para fazer em casa

Aprenda como harmonizar queijos e cervejas

Sabores leves conbinam com bebidas mais suaves. Confira as dicas de um especialista no assunto

Por: Luna Vale - Atualizado em

Cerveja e Queijo
Além do vinho: Queijos e cervejas também podem ser um casamento perfeito (Foto: Divulgação)

As cervejas artesanais vêm conquistando cada vez mais espaço entre os cariocas. Com o aumento da oferta de rótulos e de lugares especializados, as bebidas à base de lúpulo se tornaram um grande concorrente dos vinhos durante esse inverno. O que algumas pessoas ainda não sabem, é que as geladas combinam muito bem com variados tipos de queijo. Entre outros motivos, porque o gás (carbonatação) da cerveja ajuda a cortar a gordura do laticínio.

+ Quinze cervejas que combinam com o inverno

+ Receitas diferentes de fondue para fazer em casa

Assim como no mundo dos vinho, há sempre harmonizações mais indicadas por especialistas (o que não impede cada um de descobrir a combinação preferida).  “De uma forma geral, cervejas leves e suaves combinam com queijos do mesmo estilo, enquanto as mais maltadas pedem um laticínio maturado e adocicado. Já as mais amargas harmonizam com os salgados e  gordurosos, e as tostadas, com os queijos azuis”, explica Daniel Martins, sommelier de cervejas e sócio da Queijo com Prosa.

+ Três sugestões para quem busca rótulos de cerveja além dos tradicionais

Para começar, prefira os tipos mais suaves e, indo gradativamente aos mais fortes e tenha sempre água por perto, para ajudar a limpar o paladar. Confira abaixo uma tabela com linhas gerais da harmonização por estilo de queijo e de cerveja. Depois, é só chamar os amigos para a degustação!

Tabela harmonização de queijos e cervejas
Tabela harmonização de queijos e cervejas (Foto: Criação Veja Rio)

 

Fonte: VEJA RIO