CRIANÇAS

Amigos para sempre

A Menina e o Vento, clássico de Maria Clara Machado, ganha nova montagem no Tablado

Por: Rafael Teixeira - Atualizado em

roteiro-criancas-abre.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Em 1989, já consagrada como um dos nomes mais importantes da dramaturgia infantil brasileira, Maria Clara Machado (1921-2001) decidiu entregar pela primeira vez a direção de um dos seus textos a outra pessoa. A peça era A Menina e o Vento, que havia estreado em 1963, e a escolhida para a empreitada foi sua sobrinha, Cacá Mourthé, então com 30 anos. Hoje diretora do Tablado, famoso teatro-escola fundado pela tia, ela volta à função, e ao mesmo espetáculo, na montagem que ocupa o palco da casa a partir de sábado (30).

Um dos clássicos de Maria Clara, o texto foi escolhido para celebrar oficialmente os sessenta anos do Tablado (completados, na verdade, em 2011). Como de hábito, boa parte do elenco é formada por profissionais egressos da escola ? dos doze atores, oito fizeram aulas por lá. André Mattos, figura conhecida da televisão e do cinema, interpreta o Vento. É com ele que a menina Maria (Isabella Dionísio) estabelece uma grande amizade, enfrentando a desconfiança dos adultos.

Clímax da história, a cena da garota voando pelos céus nas costas do amigo foi apresentada em 1963, através do pioneiro uso de slides. Desta vez, a viagem é projetada em 3D, com direito a óculos especiais que serão distribuídos para a plateia. Os figurinos são de Pedro Sayad, o cenário, de Ronald Teixeira, e a luz ficou aos cuidados de outra cria do Tablado: Jorginho de Carvalho.

A Menina e o Vento. Rec. a partir de 3 anos. O Tablado (147 lugares). Avenida Lineu de Paula Machado, 795, Lagoa, 2294-7847. Sábado e domingo, 17h. R$ 30,00. Bilheteria: a partir das 15h (sáb. e dom.). IC. Até 16 de dezembro. A partir de sábado (30).

Fonte: VEJA RIO