Continua após publicidade

Liga dos bloquinhos

Uma parte da programação do Carnaval de rua carioca é exclusividade da garotada

Por Bruna Talarico
Atualizado em 5 dez 2016, 15h08 - Publicado em 1 fev 2013, 20h39

No ano passado, horas antes de o irreverente Que M… É Essa? ganhar as ruas de Ipanema, uma concentração de precoces foliões, de fantasia caprichada, foi embalada por músicas do folclore nacional e clássicas marchinhas. Nome (Que Caquinha É Essa?) e símbolo (um penico) gaiatos deixavam claro que o cordão era uma versão para menores da atração seguinte. No domingo (10), em frente ao bar Paz e Amor, na esquina das ruas Garcia d?Ávila e Nascimento Silva, a agremiação infantil volta a desfilar. A farra vai das 10h30 às 15h. Na mesma linha, o Largo do Machadinho, Mas Não Largo do Suquinho divide espaço com o Largo do Machado, Mas Não Largo do Copo. Apadrinhado por Ziraldo, com repertório de marchinhas e cirandas clássicas, como Atirei o Pau no Gato, o bloco se concentra, mas não sai, na boca da estação do Metrô do Largo do Machado, na segunda-feira 11, das 9h às 14h.

No mesmo dia, às 16h, entra em cena a veterana da turma: a Bandinha de Ipanema, criada há nove anos a partir da Banda de Ipanema, exibe versões para cantigas de roda na Praça General Osório. Completam o programa a distribuição de adereços e, de tempos em tempos, um rápido desfile em torno do chafariz. Exceção na lista, o Gigantes da Lira já nasceu como bloco de crianças, mas vem sendo cada vez mais frequentado pelos adultos. Mesmo assim, muitos pais ainda levam seus filhos fantasiados para jogar confete e serpentina no trajeto Rua General Glicério acima e Rua Cristóvão Barcelos abaixo. O cortejo volta a acontecer neste domingo (3), às 9h.

Gigantes da Lira. Praça Aliança, Laranjeiras. Domingo (3), 9h. Que Caquinha É Essa?. Rua Garcia D?Ávila, 173, Ipanema. Domingo (10), 10h30. Largo do Machadinho, Mas Não Largo do Suquinho. Largo do Machado. Segunda (11), 9h. Bandinha de Ipanema. Praça General Osório, Ipanema. Segunda (11), 16h.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.