9/11 A 16/11

Confira os concertos desta semana na cidade

Orquestra Sinfônica Brasileira  apresenta-se ao lado da jovem pianista do Uzbequistão Tamila Salimdjanova

Por: Lais Botelho

Tamila Salimdjanova: pianista do Uzbequistão apresenta-se pela primeira vez no Rio
Tamila Salimdjanova: pianista do Uzbequistão apresenta-se pela primeira vez no Rio (Foto: Divulgação)

Banda Filarmônica do Rio de Janeiro

A formação de sopros do conjunto apresenta o espetáculo Música e Natureza. No programa estão Contos dos Bosques de Viena, de Johann Strauss Jr., a estreia nacional Amazônia, do compositor holandês Jan Van der Roost, e Pinheiros de Roma, de Ottorino Respighi. A regência fica a cargo do maestro titular Antonio Seixas.Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro (800 lugares). Rua Frei Caneca, 525, Estácio, ☎ 2197-0901. Sexta (14), 19h30. Grátis.

Orquestra Sinfônica Brasileira

Na última apresentação do ano, dentro da agenda da série Turmalina, dedicada a estrelas dos teclados, a solista convidada é a jovem pianista do Uzbequistão Tamila Salimdjanova. A instrumentista de 22 anos interpreta Sonata para Piano em Si Bemol Maior N° 7, Op. 83, de Prokofiev, e Concerto para Piano N° 1 em Si Bemol Menor, Op. 23, de Tchaikovsky. Completam o repertório a estreia mundial de Três Quadros de Victor Meireles, de Claudio de Freitas, e Tributo a Portinari, de César Guerra-Peixe, homenagem ao centenário de nascimento do compositor.Theatro Municipal (2 236 lugares). Praça Marechal Floriano, s/nº, Centro, ☎ 2332-9005/9191, ↕ Cinelândia. Sábado (15), 16h. R$ 20,00 (galeria) a R$ 140,00 (balcão nobre). Bilheteria: a partir das 10h (sáb.).

VII Festival Internacional de Sopros

Concebido para celebrar os dezessete anos do consagrado projeto de apresentações gratuitas Música no Museu, o festival oferece 27 concertos gratuitos em diferentes palcos da cidade até o dia 30. Protagonizada por instrumentos como o oboé, o fagote, a clarineta, a gaita e a flauta, a programação traz na sexta (14) Pierre Jatoba Descaves (oboé e corne inglês), Tibor Fittel (acordeão) e Pedro Moita (marimba e pandeiro). Os músicos interpretam obras de Bach, Piazzolla, Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Luiz d’Anunciação e Silvestrini.Centro Cultural Justiça Federal — Teatro (142 lugares). Avenida Rio Branco, 241, Centro, ☎ 3261-2550. Sexta (14), 15h. Grátis. Confira a programação completa em www.musicanomuseu.com.br.

Fonte: VEJA RIO