ler é o maior barato

Lugares com programação para estimular a leitura entre as crianças

Para despertar o hábito da leitura nos pequenos, livrarias e espaços culturais reservam programação dedicada a eles

Por: Thaís Meinicke - Atualizado em

Livraria da Travessa Barra Shopping
Espaço infantil da Livraria da Travessa, no BarraShopping (Foto: Fernando Lemos)

Uma pesquisa sobre hábitos culturais divulgada recentemente pela Federação do Comércio do Rio de Janeiro (Fecomercio-RJ) revelou que 70% dos brasileiros não leram sequer um livro no último ano. Os dados podem assustar, mas, para mudá-los, é preciso estimular o hábito da leitura nos pequenos desde cedo. É por meio das aventuras de personagens infantis como os do Sítio do Pica-Pau Amarelo, por exemplo, que as crianças começam se familiarizar com os livros e descobrir a diversão que existe em cada página deles.

+ Lugares no Rio para quem é apaixonado por literatura

Comemorado neste sábado (18), Dia Nacional do Livro Infantil – não à toa, mesma data de nascimento de Monteiro Lobato, o mais célebre autor da literatura infanto-juvenil – tem o objetivo de destacar a importância da leitura para as crianças. Para facilitar esta missão e formar cada vez mais novos leitores, destacamos alguns lugares da cidade que oferecem atividades especialmente dedicadas aos pequenos, com contação de histórias e oficinas relacionadas ao tema. Confira:

+ Quatro lançamentos de livros infantis

CENTROS CULTURAIS

Instituto Moreira Salles

• No meio do Caminho – A partir da poesia No meio do caminho, de Carlos Drummond de Andrade, poeta que compõe o acervo de Literatura do IMS, propomos um jogo de expedição pelo jardim de Roberto Burle Marx. Recomendado para crianças a partir de 6 anos. Máximo de dez participantes.                       

Sábado (18), 15h às 16h. Retirada de senha na recepção do IMS 30 minutos antes.

Casa Daros

• Contação de Histórias – Histórias que dialogam com as exposições em cartaz na Casa Daros, através da literatura, da tradição oral e da criação dos contadores. Tecendo um universo imaginário e fantástico compartilhado com o público. Indicado para crianças a partir de 3 anos.

Todos os domingos, das 17h às 18h. Distribuição de senhas 1h antes na recepção.

Caixa Cultural

• Cantando Histórias - O foyer do espaço cultural será palco das tradicionais rodas de Choro. O Programa Educativo Caixa Gente Arteira convida os apreciadores de música a participarem desta vivência. Um encontro de Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth para cantar consagradas canções clássicas e populares e traçar, através da narração de história, um breve panorama de um rico período da música carioca. O público participará contando suas próprias histórias e memórias sobre a cidade maravilhosa. Para todas as idades. Capacidade para 25 pessoas.

Sextas, 17 e 24 de abril, das 16h às 18h. 

Avenida Almirante Barroso, 25, Centro.

Centro Cultural Banco do Brasil

CCBB Educativo
Contação de histórias no projeto CCBB Educativo (Foto: Reprodução)

• Livro Vivo - Nesta atividade, são selecionados livros infanto-juvenis relacionados com as exposições. Crianças, educadores e responsáveis compartilham a leitura e a construção de uma narrativa. Para todas as idades.

Sábados, domingo e feriados, às 11h, 14h, 17h

• Contação de histórias – Atividade para toda a família.

Sábados, Domingos e Feriados, às 16h.

Museu do Índio

• Aldeias de Histórias – O espaço promove sessões de contação de histórias Guarani.

Domingos, às 15h30. Até 30 de abril.

Rua das Palmeiras, 55, Botafogo.

+ Museus e centros culturais que oferecem atrações para despertar o interesse das crianças pela arte

LIVRARIAS

Saraiva Mega Store

A rede de livrarias promove sessões de contação de histórias nos espaços infantis de suas diferentes unidades. Confira as próximas:

Espaço infantil Saraiva - Village Mall
Crianças aproveitam o espaço infantil da Saraiva (Foto: Divulgação)
  • NorteShopping

Sábado (18), às 16h - Contações de histórias de Monteiro Lobato, com os contos A fonte das três comadres, O pulo do gato e A mulher dengosa, do livro Histórias da Tia Nastácia.

Avenida Dom Hélder Câmara, 5474, Cachambi. Tel: 3315-4300.

  • Plaza Shopping

Sábado (18), às 16h - O espetáculo Reformas da Natureza conta um pouco da história da boneca de pano Emília, narrando as aventuras da boneca de pano para mudar tudo que julga ser errado. Ela não entende, por exemplo, por que a jabuticaba, uma fruta tão pequena, dá em árvore gigantesca e abóbora imensa nasce em pés esparramados pelo chão.

Rua XV de Novembro, 8, Centro, Niterói. Tel: 2621-9402.

  • Shopping Tijuca

Sábado (25), 16h - A Cia Arte e Manhã fará contação de história de graça cercada de mistério. A turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo viaja pelos mitos gregos por meio da história de um monstro, metade touro, metade homem, que vivia em um labirinto.

Avenida Maracanã, 987, Tijuca. Tel: 3094-6605.

Livraria da Travessa

A livraria promove contações de histórias e sessões de autógrafos com autores de livros infantis.

  • Botafogo

Sábado (18), 17h – Em homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil, contação da história de Monteiro Lobato O medo, com o Grupo Escuta Só.

Domingo (19), 17h – Em homenagem ao Dia do Índio, contação de Uma História Guarani, com o grupo Escuta Só.

Rua Voluntários da Patria, 97, Botafogo. Tel: 3195-0200.

  • BarraShopping

Sábado (18), 17h - Em homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil, contação da história de Monteiro Lobato O pedido de Casamento, com Flávia Reis.

Domingo (19), 17h – Em homenagem ao Dia do Índio, contação da história ABC dos Povos Indígenas, com o grupo Escuta Só.

Avenida das Américas, 4.666, Nível Américas, loja 220, Barra da Tijuca. Tel: 2430-8100.

  • Shopping Leblon

‪ Sábado (18), 17h – Em homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil, contação da história de Monteiro Lobato A Chave do Tamanho, com Carolina Barberan.

Domingo (19), 16h - Tarde de autógrafos com os autores do livro Para ficar com ela, Bruno Nunes, Jose Godoy e Mariza Tavares. No começo do sexto ano, Miguel percebeu algo diferente. Camila tinha se transformado na garota com quem ele queria conversar o tempo todo. E também pegar na mão, mexer no cabelo, e quem sabe até dar um beijo... Neste livro, o menino vai se deparar com situações comuns do início de adolescência de alguns garotos: o primeiro amor, a rivalidade no ambiente escolar, a separação dos pais. E através do seu diário que Miguel vai se adaptar a uma nova fase de sua vida. 

Domingo (19), 17h – Em homenagem ao Dia do Índio, contação da história Um Passeio na Floresta Amazônica, com o grupo Escuta Só.

Avenida Afrânio de Melo Franco, 290, loja 205 A, Leblon. Tel: 3138-9600.

  • Ipanema

Domingo (19), 16h - Tarde de autógrafos com os autores do livro Acontece com quem voa, Andree Muller, Deyse Campos e Felipe Koeller R. Vieira. A obra narra a história de um menino que deseja se tornar piloto de avião e desbravar os céus. A intenção dos autores é demonstrar que os sonhos de infância, envolvam eles a aviação ou não, podem transpor a barreira da fantasia e se tornar realidade.

Rua Visconde de Pirajá, 572, Ipanema. Tel: 3205-9002.

Fonte: VEJA RIO