autor americano Raymond Scott e do grupo islandês Mum. A competente sonoplastia ajuda a tornar o programa acessível ao mais precoce dos públicos.

Têtes à Têtes (45min). Rec. a partir de 3 anos. Caixa Cultural ? Teatro Nelson Rodrigues (388 lugares). Avenida República do Chile, 230, Centro, ☎ 2262-5483, ? Carioca. → Sábado (10) e domingo (11), 11h. Bilheteria: a partir das 9h (sáb. e dom.). R$ 16,00.

Fonte: VEJA RIO