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18 dicas simples para ter uma vida mais saudável

Médicos e especialistas indicam mudanças de hábitos que podem ser implementadas no dia a dia de qualquer pessoa

Por: Luna Vale - Atualizado em

Bem estar
Não é necessário grandes transformações para ter uma vida um pouco mais saudável (Foto: Divulgação)

Levar uma vida mais saudável pode ser mais simples do que você imagina. Se você não consegue tempo para praticar um exercício todo dia, que tal trocar o elevador de casa e do trabalho pelas escadas? A atitude não substitui a atividade física, mas é melhor do que não fazer nada. Pequenas mudanças na alimentação, na hora de dormir e nos costumes diários diária pode deixar a sua rotina mais saudável.

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Para acabar com a desculpa da falta de tempo, médicos indicam atitudes que podem ser implementadas no dia a dia de qualquer pessoa para criar hábitos mais benéficos para saúde.  

Bem-estar

Bem-estar
Bem-estar (Foto: Lukas Guinard)

1. Reserve um momento do dia para fazer algo que lhe traga prazer, seja uma conversa divertida com um amigo ou um hobbie saudável, como boa caminhada ao ar livre, filmes, livros, música, pintura. Isso ajuda a quebrar um pouco a rotina pesada no dia a dia.

2. Respire. Parece besteira, mas a respiração ajuda a acalmar e a oxigenar as células, fazendo com que elas funcionem melhor. Respire fundo algumas vezes ao longo do dia e, ao deitar, concentre-se nela para ajudar o corpo a relaxar.

3. Leve o seu sono a sério. Dormir bem é fundamental para a saúde como um todo, para isso: crie uma rotina de horário e desligue todos os aparelhos eletrônicos. Atividades físicas aeróbicas devem ser finalizadas cerca de quatro horas antes de dormir para que não interfiram na qualidade do seu sono. Para diminuir a insônia, faça uma massagem no lóbulo, a parte inferior e mole da orelha.

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4. Troque o elevador pelas escadas. A prática não substitui a atividade física regular, mas é melhor do que não fazer nada Ao subir as escadas ativamos a circulação e os batimentos cardíacos, o que é benéfico para a saúde. Se você é sedentário, comece devagar e vá aumentando o número de lances de escada aos poucos.

5. A cada hora sentado, levante para pegar uma água ou dar uma volta, movimente o corpo. Essa movimentação ajuda a atenuar o cansaço e a prevenir  doenças vasculares, pois mantém a circulação ativa.

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6. Atenção com a alimentação durante a TPM. Invista em água, chás diuréticos, frutas como melancia, melão e pera. Evite café, refrigerantes e chocolates. Os exercícios físicos ajudam no controle do inchaço, pois aumentam a circulação linfática, eliminando o excesso de líquidos do organismo.

Alimentação

Alimentação
Alimentação (Foto: Lukas Guinard)

7. Beba pelo menos 3 litros de líquidos por dia, de preferência água, mesmo sem sentir sede. Eles ajudam no funcionamento do intestino e do metabolismo. Uma boa dica é ter uma garrafinha sempre com você no trabalho. A desidratação é uma das causas de cansaço e fadiga ao longo do dia.

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8. Respeite os horários das refeições, procurando evitar longos períodos sem comer para comer pouco, mas várias vezes. Coma verduras e legumes, procurando sempre ter pelo menos três cores no prato. Priorize sempre as preparações que não levem muito cremes, gordura e queijos, optando por carnes grelhadas, cozidas ou assadas.

9. Inclua chás na sua alimentação pois eles oferecem propriedades preventivas e medicinais para saúde. Busque as ervas que mais se adequam a você. Além de hidratar eles podem ajudar. Veja aqui os benefícios de cada tipo de chá.

10. Faça as refeições de maneira consciente, com calma e em local tranqüilo: Evite ambientes com excesso de barulho os estímulos visuais e sonoros estressantes.

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11. Evita o excesso de carboidratos antes de dormir para melhorar a qualidade do sono e evitar ganho de peso. O gasto de energia de noite é menor, por isso o metabolismo fica mais lento.

12. Mastigue bem os alimentos, já que quando são bem fragmentados facilitam a ação das enzimas digestivas, sendo completamente digeridos, mais bem absorvidos e aproveitados pelo organismo.

Pele

Pele
Pele (Foto: Lukas Guinard)

13. Use filtro solar igual ou maior que FPS50 diariamente para proteger a pele dos raios UVA e UVB, independentemente da estação.  O principal perigo da exposição aos raios sem proteção é o câncer de pele do tipo melanoma. Busque saber qual o melhor tipo de protetor solar para sua pele.

14. Evite banhos com água quente, pois ela remove a camada de gordura presente sobre a pele cuja função é mantê-la hidratada e favorece o aparecimento da caspa. Cuidado também com as esponjas que, em geral, agridem a integridade da pele. Se for tomar mais de um banho no dia, passe o sabão apenas nas partes das dobras, como axilas, virilhas e pescoço.

15. Aproveite o banho para fazer massagens com a mão fechada, em movimentos circulares na área das coxas e glúteos, para melhorar a circulação.

16. Use hidratante sempre após o banho tomando um cuidado maior com as áreas mais ressecadas. Se não gostar ou não tiver tempo, aposte em sabonete líquido e óleo de banho com poder hidratante. Uma pele bem hidratada tem muito menos chance de sofrer com a flacidez e com o surgimento de estrias.

Dentes

Dentes
Dentes (Foto: Lukas Guinard)

17. Após comer alimentos ácidos como frutas cítricas e refrigerantes, espere cerca de uma hora para escovar os dentes. Isso evita que a acidez combinada com a fricção da escova danifique o esmalte.

18. Evite as pastas clareadoras, que prometem dentes mais brancos, pois além de serem pouco efetivas, ainda possuem substâncias abrasivas.

Fontes:Ginecologista e obstetra Antonio Paulo Stockler;  Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro; personal training Ana Carla Grossi ; dentista William Frossard;  biomédica Tainá Maia; angiologista Julio César Peclat de Oliveira; Dermatologistas: Fabrício Lamy, Juliana Neiva, Claudia Miki, Sara Bragança e Renata Roxo, Daniela Lemes; Nutricionistas e nutrólogos:  Patrícia Davidson Haiat, Helton Finocchio, Isabel Jereissati, e Romualdo Lima

 

                

Fonte: VEJA RIO