passatempo

Livros de colorir para adultos viram moda

Com desenhos bem elaborados, novidade faz sucesso entre cariocas

Por: Thaís Meinicke - Atualizado em

Desenho jardim Secreto
Livros de colorir viram moda entre adultos (Foto: Reprodução Instagram inspiracaojardimsecreto)

Quem não se divertiu com livros de colorir quando criança? Encontrados aos montes nas bancas de jornal, eles são a tática ideal para manter os pequenos entretidos durante um bom tempo. Recentemente, porém, a brincadeira ganhou versões pensadas exclusivamente para os adultos. Uma das maiores novidades editoriais da Europa no último ano, os 19 títulos do gênero lançados pela editora britânica Michael O’Mara, venderam 250 mil exemplares só no Reino Unido. Agora eles caem no gosto também dos brasileiros.

Lançado no Brasil em novembro do ano passado pela editora Sextante, o primeiro e mais conhecido dos livros, Jardim Secreto (96 páginas, R$ 29,90), já vendeu mais de 100 mil exemplares no país. Com ilustrações bem elaboradas de Johanna Bastford, a obra propõe ainda aos leitores completar alguns desenhos e encontrar todos os tipos de criaturas e curiosidades que estão escondidas em suas páginas.

Jardim Secreto
Lançado em novembro, livro de colorir é sucesso entre cariocas (Foto: Divulgação)

Indicados como uma atividade para aliviar o estresse do dia a dia, os livros fizeram rápido sucesso também entre os cariocas. A fotógrafa Amanda Cavalcanti foi uma das que aderiu à prática após descobrir O Jardim Secreto em uma livraria da cidade. “Sempre gostei de livros de colorir e acaba sendo uma fuga do trabalho. Pinto sempre antes de dormir e me desligo totalmente do mundo a minha volta”, explica ela, que já encomendou seu próximo exemplar. Outros benefícios da prática também são listados, como aumento da concentração, da coordenação motora e da percepção visual.

Sinal de que a moda pegou mesmo por aqui é já existe até perfil no Instagram que reúne imagens já coloridas como inspiração para que os leitores preencham seus próprios desenhos. Com lançamento marcado para este mês, o segundo título comercializado pela Sextante, Floresta Encantada, está em fase de pré-venda e já aparece em primeiro lugar no ranking dos mais vendidos do site Amazon. Quem quiser entrar na moda sem gastar dinheiro, pode ainda colorir os desenhos do projeto nacional Música para Colorir que, aproveitando a onda dos livros para adultos, reúne ilustrações inspiradas no universo musical para serem impressas gratuitamente em formato A4.

Floresta Encantada
Com lançamento marcado para abril, livro já é sucesso de vendas (Foto: Divulgação)

Fonte: VEJA RIO