CRIANÇAS

A maior diversão

O Festival Internacional de Cinema Infantil apresenta filmes de 24 países, na maioria inéditos

Por: Bruna Talarico - Atualizado em

roteiro-criancas-abre.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Desde a sessão inaugural, em 2003, 450 filmes foram exibidos para 1,2 milhão de espectadores. Na décima edição, o Festival Internacional de Cinema Infantil volta a entreter a plateia com 100 títulos, entre curtas, médias e longas, oriundos de 24 países. Em grande parte inédita, a seleção deste ano será exibida em salas do Rio e de Niterói de sexta (24) a 2 de setembro. Uma das atrações do primeiro fim de semana, o desenho franco-belga Zarafa (2012), de Rémi Bezançon e Jean-Christophe Lie, narra as aventuras do menino africano Maki na companhia de sua melhor amiga, uma girafa ? juntos, eles enfrentam traficantes de escravos, atravessam o deserto e chegam a Paris. Com doze sessões anunciadas para o festival, a fita será exibida no Cinemark Botafogo, na sexta (24), às 10h30 e às 18h30; no Cinemark Downtown, às 11horas, e no Cinemark Plaza Shopping, às 17h30, no sábado (25); e novamente no Downtown, às 13 e às 15 horas, no domingo (26).

Produção croata dirigida por Daniel Kusan, O Pequeno Detetive e os Fantasmas (2011) passa no Cinemark Downtown no sábado (25), às 13h30. Com atores de carne e osso e premiado em seu país,

o longa é protagonizado por Koko (Antonio Parac). Menino com dotes de detetive, ele encontra mistérios sobrenaturais na casa para a qual a família se mudou ? como alguns sustos leves estão garantidos, trata-se de um programa para a turma a partir de 8 anos. Entre as atrações dubladas ao vivo, um tradicional sucesso no festival, o filme holandês A Família Trom (2011) será exibido no Cinemark Botafogo no domingo (26), às 16h30. Outra dica: o inédito O Diário de Tati, de Mauro Farias, estrelado por Heloísa Périssé, ganha pré-estreia no domingo (26), no Downtown, às 15h30.

Festival Internacional de Cinema Infantil. Cinemark Botafogo, Cinemark Downtown, Cinemark Plaza Shopping. A partir de sexta (24). Até 2 de setembro. R$ 8,00. www.festivaldecinemainfantil.com.br.

Fonte: VEJA RIO