CRIANÇAS

Para o pequeno folião

Livro, CD, tarde de autógrafos e baile celebram a história do Carnaval em projeto bem cuidado

Por: Bruna Talarico - Atualizado em

Divulgação
(Foto: Redação Veja rio)

Carioca, Mirna Brasil Portella passou a infância no Acre e, de lá, já curtia as canções que, a cada Carnaval, o Rio espalhava pelo Brasil. Adulta, e de volta à terra natal, ela procurou uma forma de passar a paixão pela folia aos filhos Vinícius e Rafael. Escritora e ilustradora, decidiu pôr a mão na massa: após cinco anos de trabalho, lança o livro e o CD do projeto Carnavalança (Escrita Fina Edições/Biscoito Fino, 144 págs., R$ 39,90). Na quarta (23), distribui autógrafos na livraria Travessa de Ipanema. Depois, no domingo (27), a obra inspira a apresentação do Bloco Kizombinha, com participação da cantora Mart?nália, na abertura da final do Concurso Nacional de Marchinhas da Fundição Progresso.

Mirna conta, de maneira simples, uma breve história do Carnaval, desde os seus primórdios, passa pelo surgimento da festa no Brasil e chega às marchinhas que até hoje animam bailes e ruas do país. Nas páginas, também criou ilustrações para acompanhar as letras de 34 composições históricas, como Índio Quer Apito e Jardineira. O CD traz um time de craques, Chico Buarque, Luiz Melodia e Martinho da Vila, entre outros, em dezenove faixas. O repertório gravado vai de Máscara Negra a Balancê, passando por Pastorinhas e Cidade Maravilhosa. Tem mais samba: a autora planeja montar uma versão para os palcos em 2014.

Carnavalança. Travessa de Ipanema. Rua Visconde de Pirajá, 572, Ipanema, ☎ 3205-9002. Quarta (23), 17h. Grátis. Fundição Progresso. Rua dos Arcos, 24, Lapa, ☎ 2220-5070. Domingo (27), 17h30. R$ 20,00. Bilheteria: 15h/18h (seg. a sáb.); a partir das 15h (dom.).

Fonte: VEJA RIO