CRIANÇAS

Pequenas impressões

Atividades lúdicas no CCBB apresentam as obras do Museu d?Orsay ao público infantil

Por: Bruna Talarico - Atualizado em

Felipe Fittipaldi
(Foto: Redação Veja rio)

Longas filas de espera têm sido recorrentes na porta do Centro Cultural Banco do Brasil, graças à mostra Impressionismo - Paris e a Modernidade, com 85 obras-primas do Museu d?Orsay. Programa imperdível para todas as idades, a exposição também reserva uma bem-vinda opção recreativa para o público infantil. Elaborada pelo CCBB Educativo, uma série de atividades gratuitas acontece em paralelo à visitação.

O aprendizado lúdico se dá no Laboratório de Ações Criativas, um espaço de experimentação em que os pequenos contam com a orientação de monitores. Ali, o público mirim entra em contato com as diferentes manifestações e sutilezas do impressionismo a partir de trabalhos práticos e divertidos. Bom exemplo é uma oficina que aborda a vertente pontilhista do movimento ? aquela em que as pinceladas se resumem a pontos, que vão se acumulando na tela até formar uma imagem complexa, a exemplo de Casal na Rua (1887), de Charles Angrand, e Jovem Camponesa Fazendo Fogo (1888), de Camille Pissarro, duas das atrações presentes. As crianças se valem ainda de rolhas de cortiça recheadas de giz de cera colorido, que fazem as vezes de carimbo. Outra atividade explora a justaposição de camadas de tinta para a criação de textura e volume, na qual a garotada usa massa de modelar.

CCBB Educativo. Rec. a partir de 5 anos. Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, 1º andar, Centro, ☎ 3808-2070. Terça a domingo, 14h, 16h e 18h. Grátis. Distribuição de senhas trinta minutos antes das atividades.

Fonte: VEJA RIO