CRIANÇAS

Dicas quentes

Três apostas imperdíveis na variada programação do Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens

Por: Bruna Talarico - Atualizado em

Divulgação
(Foto: Redação Veja rio)

Criado em 2003, o Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens (FIL) começou como um amplificador da programação do recém-inaugurado Centro de Referência do Teatro Infantil, no Jockey. O evento e o palco, comandados pela autora e diretora teatral Karen Acioly, cresceram juntos e se consolidaram como portos seguros para espetáculos infantis de qualidade. Na décima edição, em cartaz a partir de sexta (21), o FIL leva atrações para idades variadas a oito endereços ? mas o filé ainda é mesmo dedicado às crianças.

Artistas estrangeiros passaram a ser convidados em 2005. Dois sucessos já encenados na cidade foram os espetáculos Cuentos Pequeños e Os Mundos de Fingermann. Em ambos, a peruana Ines Pasic dá vida a personagens e desenvolve histórias singelas usando apenas as mãos e alguns adereços. Na festa dos dez anos do festival, as peças estão de volta ao circuito. Entre mais de vinte produções selecionadas encontram-se representantes de dez países, além do Brasil. Karen, também a curadora, define as montagens de Ines Pasic como imperdíveis, mas também aponta outros destaques. Anotem: O Elefante e a Joaninha, show inspirado no disco homônimo do músico Hélio Ziskind, autor da trilha sonora da série Cocoricó, e Threads, teatro de bonecos do grupo americano Maki Maki Theater, são mais dicas quentes da primeira semana.

Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens. O Elefante e a Joaninha: sábado (22) e domingo (23), 11h, no Teatro do Jockey. Cuentos Pequeños: sábado (22) e domingo (23), 17h30, no Teatro do Jockey. Sábado (22) e domingo (23), 14h, na Biblioteca Parque da Rocinha. Os Mundos de Fingermann: sábado (22) e domingo (23), 20h, no Oi Futuro Flamengo. Threads: sábado (22) e domingo (23), 18h, no Oi Futuro Flamengo. Centro de Referência Cultura Infância - Teatro do Jockey (150 lugares). Rua Bartolomeu Mitre, 1110, Gávea, ☎ 3114-1286. Oi Futuro Flamengo (84 lugares). Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo, ☎ 3131-3060, ? Largo do Machado. Biblioteca Parque da Rocinha. Estrada da Gávea, 454, Rocinha, ☎ 2334-7096. De sexta (21) a 3 de outubro. Entrada: grátis a R$ 20,00.

Fonte: VEJA RIO