CRIANÇAS

Receita de amor

Polenta com Radite, nova peça da premiada Cia. Entreato, estreia no Oi Futuro Flamengo

Por: Rafael Teixeira - Atualizado em

roteiro-criancas-abre.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

A mistura de massa de farinha de milho com a folha de sabor amargo é uma tradicional receita trazida para o Brasil por imigrantes italianos. Não por acaso, batiza o espetáculo sobre a história de amor entre dois palhaços: um nativo da Itália, prestes a retornar à sua terra natal, e uma brasileira que ainda sonha ser artista. Polenta com Radite (corruptela de radicchio, mais adotada na Região Sul), nova montagem da Cia. Entreato, tem direção de Fernando Lopes Lima e estreia prevista para sábado (10), no Oi Futuro Flamengo.

A trama se passa no Brasil dos anos 1940. Polenta (Marcelo Gatelli), um homem amargurado, conhece Radite (Lú Gatelli, irmã de Marcelo), mais jovem do que ele, moça romântica e sonhadora. Ele está a caminho do porto, disposto a voltar para a terra natal, e ela está deixando a casa onde vive, no interior, para tentar a sorte na cidade grande. Apesar das diferenças de idade e de expectativa diante da vida, eles ficam encantados um pelo outro. Vencedora do Prêmio Zilka Salaberry de 2008, com A Incrível Viagem da Família Aço (nas categorias espetáculo e atriz, para Lú Gatelli), a companhia volta a usar as técnicas de clown que a consagraram.

Sem uma linha de diálogo, a apresentação, concebida pelos irmãos Gatelli, é feita por meio de pantomima, com pitadas de influência do cinema mudo. A trilha sonora, a cargo de Amora Pêra, é composta de músicas italianas de época que os imigrantes costumavam ouvir. Para complementar a ambientação, a cenografia de Renato Maia se vale de objetos antigos, e o figurino tem peças originais dos anos 40 garimpadas em brechós.

Polenta com Radite. Rec. a partir de 7 anos. Oi Futuro Flamengo (84 lugares). Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo, ☎ 3131-3060, ? Largo do Machado. → Sábado e domingo, 16h. R$ 15,00. Bilheteria: a partir das 11h (sáb. e dom.). Até 29 de abril. A partir de sábado (10).

Fonte: VEJA RIO