Continua após publicidade

Muito além do comprimido

Para chamar a atenção de médicos e clientes, farmácias vendem remédios com jeito de doce

Por Bruna Talarico
Atualizado em 5 dez 2016, 13h48 - Publicado em 6 mar 2014, 22h04

No competitivo mercado de farmácias de manipulação, a disputa para chamar a atenção de médicos e clientes é acirrada. Nessa rinha constituída de formulações, soluções e cápsulas produzidas sob prescrição, algumas das principais redes da cidade resolveram inovar no marketing e vender seus produtos como se fossem doces. Nesses laboratórios, suplementos nutricionais e receitas médicas voltadas para emagrecimento e beleza são oferecidos com os apelativos nomes de sorvete anticolesterol, refresco anticelulite e chocolate fotoprotetor. Tal conduta tem rendido uma acalorada polêmica. A ousadia incomoda, por exemplo, a Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais, que reúne os profissionais do setor. “Nós nos sentimos desconfortáveis com esse tipo de propaganda. Eu mesmo prefiro uma abordagem mais técnica”, critica Ivan da Gama Teixeira, vice-presidente da entidade.

Apresentem-se os remédios em cápsula ou na forma de bala ou chiclete, o princípio ativo e os efeitos obtidos são exatamente os mesmos. O argumento em defesa dos doces medicinais é que eles tornam o tratamento mais agradável para o paciente. Profissionais que prescrevem os produtos, como a nutricionista Patrícia Davidson, apoiam a proposta. “A maioria dos meus pacientes acha o máximo, extremamente moderno. Eles preferem ingerir os produtos com aspecto de chocolate ou de refresco”, afirma. Para os laboratórios, os produtos não infringem nenhum princípio ético ou legal. “As apresentações estão dentro da lei e têm feito muito sucesso”, diz Cláudia Souza, sócia da Officilab, uma das farmácias que mais investem nessa estratégia. Controvérsias à parte, os hipocondríacos novidadeiros têm se esbaldado com as formulações com jeito de guloseima.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.