hora da marmita

Práticas e saudáveis, saladas em potes ganham adeptos

Nutricionista ensina dicas e receitas para você montar (e transportar!) a sua própria refeição 

Por: Luna Vale - Atualizado em

foto salad jar 1
As saladas em potes de vidro são práticas e simples de se fazer (Foto: Divulgação)

Fáceis de preparar, conservar e transportar, as saladas montadas em potes de vidro ganham cada vez mais novos adeptos. Inspirados em costumes da França e dos Estados Unidos a ideia é simples: uma refeição saudável, barata, prática e pronta para ser consumida a qualquer momento. O importante é seguir a ordem dos ingredientes, usar produtos frescos, sempre conservando tudo em geladeira para que não estrague e, principalmente, usar sempre potes de vidro. "O plástico contém substancias tóxicas como o  bisfenol- A e ftalatos, que passam para o alimento devido à variação de temperatura ou dano na embalagem e podem causar distúrbios no sistema endócrino, além de deixar o organismo mais sucetível a alguns tipos de câncer", explica a nutricionista Patricia Davidson.

+ Receitas de saladas fáceis e saborosas para fazer em casa

Mas atenção: não é qualquer ingrediente que pode ser usado. Segundo a nutricionista, alimentos crocantes como batata palha não são recomendados pois podem amolecer. Já os queijos só devem ser incluídos para consumo no mesmo dia e com um transporte correto (em bolsa térmica, para não ficar muito tempo longe da refrigeração) pois podem azedar. Molhos com iogurte também não são indicados em alguns casos, opte por algo mais simples como azeite e mostarda. Se as folhas estiverem bem secas e não houver variação de temperatura (tirar e recolocar na geladeira), o pote pronto pode durar até 3 dias se mantido refrigerado. 

+ Bela Gil é a nova guru da alimentação saudável

Na hora de montar, coloque o molho no fundo do pote para que ele não murche a sua salada. No meio, entram os ingredientes mais densos, primeiro os que podem ficar em contato com o molho como a proteína, grãos em geral e legumes seguido pelos mais leves e crus (que não devem encostar no molho) como  tomate e milho.  Por cima, entram as folhas que podem ser misturadas como agrião, diferentes tipos de alface, brotos e rúcula. Quando a fome bater, a ideia é comer no próprio pote, basta chacoalhar bem para misturar os ingredientes e o molho.

Montagem salada em pote
É importante seguir a ordem dos ingredientes na hora de montar o pote (Foto: Arte VEJA RIO)

Confira abaixo algumas receitas da nutricionista Patricia Davidson:

salad jar2 (1)
O molho deve sempre ir no fundo (Foto: Divulgação)

+ Os benefícios das flores para a alimentação

salad jar3
Os ingredientes mais densos devem ir no meio para evitar contato do molho com as folhas (Foto: Divulgação)

 

salad jar4 (1)
As folhas podem variar, mas devem sempre ir por cima (Foto: Divulgação)

Fonte: VEJA RIO